Acessibilidade / Reportar erro

Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: estudo bibliométrico de referências

Educational plans for the Library Science Course taught at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: a bibliometric study of references

O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. O objetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dos documentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação, temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudo bibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentos educacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formato predominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros, a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal. A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o português e 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto-conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

biblioteconomia; planos de ensino; bibliometria; análise de referências


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br