Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 2012
  • Cenografia no teatro e nos espaços expositivos: uma abordagem além da representação Artigos

    Rossini, Elcio

    Resumo em Português:

    A cenografia tem um papel importante no contexto contemporâneo dos museus, no entanto, sobre ela, recaem alguns equívocos e preconceitos ligados à ideia ultrapassada que limita cenografia à representação, à simulação e à teatralidade. Atualmente, os museus investem, cada vez mais, em espaços flexíveis que possam ser modificados e adaptados a cada novo projeto curatorial. A cenografia de exposições é um recurso que se constrói no espaço para oferecer ao visitante uma experiência sensível do conteúdo escolhido por meio da cor, dos percursos e das imagens. Este artigo analisa a cenografia em sua dimensão histórica, apresentando um panorama de sua evolução no teatro e sua aplicação contemporânea na Museologia.

    Resumo em Inglês:

    Scenography plays an important role in the contemporary context of museums; however, there are some misconceptions and prejudices concerning the outdated idea that limits scenography to representation, simulation, and theatricality. At present museums increasingly invest in flexible spaces that can be modified and adjusted to any new curatorial project. The scenography of exhibitions is a resource built in a space to offer the visitor a sensitive experience of a chosen content through color, pathways, and images. This article analyzes scenography in its historical dimension presenting a panorama of its development in theater and its contemporary use in Museology.
  • Un modelo y un método para la transformación de la biblioteca escolar en centro de recursos de enseñanza y aprendizaje

    Marzal, Miguel Ángel; Díaz, María José; Calzada, Javier

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este trabajo es presentar un modelo y un método para la transformación de la biblioteca escolar en Centro de Recursos para la Enseñanza y el Aprendizaje que permita avanzar en la cultura bibliotecaria y la integración curricular de la alfabetización informacional en los centros públicos de enseñanza secundaria de la Comunidad de Madrid. Dichos modelo y método se proponen a partir de un estudio de la realidad y expectativas de la comunidad educativa madrileña, para el cual se realizaron encuestas a directores, profesores, responsables de bibliotecas y alumnos de 10 Institutos de Educación Secundaria. Los resultados del estudio sugieren la necesidad de un modelo de Centro de Recursos para la Enseñanza y el Aprendizaje integrado en la actividad escolar a cargo de un bibliotecario escolar cualificado y a tiempo completo, capaz de colaborar con los docentes en el desarrollo del currículo así como con otras bibliotecas. Para su implementación se propone un método de evaluación basado en indicadores relativos a aspectos clave de su actuación, así como una serie de aplicaciones prácticas del Centro de Recursos para la Enseñanza y el Aprendizaje en el ámbito escolar. Se concluye, finalmente, que el Centro de Recursos para la Enseñanza y el Aprendizaje así definido puede contribuir a potenciar la inclusión digital de los escolares.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to present a model and a method with the aim of transforming the school library into a Teaching and Learning Resource Center that will allow advancement in the curricular integration of information literacy within Secondary Education Public Centers of the Comunidad de Madrid, Spain.The said model and method are proposed as a result of a study of the reality and expectations of the local educational community, based on a survey of headmasters, teachers, librarians and students from 10 high schools. The results of the study suggest the need for a Secondary Education Public Centers model that is integrated into the school activity, with a full-time qualified school librarian in charge of it, and able to collaborate with teachers in curriculum development, as well as with other libraries. To implement this model, we propose an evaluation method based on indicators related to key aspects of the Secondary Education Public Centers performance as well as several practical applications in schools. Finally, we conclude that a Secondary Education Public Centers, thus defined, may contribute to foster digital inclusion among students.
  • Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos Artigos

    Weitzel, Simone da Rocha

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as correspondências entre os fundamentos da área hoje denominada de desenvolvimento de coleções e aqueles estabelecidos no século XIX, a fim de reconstruir os principais conceitos, métodos e práticas da área. Propõe um estudo exploratório para viabilizar essa correspondência a partir de oito obras escolhidas de autores europeus do século XIX, a maioria bibliófilos reconhecidos, a saber: Peignot (1823), Namur (1834), Hesse (1841), Rouveyre (1878), Richard (1883), Gräsel (1893), Petzholdt (1894) e Maire (1896). Essas obras serão analisadas a partir de três categorias contemporâneas da área: desenvolvimento de coleções, seleção e aquisição, por meio do método de revisão de literatura. Conclui-se, por fim, que o fenômeno da explosão da informação afeta o processo de desenvolvimento de coleções como um todo desde o século XVIII. Os autores do século XIX selecionados para o estudo apresentaram várias soluções - as quais fortaleceram o que hoje é denominado de abordagem baseada no acesso à informação - para lidar com a complexidade gerada pelo fenômeno da explosão da informação.

    Resumo em Inglês:

    This study presents the results of a research with the aim of identifying the correspondence between the foundations of the area now known as collection development and those established in the nineteenth century, in order to rebuild the main concepts, methods and practices in the area. To make this match feasible, an exploratory study as proposed, of eight selected works of Nineteenth-Century European authors, the majority of them being recognized bibliophiles, namely: Peignot (1823), Namur (1834), Hesse (1841), Rouveyre (1878), Richard (1883), Gräsel (1893), Petzholdt (1894) and Maire (1896). The works of the Nineteenth Century from three contemporary categories of the area were analyzed: collection development, selection and acquisition, through a literature review research method. It was concluded that the phenomenon of information explosion has affected the process of collection development as a whole, since the Eighteenth Century. The Nineteenth-Century authors selected for this study provided several solutions to deal with the complexity of the phenomenon of information explosion, in which strengthened what that nowadays is called the approach based on access to information.
  • Mapeamento de competências: ferramenta para a comunicação e a divulgação científica Artigos

    Torres, Adriana Aparecida Lemos; Ziviani, Fabrício; Silva, Sandro Marcio da

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade do modelo de mapeamento de competências a partir da implementação de um catálogo de especialistas ou guia de fontes para divulgação, compartilhamento de conhecimentos e ampliação da visibilidade da universidade. A pesquisa quantitativa de natureza descritiva foi desenvolvida na Diretoria de Divulgação e Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Para coleta de dados, foram utilizados questionários distribuídos para 71 servidores e contratados, com retorno de 60 respondentes. Os resultados apontam que o mapeamento de competências poderá ser uma ferramenta de comunicação ao servir para consulta do setor de comunicação institucional, bem como de seus diversos públicos, como a comunidade acadêmica, a imprensa e a sociedade. Pode ainda ser considerado como instrumento de divulgação científica, por facilitar o acesso aos pesquisadores, aqueles que constroem o conhecimento e, ao mesmo tempo, estão entre os responsáveis pela popularização da ciência. A partir da identificação e do apontamento dos seus especialistas e de suas competências, o mapeamento de competências permite também o compartilhamento do conhecimento, a disponibilização das experiências, o intercâmbio de saberes e a construção de redes de colaboração entre especialistas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to analyze the feasibility of the model of competence mapping by implementation of a catalogue or expert guide to sources for dissemination, knowledge sharing and increasing the visibility of the university. This research of a quantitative, descriptive nature, was developed by the Directorate of Advertising and Media Board of Universidade Federal de Minas Gerais. For data collection questionnaires were used, being distributed to 71 servers and workers, with 60 completed and returned. The results show that the mapping of skills can be a communication tool that serves to consult the corporate communication agency, and its various stakeholders such as academic community, media and society. It may also be considered a means of disseminating scientific topics, by facilitating access to researchers, those who construct knowledge and simultaneously contribute to the popularization of science. By identifying and pointing out the specialists and their skills, competence mapping also allows knowledge to be shared, experience to be made available, interchange of skills and building of a network of cooperation among experts.
  • Sistemas memoriais como disseminadores de informação Artigos

    Gouveia Júnior, Mário; Galindo, Marcos

    Resumo em Português:

    Propõe-se, neste artigo, uma revisão da literatura cara à Ciência da Informação sobre as noções de sistema anotadas por Bertalanffy e por Luhmann, como forma de respaldar o entendimento sobre a articulação necessária entre instituições de memória como sistemas memoriais destinados à disseminação de informação. O objetivo deste trabalho, portanto, é contemplar, por meio da análise de conteúdo, aquilo que os teóricos aqui evocados têm considerado, nos últimos anos, acerca das possibilidades conferidas pelas instituições de memória no sentido de, graças a uma atuação em conjunto, tornarem-se sistemas memoriais. Como resultados alcançados a partir das presentes discussões, considera-se que a noção de sistema aplicada às instituições memoriais, pensadas como Unidades de Informação, contribui para integrar tais lugares de memória em torno do bem comum, do desenvolvimento social, possibilitado pelo acesso à informação e às responsabilidades coletivas de nos apresentarmos como bons ancestrais. O procedimento metodológico aplicado foi o da análise de conteúdo.

    Resumo em Inglês:

    We proposed a review of the literature on Information Science about the notions of system noted by Bertalanffy and by Luhmann, as way of supporting our understanding about the articulation required between memory institutions and memory systems for the dissemination of information. The objective of this work, therefore was to contemplate, by means of content analysis that which the theorists mentioned here have in recent years, considered about the possibilities offered by the memory institutions in the sense that by acting together, they become memorial systems. As results found from our discussions, we consider the notion of memorial system applied to the memory institutions, thought of as Units of Information, have contributed in the sense of integrating these places of memory around the common good, for social development, making it possible, by means of access to information and collective responsibilities to present ourselves as good ancestors. The methodological procedure used was content analysis.
  • Contribuição ao campo de usuários da informação: em busca dos paradoxos das práticas informacionais Artigos

    Pinto, Flávia Virgínia Melo; Araújo, Carlos Alberto Ávila

    Resumo em Português:

    Pretende-se debater as concepções teórico-metodológicas dos estudos de usuários da informação, criticamente, considerando a historicidade, a totalidade e as contradições da sociedade capitalista como constituidoras das práticas infor-macionais dos sujeitos. As atuais abordagens de estudos de usuários da informação, tradicionais e alternativas, mostram-se limitadas por não abarcarem a complexidade dos aspectos que formam os sujeitos e a sua constituição social. Des-consideram a dimensão histórico-social da ação humana, focando somente a ação individual. Entende-se que, para com-preender as práticas informacionais dos sujeitos, é necessário situá-las historicamente, considerando-se que a subjetividade não está descolada da estrutura social. Para a construção de um método ou de uma forma de olhar crítica, sugere-se a adoção de categorias de análise desenvolvidas por Pierre Bourdieu. Apresentam-se as categorias habitus, campo social e capital simbólico para tentar compreender as práticas informacionais construídas no cruzamento entre as relações sociais baseadas na exploração de uma classe sobre outra (e de dominação de um grupo sobre outro) e compreender também a percepção subjetiva dos indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    The article critically discusses the theoretical and methodological concepts of the studies of information users, considering the historicality, totality and the contradictions of capitalist society as constitutors of the informational practices of users. The current traditional and alternative approaches to information users have been shown to be limited, because they do not cover the complexity of the aspects that shape the users and their social constitution. These theories disregard the historical-social dimension of human action, focusing only on the individual action. One understands that to comprehend the informational practices of subjects, it is necessary to put them into historical perspective, considering that subjectivity is not separated from the social structure. In order to build a method or a critical point of view, the adoption of the categories of analysis developed by Pierre Bourdieu is suggested. The categories habitus, social field and capital are presented in an attempt to understand the informational practices built at the cross-roads between social relationships based on exploitation of one class by another (and the domination of one group by another) and the subjective perceptions of individuals.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br