Acessibilidade / Reportar erro

Formação contínua de professores do ensino fundamental sob a ótica do desenvolvimento da information literacy, competência indispensável ao acesso à informação e geração do conhecimento

Continuous education of elementary school teachers from the perspective of information literacy development, a competence indispensable to information access and generation of knowledge

Resumos

Área de pesquisa de interesse bastante recente e ainda inexplorada no Brasil, a information literacy, ou seja, a competência no uso da informática, é considerada necessária aos professores do ensino fundamental, posto que relaciona-se à construção de significados a partir da informação, à proficiência investigativa e ao aprendizado independente, assim como ao aprendizado ao longo da vida. Este artigo tem por objetivo contribuir à melhor compreensão dessa matéria, centrando-se na discussão dos aspectos histórico-conceituais pesquisados, necessários à sua teorização, e nas suas possíveis aplicações nas práticas que envolvem a formação contínua dos professores do ensino fundamental, estes, sendo tanto usuários da informação, como geradores de conhecimento.

information literacy; formação de professores; ensino fundamental; gestão da informação e do conhecimento; proficiência em informática


Despite being a research area of quite recent interest and still unexplored in Brazil, information literacy is already regarded as an indispensable competence for primary school teachers, since it is related to the construction of meanings based on information, to investigative proficiency and to independent learning, as well as to life-long learning. The present article intends to contribute to a better understanding of the subject, discussing, not only the researched historical and conceptual aspects necessary for the theorization of this subject, but also its possible applications in the practices involving the continuous education of primary school teachers, who are both, users of information and generators of knowledge.

Information literacy; teacher education; elementary school; knowledge and information management


  • AGUIAR, M.A.S. Gestão da educação e a formação do profissional da educação no Brasil. In: FERREIRA, N.S.; AGUIAR, M.A.S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compro-missos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. p.193-210.
  • ASSMAN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
  • ASSOCIATION FOR COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education: standards, performance, indicators, and outcomes. ACRL Board, January. 2000. Available from: <http://literacyindicatorsala.htm>. Acess: 28 Jul. 2001.
  • ASSOCIATION FOR COLLEGE AND RESEAR LIBRARIES.ACRL best practices initiave characteristics of program of information literacy Available from: <www.ala.org/acrl/nili/bestprac.html>. Acess: 15 Dec. 2003.
  • AZEVEDO, J.B.C. O Projeto de Educação Continuada (PEC) na Universidade Estadual Paulista (UNESP): alguns indicadores avaliatórios. In: BICUDO, M.A.V.; SILVA JÚNIOR, C.A. Formação do educador e avaliação educacional São Paulo: UNESP, 1999. v.2, p.249-263.
  • BAZZO, W.A. Ciência, tecnologia e sociedade. Available from: <http://www.campus.oel.org>. Acess: 10 set. 2001.
  • BELANGER, J. Teacher and research: roles and expectations. Available from: <http://ericae.net/ercdb/ED342751.htm>. Acess: 1 Nov. 2001.
  • BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência científica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHA-RIA DE PRODUÇÃO DA UNESP.7, Bauru, 2001. Anais... Bauru, UNESP, 2001. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html>. Acesso em: 4 abr. 2002.
  • BOFF, L. Prefácio. In: ASSMAN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p.11-12.
  • BRINDLEY, G. Becoming a researcher: teacher--conducted research and professional growth. In: SADTONO, E. (Ed.). Issues in language teacher education. Available from: <http://ercae.net/ericdb/ED370362.htm> Acess: 10 Nov. 2001.
  • COOMBS, B. Crossing the borderline between theory & research and practice: becoming a teacher--researcher. Active Learner, v.4, p.12-16, 1999.
  • DELORS, J. La educación encierra un tesoro Madrid: UNESCO/Santillana, 1996.
  • DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
  • DEMO, P. Educação e qualidade Campinas: Papirus, 1998.
  • DUDZIAK, E.A. Competência em informação: a information literacy e o papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário. Boletim Informativo do CRB-8, v.10, n.2, p.3-10, 2002.
  • FLEURY, M.T.L. Aprendizagem e gestão do conhecimento. In: DUTRA, J.S. (Org.). Gestão por competências São Paulo: Gente, 2001. p.85-96.
  • FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Estratégias empresariais e formação de competências São Paulo: Atlas, 2000.
  • FUEYO, V.; KOORLAND, M. Teacher as researcher: a synonym for professionalism. Journal of Teacher Education, v.48, n.5, p.336-344, 1997.
  • GÓMEZ, A.P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NOVOA, A., (Coord). Os professores e sua formação. Lisboa: D.Quizote, 1992. p.93-114.
  • KUENZER, A.Z. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, n.68, p.175, 1999.
  • LARANJEIRAS, M.I. et al Referências para a formação de professores. In: BICUDO, M.A.V.; SILVA JÚNIOR, C.A. Formação do educador e avaliação educacional São Paulo: UNESP, 1999. v.2, p.17-47.
  • LOERTSCHER, D. The organized investigator (Circular model). Available from: <http://ctap.fcoek.k12.ca.us/ctap/Info.Lit/infolit.html>. Acess: 20 Aug. 2001.
  • MESSINA, G. Investigación en o investigación acerca de la formación docente: un estado del arte en los noventa. Revista Iberoamericana de Educación, v.19, p.145-207, 1999.
  • MIRANDA, G.V. Reflexões sobre a avaliação externa do PEC. In: BICUDO, M.A.V.; SILVA JÚNIOR, C.A. (Org.). Formação do educador e avaliação educacional São Paulo: UNESP, 1999. v.2, p.239-247.
  • PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola Porto Alegre: Artmed, 1999.
  • REIMER, K.; BRUCE, B. Building teacher-researcher collaboration: dilemmas and strategies. Available from: <http://ericae.net/ericdb/ED357331htm> Acess: 10 Nov. 2001.
  • RODRÍGUEZ, J.G.; BERNAL, E.C. Los profesores en contextos de investigación e innovación. Revista Iberoamericana de Educación, v.25, p.121-154, 2001.
  • SANTOS, A.R. Metodologia científica Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
  • SÃO PAULO. Secretaria de Educação. PEC: formação universitária: projeto básico do programa. São Paulo: UNESP, 2001.
  • SENGE, P. A quinta disciplina São Paulo: Best Seller, 1990.
  • SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico 21.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
  • SOCIEDADE da informação no Brasil: livro verde. Brasília: MEC, 2000.
  • VILLARDI, R. Iniciação científica na formação do professor: trilhas em construção. In: CALAZAN, J. (Org.). Iniciação científica: construindo o pensa-mento crítico. São Paulo: Cortez, 1999. p.129-140.
  • ZEICHNIER, K. Concepções de prática reflexiva no ensino e na formação de professores. In: ZEICHNIER, K. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. p.29-52.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2004

Histórico

  • Aceito
    15 Abr 2004
  • Recebido
    18 Fev 2004
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br