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Transinformação, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2013
  • As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam Artigos Originais

    Santini, Rose Marie

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é analisar a construção colaborativa de sistemas de classificação no campo da música popular e discutir de que forma podem diferir daqueles enunciados e orientados pela indústria da música até então. Portanto, comparou-se a classificação colaborativa da música popular que emerge na Internet com aquela utilizada pela Indústria Fonográfica, a partir de dados coletados em dois websites: Last.fm e AllMusic. A partir dessa comparação, verificou-se as diferenças existentes entre os critérios de classificação utilizados pelos usuários e os princípios comerciais de classificação encontrados nos catálogos das gravadoras e editores musicais. Os resultados encontrados apontam para uma discrepância entre os critérios utilizados pela Indústria para classificar artistas pertencentes a um mesmo gênero musical e/ou segmento de mercado e aqueles associados pelos usuários e realmente percebidos, apreciados e consumidos por um mesmo público.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the paper was to analyze the collaborative development of classification systems in the field of popular music and discuss how they may differ from those established and guided by the music industry so far. Therefore, we compare the collaborative classification of music that emerges on the Internet with that used by the Phonographic Industry based on the data collected at two websites: Last.fm and AllMusic. Through this comparison we found differences between the classification criteria used by users and the commercial principles of classification found in the catalogues of record labels and music publishers. The results indicate a discrepancy between the criteria used by the industry to classify artists who belong to the same musical genre and/or market segment, and those associated by the users and actually perceived, appreciated and consumed by this public.
  • Agricultura familiar e as teses de doutorado no Brasil Artigos Originais

    Röder, Elisângela dos Santos Faustino; Silva, Edna Lucia da

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta o mapeamento da produção científica em teses de doutorado sobre agricultura familiar produzidas no período de 2000 a 2009 nos programas de pós-graduação no Brasil. No Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, foram encontradas 153 teses que possuíam como foco principal de abordagem a agricultura familiar. Os resultados das análises realizadas mostram que: a) o desenvolvimento de teses na temática teve crescimento gradual a partir de 2000, atingindo, no ano de 2009, 33 defesas; b) destacam-se como produtoras dessas teses as instituições localizadas nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil; c) nessas 153 teses, foram identificadas 122 teses que tratavam de temas relacionados mais diretamente ao desenvolvimento rural e 21 à produção rural propriamente dita; e 10 teses, por serem abordagens únicas, foram agrupadas em uma categoria denominada outros; d) sobressaíram as abordagens a respeito das ações, das políticas e dos atores voltadas para o desenvolvimento rural, abrangendo 73 teses, nas quais estão incluídos trabalhos que trataram de ações educativas (16 teses); políticas públicas (13 teses), gestão (10 teses), assentamentos (7 teses), associativismo (7 teses), enfoques direcionados a atores específicos (6 teses), trabalho (6 teses), pluriatividade (5 teses) e legislação (3 teses). Conclui-se que o mapeamento realizado possibilitou inventariar a produção realizada no período analisado e mostrar indícios de que as abordagens são influenciadas pelo meio e pelo contexto, visto que os estados com maior número de produção em teses sobre a temática agricultura familiar são os que apresentam a atividade desse segmento da economia mais estruturada e desenvolvida.

    Resumo em Inglês:

    This article presents collected data from doctoral thesis about familiar agriculture defended at Brazilian graduate programs recognized from 2000 to 2009. The bank of thesis and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel was used to collect data. The corpus was composed of 153 doctoral theses whose main focus was on familiar agriculture. The results indicated that: a) the number of doctoral dissertations about familiar agriculture increased after 2000, totaling 33 doctoral theses in 2009; b) the universities where the doctoral defenses occurred were mainly located in the Southern and Southeast regions of Brazil; c) 122 theses discussed rural development, 21 discussed rural production and the remaining ones discussed other specific topics; d) among the 73 dissertations that discussed rural development, 16 were related to education, 13 to public policies, 10 to management, 7 to settlement, 7 to rural associativism, 6 were devoted to specific interested parties, 6 discussed work, 5 pluriactivity, and 3 legislation. It may be concluded that the mapping enabled the collection of studies within the period analyzed and it showed evidence that these approaches are influenced by environment and context, since the states with a greater number of theses on familiar agriculture are those that have more economically structured and developed agricultural activities.
  • La necesidad de definir un modelo de alfabetización en información para el Plan Ceibal

    Ceretta, María Gladys; Picco, Paola

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo presentan los resultados preliminares de una investigación en curso que se viene realizando en el marco del Programa de Desarrollo Académico de la Información y la Comunicación de la Universidad de la República. La misma toma como objeto de estudio el Plan Ceibal, política pública de inclusión digital que está implementando el gobierno uruguayo. Dicho Plan ha otorgado un computador personal a cada niño de Escuelas Públicas a nivel nacional. La investigación pretende contribuir con dicho Plan, a través de la formulación de pautas para un Modelo de Alfabetización en Información que permita a los niños obtener las competencias necesarias para ser usuarios de la información críticos y responsables. Se mencionan las técnicas metodológicas utilizadas y se brinda la interpretación de los primeros resultados obtenidos. Se concluye que el Plan Ceibal no ha contemplado un modelo de alfabetización en información. Se reafirma la necesidad de contar con dicho modelo y se hace referencia a los componentes que deberían ser considerados por el mismo. Se aspira a generar un modelo integral de alfabetización en información para el Plan Ceibal que pueda ser extrapolado a otras áreas educativas del País.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the preliminary results of a research that is being carried our Program for Scholar Development of Information and Communication of Universidad de la República. The research focused on the Ceibal Program, a public policy for digital inclusion of Uruguayan children, implemented by the Uruguayan government. Through this program, every Uruguayan child attending public schools receives a laptop (one laptop per child program). The aim of our study was to develop guidelines for a Literacy Information Program that enables children to have the necessary competencies to be critical and responsible information users. It addressed the methodology used to develop the guidelines and discuss the preliminary results. It concluded that the Ceibal Program does not include a program for information literacy. It reaffirm the need for an information literacy program and point out the components that should be included in it. The aim is to create a comprehensive model for information literacy for the Ceibal Program that could be used by other educational areas in the country.
  • Metodologia para avaliação do nível de usabilidade de bibliotecas digitais: um estudo na Biblioteca Virtual de Saúde Artigos Originais

    Lima, Izabel França de; Oliveira, Henry Pôncio Cruz de; Santana, Sérgio Rodrigues de

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda aspectos relativos à aplicação de metodologia para avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais, para isso, adota-se uma metodologia que trata da sistematização de um instrumento de avaliação de usabilidade de bibliotecas digitais. O objetivo é investigar o nível de usabilidade da Biblioteca Virtual em Saúde, aplicando uma metodologia que mensura eficácia, eficiência e satisfação dos usuários ao usarem a biblioteca digital. Metodologicamente, caracteriza-se como um teste formal de usabilidade. O teste foi composto por uma lista de dez tarefas a serem realizadas com uma escala de Likert para conhecer a satisfação dos usuários, utilizando-se para isso o site da Biblioteca Virtual em Saúde. Adotou-se uma abordagem quantitativa, baseada na estatística descritiva, para análise dos resultados. O teste foi aplicado entre os dias 5 e 21 de dezembro de 2011, no laboratório de informática do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados do teste de usabilidade possibilitam mensurar o nível de usabilidade da Biblioteca Virtual em Saúde, avaliada como uma biblioteca que apresenta um ótimo nível de usabilidade.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper was to discuss aspects of applying a methodology to evaluate usability in digital libraries. A methodology that deals with the systematization of a usability assessment tool for digital libraries was used. The aim was to investigate the level of usability of the Virtual Health Library, applying a method that measures effectiveness, efficiency and users' satisfaction when using the digital library. Methodologically, it is characterized as a formal test of usability. This test consisted of a list of ten tasks to be performed while using the website of the Virtual Health Library and the Likert scale was used to assess users' satisfaction. A quantitative approach based on descriptive statistics was adopted to analyze the results. The test was applied between December 5 and December 21, 2011, at the computer lab of the Health Sciences Center of the Universidade Federal da Paraíba. The results of the usability test enabled us to measure the level of usability of the Virtual Health Library, which is considered to provide a high level of usability.
  • Linguagens documentárias e sistemas de organização do conhecimento no contexto da web semântica Communication

    Lara, Marilda Lopes Ginez de

    Resumo em Português:

    Pretende-se discutir neste artigo a necessidade de formalização das linguagens documentárias como condição para seu funcionamento na Web semântica. Com base em revisão bibliográfica, apresenta-se a iniciativa do Linked Open Data como condição inicial para a operacionalização do projeto e, de forma associada, o movimento do Linked Open Vocabularies, voltado à promoção da interoperabilidade entre vocabulários. Destaca-se o formato Simple Knowledge Organization Systems analisando suas características principais e apresenta-se a nova norma ISO 25964-1/2:2011/2012 - Thesauri and interoperability with other vocabularies, que revê as anteriores acrescentando requisitos para a interoperabilidade e o mapeamento de vocabulários. Pontua-se problemas conceituais a serem enfrentados na formalização dos vocabulários e conclui-se pela necessidade de investir criticamente em sua operacionalização, sugerindo alternativas para aproveitar o mapeamento de vocabulários.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to discuss the need for formal documentary languages as a condition for it to function in the Semantic Web. Based on a bibliographic review, Linked Open Data is presented as an initial condition for the operationalization of the Semantic Web, similar to the movement of Linked Open Vocabularies that aimed to promote interoperability among vocabularies. We highlight the Simple Knowledge Organization System format by analyzing its main characteristics and presenting the new standard ISO 25964-1/2:2011/2012 -Thesauri and interoperability with other vocabularies, that revises previous recommendations, adding requirements for the interoperability and mapping of vocabularies. We discuss conceptual problems in the formalization of vocabularies and the need to invest critically in its operationalization, suggesting alternatives to harness the mapping of vocabularies.
  • A informação social Essay

    Campos, Luiz Fernando de Barros

    Resumo em Português:

    O artigo, baseado na obra de Erving Goffman, apresenta uma noção de informação social que se centra na informação transmitida pelo sujeito de modo multimodal, envolvendo a linguagem e o corpo em situações de copresença em que ocorre interação face a face, com reflexos na formação intersubjetiva do self. São destacados seis estatutos do conceito que aparecem interligados: informação material, informação expressiva, informação ritualizada, metainformação, informação estratégica e exibições informacionais. Argumenta-se que a criação de tal objeto empírico para o campo da Ciência da Informação tende a dirimir a tensão entre aspectos materiais, cognitivos e pragmáticos, constituindo um exemplo de integração necessária entre eles. Mencionam-se criticamente alguns pontos vulneráveis da teoria apresentada, sugerindo-se que a ideia de exibição informacional possa constituir uma plataforma para abordar a questão da ordem interacional em suas relações com a ordem institucional e social e, consequentemente, para reavaliar o escopo da noção de informação social analisada.

    Resumo em Inglês:

    Based on Erving Goffman's work, the article aims to discuss a definition of information centered on the type conveyed by individuals in a multimodal way, encompassing language and body in situations of co-presence, where face-to-face interaction occurs, and influencing inter-subjective formation of the self. Six types of information are highlighted: material information, expressive information, ritualized information, meta-information, strategic information, and information displays. It is argued that the construction of this empirical object tends to dissolve the tension among material, cognitive and pragmatic aspects, constituting an example of the necessary integration among them. Some vulnerable characteristics of the theory are critically mentioned and it is suggested that the concept of information displays could provide a platform to approach the question of the interaction order in its relations with the institutional and social orders, and consequently, to reassess the scope of the notion of social information analyzed.
  • Gestão de documentos: bases para a aprendizagem e inovação organizacional Review

    Cunha, Francisco José Aragão Pedroza; Ribeiro, Núbia Moura; Pereira, Hernane Borges de Barros

    Resumo em Português:

    Entender as (trans)formações das organizações à luz dos processos de aprendizagem organizacional vinculados aos do registro do conhecimento é recomendável para a promoção de inovações. O objetivo deste manuscrito é revisar aportes conceituais multirreferenciais sobre a aprendizagem organizacional e a gestão de documentos e destacar a importância dos registros do conhecimento como uma das técnicas de gerenciamento avançado para o desenvolvimento e o alcance de inovações. Para isso, utilizou-se uma revisão de literatura de caráter exploratório e multidisciplinar. Conclui-se que a identificação e aplicação de modelos de gestão para representar o conhecimento é um desafio para organizações que visam promover condições de criação e uso do conhecimento, transformando-o em inovações organizacionais. As organizações podem confirmar ou criar espaços e ambientes de trocas local, regional, nacional ou global com a finalidade estratégica de gerar e compartilhar conhecimentos desde que saibam utilizar mecanismos de gestão de documentos.

    Resumo em Inglês:

    The understanding of (trans)formations related to organizational learning processes and knowledge recording can promote innovation. The objective of this study was to review the conceptual contributions of several studies regarding Organizational Learning and Records Management and to highlight the importance of knowledge records as an advanced management technique for the development and attainment of innovation. To accomplish this goal, an exploratory and multidisciplinary literature review was conducted. The results indicated that the identification and application of management models to represent knowledge is a challenge for organizations aiming to promote conditions for the creation and use of knowledge in order to transform it into organizational innovation. Organizations can create spaces and environments for local, regional, national, and global exchange with the strategic goal of generating and sharing knowledge, provided they know how to utilize Records Management mechanisms.
  • Rumos da produção científica em gestão do conhecimento sob a ótica de seus relacionamentos com a gestão da inovação, da informação e da tecnologia Review

    Madeira, Ligia Maria Moura; Vick, Thais Elaine; Nagano, Marcelo Seido

    Resumo em Português:

    Dada a criação de novos periódicos como forma de suprir lacunas e ampliar estudos no campo da Gestão do Conhecimento, bem como o impacto que esta vem criando há duas décadas como ferramenta de vantagem competitiva, o escopo do trabalho reside em apontar tendências e discutir como se encontra a produção acadêmica em Gestão do Conhecimento. Como foco de discussão, analisa-se a Gestão do Conhecimento a partir de seus relacionamentos com a Gestão da Inovação, Gestão da Tecnologia e com a Gestão da Informação. Tomando como fonte documental para um mapeamento da produção acadêmica, foram selecionados 10 periódicos internacionais no período que compreende os anos de 2006 a 2012, com uma amostra inicial de 2.900 artigos. Fundamentando-se na busca sistemática, objetivou-se identificar quais relacionamentos campeiam com maior ênfase nos periódicos escolhidos. Por meio da análise dos relacionamentos pelas publicações no decorrer dos anos, constatou-se que o relacionamento entre a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Tecnologia aparece em maior número em todos os anos de publicações. Percebeu-se ainda que o relacionamento entre Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação diminuiu significativamente nos últimos anos. Em contrapartida, houve um crescimento de trabalhos que envolvem a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Inovação.

    Resumo em Inglês:

    Given the establishment of new journals as a way to fill in gaps and further studies in the area of Knowledge Management and the impact Knowledge Management has had for two decades as a tool for competitive advantage, the aim of the study was to point out tendencies and discuss academic production in Knowledge Management over the years. As the focus of discussion, the article analyzes the relationship of Knowledge Management between Innovation Management, Technology Management and Information Management. The source material for mapping academic output was ten international journals, which were selected from 2006 to 2012, obtaining an initial sample of 2,900 papers. The systematic search was conducted to identify which relationships are more predominant in the journals selected. Through the analysis of relationships in publications within the time interval established, it was found that the relationship between Knowledge Management and Technology Management appears much more frequently in all publications over the years. The relationship between Knowledge Management and Technology Management decreased significantly in recent years. In contrast, there was an increase in papers discussing Knowledge Management and Innovation Management.
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