Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2005
  • Reflexões sobre a ética e a atuação profissional do Bibliotecário Artigos Originais

    Mischiati, Ana Cristina; Valentim, Marta Lígia Pomim

    Resumo em Português:

    Discute a importância da ética na atuação profissional do bibliotecário, ressaltando a sua atuação perante as mudanças de paradigmas e a sua influência sobre o comportamento profissional nas diferentes unidades de informação e nos diversos contextos sociais, políticos e econômicos. Inclui reflexões sobre a postura profissional do bibliotecário e o seu entendimento quanto à responsabilidade social da profissão.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the importance of ethics in the librarian's professional performance, considering such performance as being confronted with changes of paradigms, while being influential on professional behavior within the various information units and the diverse economic, political, and social contexts. It discusses, also, the librarian's professional posture and understanding regarding the social responsibility in the profession.
  • Teoria do caos e gestão da informação: uma integração na complexidade dos negócios e dos sistemas de informação Artigos Originais

    Cardoso, Luiz Henrique; Pereira, Edmeire Cristina

    Resumo em Português:

    É abordado o planejamento de sistemas de informação, em seu aspecto teórico, sob a ótica da Teoria do Caos e da Complexidade. Descreve as características dos sistemas físicos, a visão da ciência como sistema fechado e a visão da ciência como sistema aberto. Discute ainda a gestão da informação, tanto frente à complexidade dos sistemas de informação, quanto em suas correlações com o mundo dos negócios, enfatizando a necessidade do profissional da informação de estar apto para planejar o seu trabalho diante do cenário complexo dos negócios.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses theoretical aspects of the planning of information systems, under the perspectives of the Chaos Theory and Complexity. It describes the physical systems' characteristics, and the conceptions of Science, either as a closed system or as an open system. This paper also discusses the Management of Information with regard to both, the complexity of information systems, and their correlation with the business world; furthermore, it emphasizes the need for the information professionals to be capable to aptly plan their work, in face of the complex business scenario.
  • Avaliação da qualidade dos serviços prestados nas unidades de informação universitárias Artigos Originais

    Nascimento, Raimundo Benedito do; Trompieri Filho, Nicolino; Barros, Francisca Giovania Freire

    Resumo em Português:

    A avaliação de uma unidade de informação é um instrumento de vital importância para a gestão da qualidade dos serviços oferecidos. Este instrumento pode ser desenvolvido através do estabelecimento de padrões, medidas e indicadores, os quais servirão de guias aos gerentes das unidades informacionais no que se refere à qualidade dos serviços. O presente estudo teve por objetivo avaliar a qualidade dos serviços encontrados e compará-la com o grau de importância dos serviços desejados nas unidades de informação universitárias de Fortaleza. O estudo foi realizado junto a uma amostra de 564 usuários que compareceram às unidades de informação envolvidas, no período de março a novembro de 2003. De um modo geral, observou-se que os usuários desejam uma melhoria na qualidade dos serviços encontrados.

    Resumo em Inglês:

    The assessment of the services offered in an information unit is a fundamental instrument for managing the quality of such services. This instrument may be developed by establishing standards, measurements and other indicators, which will lead the information units' managers or directors, in the maintenance or improvement of their services' quality. The objective of the present study is to assess the quality of services currently offered in the information units of the universities of Fortaleza (State of Ceará, Brazil) and to compare the degree of such quality to that desired by user. The study was carried out with a sample of 564 users who attended the five information units involved, during the period between March and November of the year 2003. In general terms, the results demonstrate that users had expected better quality of services, than that found in the services received in the observed units'.
  • Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta e análise de dados - Parte II Artigos Originais

    Valentim, Marta Lígia Pomim; Alcará, Adriana Rosecler; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Carvalho, Elizabeth Leão de; Garcia, Heliéte Dominguez; Dalmas, José Carlos; Molina, Letícia Gorri; Lenzi, Lívia Aparecida Ferreira; Catarino, Maria Elisabete; Tomaél, Maria Inês

    Resumo em Português:

    Para a realização da pesquisa de campo em inteligência competitiva organizacional, optou-se pela análise de conteúdo para a coleta e análise de dados. Duas técnicas da análise de conteúdo foram utilizadas: a análise léxica e a análise categorial (temas). A análise léxica tem enfoque quantitativo e seuobjetivo é mensurar termos como: substantivos, adjetivos, verbos etc., relacionados ao processo de inteligência competitiva organizacional, encontrados no instrumento de coleta de dados. Nesta pesquisa, a análise categorial, de enfoque qualitativo, tem como objetivo investigar temas relacionados à inteligência competitiva organizacional, encontrados nos discursos dos sujeitos pesquisados.

    Resumo em Inglês:

    To accomplish this field research in organizational competitive intelligence, the researchers opted for the content analysis method, which is designed for data collection and analysis. Two techniques of the content analysis were used: lexical analysis and categories analysis (themes). The lexical analysis has quantitative focus and it searches for terms such as: nouns, adjectives, verbs, etc., related to the organizational competitive intelligence process, found in the instrument of data collection. In this research, the categories analysis has a qualitative focus and its objective is to investigate themes related to the organizational competitive intelligence, found in the speeches of the researched authors.
  • Fontes governamentais de informação para/sobre o trabalho Artigos Originais

    Azevedo, Maria Elizabeth de

    Resumo em Português:

    Nesse estudo contemplamos a informação pública organizada e disseminada pelos governos no campo do trabalho. O texto resgata os conceitos de informação, informação pública, informação governamental e identifica o que pode ser considerado informação para/sobre o trabalho de órgãos nacionais e internacionais. As contribuições da Ciência da Informação mostram-se úteis para auxiliar na importante escolha de um modelo teórico e colocar os desafios da investigação quanto à identificação das fontes, tipologias e das lógicas de organização e disseminação das informações sobre/para o trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the public information organized and disseminated by governments. The text recovers the concepts of information, governmental information and identifies what could be considered information for and about labor. The international and national labor information services will also be appreciated in this study. Contributions of the Information Science will be helpful to uphold the important selection of a theoretical model and promote research challenges as to the identification of sources, grouping and the information for and about labor organization and dissemination logic.
  • Aspectos da cienciometria aplicados a um estudo de caso: área de Letras Artigos Originais

    Favato, Vânia Aparecida Marques; Godinho, Pedro Henrique

    Resumo em Português:

    O presente artigo originou-se do conteúdo desenvolvido na dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na qual procedeu-se a uma análise das citações de referências bibliográficas/bibliografia consultadas, das teses e dissertações nas subáreas de Lingüística e Teoria Literária e Literatura Comparada, produzidas no período de 1999 a 2002, nas faculdades de Letras das seguintes universidades estaduais paulistas: Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras de Assis e Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Estudos da Linguagem. Verificou-se a incidência das citações de documentos em suporte eletrônico, a partir do método cienciométrico. Foram detectados aspectos referentes às características dos documentos citados, tais como livros, artigos de periódicos, eventos científicos, teses e dissertações. Compararam-se quantitativamente as citações de documentos em suporte eletrônico e as citações de documentos impressos, a partir de uma amostra estratificada de 229 teses e dissertações, de um total de 534 trabalhos defendidos nas referidas universidades. Através de entrevistas semi-estruturadas, foram obtidos indicadores de qualidade para as políticas de divulgação de documentos impressos e eletrônicos para as Ciências Humanas, especificamente para a área de Letras. O período examinado na pesquisa foi definido a partir do ano da implantação do Programa de Biblioteca Eletrônica, pela Fundação para Amparo da Pesquisa do Estado de São Paulo, que possibilitou o acesso a periódicos eletrônicos para as universidades públicas paulistas.

    Resumo em Inglês:

    This article originated from a master's dissertation, submitted to the Graduate Program in Sciences of Information at the Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Such dissertation conducted an analysis of citations of bibliographical references/bibliography found in theses and dissertations submitted during the years 1999 to 2002, in the following areas of Letters: Linguistics, Literary Theory, and Comparative Literature. Those theses had been conducted in departments of three state universities in São Paulo state: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras at Universidade de São Paulo, in the state capital; Faculdade de Ciências e Letras at Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, in the city of Assis; and Instituto de Estudos da Linguagem at Universidade Estadual de Campinas, in the county of Campinas. The occurrences of document citations were verified in electronic support, by means of the scientometric method. Aspects related to the characteristics of the documents were registered, such as: books, articles in periodicals, scientific events, theses and dissertations. Citations of documents retrieved by means of electronic media, and citations of printed documents were compared quantitatively. A sample of 229 theses and dissertations was selected, out of a total of 539 works concluded in the above mentioned universities. By means of semi-structured interviews, quality indicators were obtained regarding the dissemination policies for printed and electronic documents in the Humanities, particularly in the area of Letters. The period covered by the research had its starting year defined by the implementation of Program of Electronic Library, by the São Paulo State Foundation for Research Support, which provided the state's public universities with the access to electronic journals.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br