Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2009
  • Inclusão digital e desenvolvimento local Artigos

    Santos, Caroline Queiroz; Cardoso, Ana Maria Pereira

    Resumo em Português:

    O artigo procura analisar a inclusão digital como elemento facilitador para o desenvolvimento local. Seu objetivo é analisar e avaliar os ganhos sociais propiciados pelo acesso à tecnologia da Internet por meio de telecentros comunitários, procurando identificar tendências de desenvolvimento local a partir da ampliação do uso das TICs, em uma região caracterizada por pobreza extrema. Descreve-se a experiência do projeto Cidadão NET, iniciativa governamental realizada no Estado de Minas Gerais, que tem a proposta de auxiliar o desenvolvimento humano por meio do acesso às tecnologias e do envolvimento comunitário.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze and evaluate social gains with the use of information and communication technologies, mainly the internet, in communitarian Telecenters, as a tool for local development. It also tries to identify local development tendencies after the enlargement of TICs practice in a community characterized by extreme poverty The experience of Cidadão.NET Project (Citizen.NET) - a government initiative carried out in Minas Gerais State, Brazil, with the purpose of aiding social development by means of access to information and communication’s technologies and communitarian involvement is described.
  • A formação de professores e a capacitação de bibliotecários com limitação visual por meio da EAD em ambiente virtual de aprendizagem Artigos

    Estabel, Lizandra Brasil; Moro, Eliane Lourdes da Silva; Santarosa, Lucila Maria Costi

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa aborda o uso e a apropriação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) pelas Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) com limitação visual e os processos de interação e de aprendizagem por esses sujeitos em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O cenário desta pesquisa é o AVA TelEduc e as suas ferramentas, bem como as ferramentas de comunicação e de interação externas ao ambiente, como o MsChat e o Skype. Fazem parte deste processo quatro sujeitos com limitação visual (SB, AL, NO e AM), professores e bibliotecários dos cursos PROINESP, da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) e do BIBLIOTEC II, Curso de Extensão em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade, do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (DCI/FABICO), da UFRGS. O problema de pesquisa pretende verificar como ocorre, na formação a distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o processo de apropriação e de interação, no uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação, de professores e de bibliotecários com limitação visual. Dentre os objetivos, destacam-se os de propiciar a formação e a qualificação a distância de professores e bibliotecários com limitação visual, por meio de AVA e avaliar os processos de apropriação, de interação e a inclusão social, digital e profissional. A epistemologia vygotskyana foi a base desta pesquisa e a linha mestra do processo pedagógico. A partir das análises realizadas dos processos de apropriação e de interação dos sujeitos desta pesquisa, pode-se concluir que SB, AL, NO e AM conseguiram apropriar-se das ferramentas e serem mediadores deste processo de apropriação pelos seus alunos e interagiram entre eles (sujeitos), com os colegas, com os formadores e com os alunos por meio do uso das ferramentas, sendo incluídos em um ambiente virtual de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This research approaches the use and the appropriation of ICTs, by PNEEs with visual disability and their interaction and learning processes in an AVA. The background of this research is AVA TelEduc and their tools, as well as the external tools to the environment: MsChat and Skype. Four visual disabled people are part of this process (SB, AL, NO and AM), as well as PROINESP courses teachers and librarians. The research main goal is to verify how the appropriation and interaction process in the use of ICTs happens in long distance educational system AVAs -, among teachers and librarians with visual disability. Among the objectives, stand out to provide long distance graduation and qualification through AVA to teachers and librarians with visual disability, and to evaluate appropriation and interaction processes as well as the social, digital and professional inclusion. The Vygotskyan epistemology was the foundation for this research. Starting from the accomplished analyses of the appropriation and interaction processes of the involved people in this research, it can be settled that SB, AL, NO and AM were able to appropriate themselves of the tools and be mediators of the appropriation process to their students .They also interacted among themselves, among friends, teachers and students by using the tools and by being included in a virtual-learning environment.
  • Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU) Artigos

    Dziekaniak, Cibele Vasconcelos

    Resumo em Português:

    Baseando-se na importância da Biblioteca Universitária para o processo educacional, e tendo a sua excelência administrativa como um dos pressupostos para atender satisfatoriamente às necessidades dos usuários, a autora pretende fornecer subsídios que auxiliem na gestão de Bibliotecas Universitárias, por meio de uma proposta metodológica denominada Sistema de Gestão para Biblioteca Universitária (SGBU). Paralelamente ao desenvolvimento do SGBU, foram conduzidas as implementações em uma Biblioteca Universitária (estudo de caso) com o intuito de validar o modelo de Sistema de Gestão proposto, bem como testar a sua real aplicabilidade. No conjunto de benefícios gerados pelo estudo, está a contribuição para com os bibliotecários administradores, devido ao seu caráter didático, já que se trata de um Sistema de Gestão específico para Bibliotecas Universitárias, o que transpõe a mera aplicação de um sistema pronto, que não preencha a real necessidade de uma Biblioteca Universitária. Conclui-se, portanto, que um Sistema de Gestão para Biblioteca Universitária que compreenda questões institucionais, gerenciais, operacionais, organizacionais, humano-comportamentais e ambientais constitui-se em um efetivo instrumento de suporte à ação administrativa do profissional bibliotecário.

    Resumo em Inglês:

    Focused on the importance of University Library for the educational process, and having its administrative excellence as one of the requisites to answer satisfactorily the users’ necessities, the author intends to provide subsidies to help University Libraries management by pointing a methodological proposition named Management System for University Library (SGBU). Along with the development of SGBU, the implementations were conducted in a University Library (study of case) with the objective to validate the Management System model proposed, as well as to test its real applicability. In the universe of benefits generated by the study, it shows out the contribution for librarian-managers, due to its didactic characteristic, once it is a specific Management System for University Libraries and overpasses the simple application of a done system which doesn’t fit to its real necessity. It leads out to the conclusion that a Management System for University Library, which has institutional, management, operational, organizational, human-behavioral and environmental questions, constitutes itself in an effective support instrument to the administrative action of the librarian.
  • Arquivo e memória: uma relação indissociável Artigos

    Barros, Dirlene Santos; Amélia, Dulce

    Resumo em Português:

    Abordagem do arquivo e da memória como uma relação indissociável na sociedade da informação. Evidencia-se tal relação como imprescindível, visto que o arquivo está impregnado de práticas e sentidos mnemônicos e rememorativos que compõem a identidade de um povo. Enfatiza-se a importância do arquivo como lugar para a realização da pesquisa histórica e para a produção do conhecimento. Criam-se, assim, novas formas de compreender os fenômenos e a maneira como eles se desenvolvem. Essa prática permite o cruzamento harmônico com a Ciência da Informação no que concerne a sua abordagem representacional. Enfoca-se, nesse processo, a relevância das fontes arquivísticas, que, ao serem inseridas no contexto socioeconômico, político e cultural, têm o ser humano como produtor de sentidos.

    Resumo em Inglês:

    Archive and memory approach as an inseparable relation within Information Society. This relation is evidenced as essential, thus the archive is imbued of practice and mnemonic and remindful senses that form the identity of a population. It is emphasized the importance of the archive as a place for achieving historic research and knowledge production; in such case, new ways of understanding the phenomena and the way they develop themselves are created. This practice allows the harmonious intersection with the Information Science concerning its representational approaching. It is focused the importance of the file source, which, when inserted in the social-economic, political and cultural context, points to the human being as a sense producer.
  • A metodologia do marco lógico e a gestão da informação: um estudo de caso para Tunas-PR Artigos

    Pereira, Edmeire Cristina; Conceição, Ronald Jesus da; Nunez, Blas Enrique Caballero

    Resumo em Português:

    Apresenta a Metodologia do Marco Lógico (MML) como uma ferramenta para análise de formulação e avaliação de políticas públicas, de programas e projetos de desenvolvimento sustentável, com vistas ao acesso a financiamentos de projetos por organismos internacionais. São caracterizados o histórico, as bases conceituais da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) e da Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (ASDI), as etapas e a estrutura da MML, bem como suas vantagens e desvantagens. Evidencia que o papel da Gestão da Informação para a MML é muito importante, na medida em que pode colaborar com empreendedores e formuladores de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, no tocante ao levantamento de fontes primárias e secundárias para a tomada de decisões; gestão da propriedade intelectual (como o registro de marcas e o depósito de patentes, por exemplo); transferência de tecnologia e colaboração na criação de sistemas de informações econômico-sociais e ambientais para o desenvolvimento sustentável, principalmente, de municípios de baixo IDH-M.

    Resumo em Inglês:

    It presents the Logical Framework Approach (LFA) as a tool for formulation and evaluation analysis of public policies, programmes and projects for sustainable development, in order to access projects funding through international organizations. The historical, the conceptual basis of the Economic Commission for Latin America and Caribbean (ECLAC) and the Swedish Agency for International Development Cooperation (SADI), the steps and structure of the LFA as well as their advantages and disadvantages are thereby characterized. It evidences the important role of the Information Management for the LFA as it can collaborate with entrepreneurs and formulators of public policies for sustainable development, aiming the survey of primary and secondary sources for decisions taking; intellectual property management (such as the registration of trade marks and patents fillings, e.g.) technology transfer and collaboration in the creation of information systems for economic-social and environmental sustainable development, mainly in low HDI-M municipalities.
  • Clarice Lispector - A hora da estrela: o discurso no panfleto da exposição Artigos

    Romão, Lucília Maria Sousa

    Resumo em Português:

    Este trabalho intenta discutir, à luz da Análise do Discurso francesa, como o conceito de memória e heterogeneidade nos atos de linguagem pode contribuir para uma reflexão sobre os estudos da informação e da documentação. Partindo de recortes do panfleto da exposição sobre Clarice Lispector a hora da estrela, realizada no segundo semestre de 2007 pelo Museu da Língua Portuguesa (Estação da Luz, São Paulo), interpretamos as várias vozes que circulam e sustentam o sujeito e o sentido.

    Resumo em Inglês:

    This work attempts to discuss, in the light of the French Analysis of the Discourse, how the concept of memory and heterogeneity in language actions can contribute to a reflection on information and documentation studies. Starting from cuttings of Clarice Lispector - the hour of the star exhibition pamphlet, accomplished in the second semester of 2007 by the Portuguese Language Museum (Luz train station, São Paulo), we interpreted the several voices that surround and sustain the subject and the sense.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br