Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 30, Número: 2, Publicado: 2018
  • A mídia na Ciência da Informação Original Articles

    PEREIRA, César Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo As transformações no campo midiático, impulsionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, advindas de procedimentos técnicos e de linguagem, possibilitaram o aumento do fluxo de informação bem como sua visibilidade e circulação na sociedade. Fundamentalmente, a ocupação do campo midiático nas sociedades contemporâneas tornou-se estratégica. Apesar disso, permanece pouco conhecida a relação do campo da Ciência da Informação com a temática. Assim, este artigo busca compreender as bases teóricas e empíricas dos estudos sobre mídia na Ciência da Informação. De maneira específica, procurou-se identificar os comportamentos temporal e temático dos estudos sobre mídia na Ciência da Informação. Constitui-se em estudo bibliométrico e cientométrico de caráter exploratório com abordagem quali-quantitativa. O universo da pesquisa é composto pela produção científica sobre mídia, presente nos artigos da área indexados na Web of Science. Para a compreensão dos objetos dos estudos identificados, utilizou-se análise de conteúdo. Os resultados permitem traçar o perfil do comportamento temporal e temático dos estudos desenvolvidos, situando o período de publicação, as respectivas áreas de conhecimento correlacionadas à Ciência da Informação e os assuntos de maior ocorrência. Dada a complexidade que a temática requer, vislumbra-se maior aprofundamento epistemológico e pragmático para futuras produções.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The transformations in the field of media, driven by Information and Communication Technology, deriving from technical procedures and language, have facilitated an increase in the flow of information, as well as its visibility and circulation in society. Most importantly, the media have become strategic in contemporary societies. In spite of this, the relation between the field of Information Science and the subject remains little known. Thus, this article seeks to understand the theoretical and empirical foundations of media studies in Information Science. In particular, our focus was to identify the temporal and thematic behaviors of studies concerning the media in Information Science. It is an exploratory study of the bibliometrics and scientometrics with a quali-quantitative approach. The research universe was composed of scientific production on media in articles related to the area indexed in the Web of Science. Content analysis was used to understand the objects of the studies identified. The results enabled us to map the profile of the temporal and thematic behavior of the studies, locate the period of publication, areas of knowledge with production that are related to Information Science, and the most frequent issues addressed. Given the complexity of the topic, a more profound epistemological and pragmatic approach is envisioned for future production.
  • Validación del Índice de Calidad Formal como modelo para la evaluación de websites: el caso de la e-Administración local portuguesa Original Articles

    PIÑEIRO-NAVAL, Valeriano; MANGANA, Rafael; SERRA, Paulo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se presentan los resultados derivados de un análisis de contenido aplicado a los websites de los 308 municipios que componen Portugal. Pese a la denominación del método utilizado (que, eventualmente, podría dar lugar a confusión), el estudio se ha centrado, exclusivamente, en los parámetros formales de la comunicación online; es decir: en la apariencia audiovisual, la arquitectura de la información, la usabilidad, la accesibilidad y los rasgos de la Web 2.0 presentes en las sedes de la muestra. Asimismo, y como principal estrategia para el procesamiento de los datos, se creó un Índice de Calidad Formal a partir de la computación de determinados ítems del libro de códigos; procedimiento adaptado de una investigación previa y que es replicado, satisfactoriamente, en el presente estudio. Este indicador fue empleado para efectuar comparaciones interregionales, que evidenciaron diferencias estadísticamente significativas, y también fue correlacionado con factores como la población, el presupuesto, el poder adquisitivo o el desarrollo tecnológico de los municipios; todos ellos predictores del estado formal de la e-Administración local lusa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The results derived from a content analysis applied to websites from 308 municipalities in Portugal are discussed. Despite the name of the method (which could possibly lead to confusion), the study has exclusively focused on the formal parameters of online communication; that is, audiovisual appearance, information architecture, usability, accessibility, and features of Web 2.0 present in the websites of the sample. As the main strategy for data processing, a Formal Quality Index was created from the computation of certain items in the codebook; a procedure adapted from previous research was satisfactorily replicated in the present study. This indicator was used to make interregional comparisons, which showed statistically significant differences, and it was also correlated with factors such as population, budget, purchasing power, or technological development of municipalities; all these were predictors of the formal status of the local Portuguese e-Administration.
  • Avaliação estatística do desempenho em pesquisa de jovens estudantes universitários: estudo de caso Original Articles

    PRAUS, Petr

    Resumo em Português:

    Resumo O desempenho da pesquisa de um pequeno grupo de 49 jovens, estudantes de doutoramento, pesquisadores júniores e de pós--doutorado, que atuam em diferentes campos técnicos e científicos, foi avaliado com base em 11 tipos de resultados de pesquisa. Os estudantes desenvolvem o seu trabalho de pesquisa numa universidade técnica nos campos de Engenharia Civil, Ecologia, Economia, Informática, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Segurança. Uma avaliação estatística dos resultados da pesquisa foi realizada por análise de componentes principais, e seus resultados foram comparados com a análise de fatores e agrupamentos. As métricas da produtividade da pesquisa que descrevem os tipos de resultados de pesquisa incluíram o número de artigos, livros e capítulos de livro publicados, o número de patentes, modelos de utilidade e amostras de função e o número de projetos de pesquisa conduzidos. As métricas de impacto da citação incluíram o número de citações e o índice-h. A partir dessas métricas – variáveis –, a análise de componentes principais extraiu quatro principais componentes. O primeiro componente principal caracterizou as publicações citadas em jornais indexados pela Web of Science. O segundo componente principal representou os resultados da pesquisa aplicada, e o terceiro e o quarto componentes principais representaram outros tipos de publicações. Os resultados das análises de componentes principais foram comparados com o método hierárquico de análise de clusters de Ward. Os gráficos de dispersão de análises de componentes principais e as distâncias de Mahalanobis, calculadas a partir das quatro pontuações de Componentes Principais, permitiram avaliar estatisticamente o desempenho da pesquisa individual dos estudantes. Usando a análise de variância, nenhuma influência do campo de pesquisa no desempenho geral da pesquisa foi encontrada. Ao contrário da análise estatística das métricas de pesquisa individuais, esta abordagem baseada em análise de componentes principais pode fornecer uma visão complexa dos sistemas de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research performance of a small group of 49 young scholars, such as doctoral students, postdoctoral and junior researchers, working in different technical and scientific fields, was evaluated based on 11 types of research outputs. The scholars worked at a technical university in the fields of Civil Engineering, Ecology, Economics, Informatics, Materials Engineering, Mechanical Engineering, and Safety Engineering. Principal Component Analysis was used to statistically analyze the research outputs and its results were compared with factor and cluster analysis. The metrics of research productivity describing the types of research outputs included the number of papers, books and chapters published in books, the number of patents, utility models and function samples, and the number of research projects conducted. The metrics of citation impact included the number of citations and h-index. From these metrics – the variables – the principal component analysis extracted 4 main principal components. The 1st principal component characterized the cited publications in high-impact journals indexed by the Web of Science. The 2nd principal component represented the outputs of applied research and the 3rd and 4th principal components represented other kinds of publications. The results of the principal component analysis were compared with the hierarchical clustering using Ward’s method. The scatter plots of the principal component analysis and the Mahalanobis distances were calculated from the 4 main principal component scores, which allowed us to statistically evaluate the research performance of individual scholars. Using variance analysis, no influence of the field of research on the overall research performance was found. Unlike the statistical analysis of individual research metrics, the approach based on the principal component analysis can provide a complex view of the research systems.
  • Avaliação de critérios para seleção de sintagmas nominais com valor para a recuperação da informação Original Articles

    NASCIMENTO, Gustavo Diniz do; CORREA, Renato Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo avalia critérios para seleção de sintagmas nominais mais representativos do conteúdo de documentos jurídicos em língua portuguesa. A metodologia da pesquisa consistiu em revisão de literatura brasileira e experimento. No experimento foram aplicados dez critérios de seleção aos sintagmas nominais extraídos de um conjunto de resumos de teses e dissertações. Os critérios foram avaliados quanto à eficácia na seleção de sintagmas nominais relevantes para a recuperação da informação. Por meio do experimento, foram identificados como mais eficazes os critérios de eliminação de sintagmas nominais considerados stopwords ou contendo pronomes no núcleo, e os critérios de seleção por posição de ocorrência, nível do sintagma nominal, inverso da frequência nos documentos e frequência de ocorrência em um documento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study assesses the criteria for selecting the most representative noun phrases from documents written in Portuguese in the field of law. The research methods were literature review and an experiment. In the experiment, ten selection criteria were applied to noun phrases extracted from a set of abstracts of theses and dissertations. The effectiveness of the criteria was assessed regarding the selection of noun phrases relevant for information retrieval. Through the experiment, the most effective criteria identified were removal of noun phrases with stopwords value or noun phrases containing pronouns, the selection criteria of noun phrases based on position of occurrence, level of the noun phrase, inverse document frequency, and document occurrence frequency.
  • Recuperação de informação em dados ligados: um modelo baseado em mapas conceituais e análise de redes complexas Original Articles

    CRISTOVÃO, Henrique Monteiro; FERNANDES, Jorge Henrique Cabral

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta um modelo para recuperação de informação em dados abertos ligados, usando métodos e operações de redes complexas para classificação e seleção de informações, bem como mapas conceituais para apresentação das informações recuperadas ao usuário. O modelo evidencia os relacionamentos entre os termos de consulta que representam uma necessidade informacional e os apresenta enquanto mapas conceituais. A hipótese subjacente é que o relacionamento do usuário com a informação recuperada ocorre à luz da equação fundamental da Ciência da Informação de Brookes, em que a estrutura cognitiva do cognoscente é uma rede complexa que é modulada pela informação recuperada, a qual, por sua vez, é derivada de uma rede complexa. A rede complexa final é mapeada em um mapa conceitual resultante aprimorado com heurísticas. Com características qualitativas e o emprego de abordagem exploratória, a pesquisa realizou primeiramente um teste piloto de recuperação da informação, que permitiu aferir os algoritmos empregados no ranqueamento e seleção nas redes de informação intermediárias, servindo de base para implementação de um protótipo. O protótipo empregou uma base de conhecimento de dados abertos ligados (linked open data), derivada da DBpedia, sobre a qual foram realizadas operações de análise de redes complexas, apresentando revocação e precisão relevantes, perante uma validação aplicada a um grupo de 17 usuários. Os resultados são promissores quanto ao uso de operações de redes complexas e mapas conceituais na recuperação de informação, especialmente em dados ligados. Como continuidade da pesquisa, observou-se demanda por ações mais interativas e pela realização de experimentos em outras bases de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a model for information retrieval in linked open data using methods and complex network operations for ranking and selecting information, and concept maps for presenting the retrieved information to the user. The model shows the relationships between query terms that represent an informational need and presents them as concept maps. The underlying hypothesis is that the user’s relationship to the retrieved information occurs in the light of Brookes’ fundamental equation of information science. The cognitive structure of the cognoscente is a complex network that is modulated by the retrieved information which, in turn, is derived from a complex network. The final complex network is mapped into a resulting concept map enhanced by heuristics, such as the application of controlled vocabulary. The first study conducted, with qualitative characteristics and using an exploratory approach, was an information retrieval pilot test. It allowed the assessment of the algorithms used in the ranking and selection of the intermediate information networks and provided the framework for the implementation of a prototype. The prototype used a knowledge base of linked open data, derived from DBpedia, on which complex network analysis were carried out. The validation of the model presented relevant recall and precision when applied to a group of 17 users. The results are promising for the use of complex network operations and concept maps for information retrieval, especially linked data. Further research should observe the demand for more interactive actions and conduct experiments in other knowledge bases.
  • Revisando os pareceres de arbitragem: uma avaliação da qualidade de artigos de pesquisa não requer escrever muito nem demorar demais Original Articles

    FIERRO, Paula CABEZAS Del; MERUANE, Omar SABAJ; ESPINOZA, Germán VARAS; HERRERA, Valeria GONZÁLEZ

    Resumo em Português:

    Resumo O valor do conhecimento científico é altamente dependente da qualidade do processo com o qual se produz, isto é, do processo de avaliação por pares. Esse processo é uma parte fundamental da ciência que legitima e melhora o trabalho da comunidade científica. Nesse contexto, o presente estudo explora a relação entre o tempo de revisão, a extensão e a qualidade da retroalimentação dos relatórios de arbitragem no processo de avaliação, por pares, de artigos científicos. Para esse propósito, foi registrado o tempo de revisão de 313 pareceres de três revistas chilenas internacionais. Para a extensão, foi calculada a quantidade de palavras por parecer, e para a qualidade do feedback foi estimada a quantidade de solicitações diretas (ou de nível 3) pelo total de comentários emitidos em cada parecer. Os resultados demonstraram que o tempo médio e a extensão variavam escassamente nos pareceres, independentemente de sua qualidade. Os pareceres de menor qualidade tenderam a demorar menos em chegar ao editor; portanto, nem o tempo nem a extensão estão relacionadas com a qualidade do feedback. Esses resultados sugerem que os árbitros geralmente descrevem, criticam ou elogiam o conteúdo do artigo em vez de proporcionar comentários úteis e diretos que ajudem os autores a melhorar seus trabalhos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The value of scientific knowledge is highly dependent on the quality of the process used to produce it, namely, the quality of the peer-review process. This process is a pivotal part of science as it works both to legitimize and improve the work of the scientific community. In this context, the present study investigated the relationship between review time, length, and feedback quality of review reports in the peer-review process of research articles. For this purpose, the review time of 313 referee reports from three Chilean international journals were recorded. Feedback quality was determined estimating the rate of direct requests by the total number of comments in each report. Number of words was used to describe the average length in the sample. Results showed that average time and length have little variation across review reports, irrespective of their quality. Low quality reports tended to take longer to reach the editor, so neither time nor length were related to feedback quality. This suggests that referees mostly describe, criticize, or praise the content of the article instead of making useful and direct comments to help authors improve their manuscripts.
  • Avaliação e tomada de decisão em biblioteca universitária a partir de indicadores de desempenho Original Articles

    PEREIRA, Carla Purcina de Campos; VARVAKIS, Gregorio

    Resumo em Português:

    Resumo A finalidade de utilizar indicadores de desempenho nas bibliotecas universitárias brasileiras é prover informações para a tomada de decisão e promover qualidade no sistema educacional. Analisaram-se os indicadores de desempenho utilizados em 95 bibliotecas universitárias, aferindo-se a relevância dos indicadores e seu uso no processo de tomada de decisão. Caracterizaram-se modelos de avaliação de desempenho e analisaram-se os indicadores de desempenho para avaliação de bibliotecas universitárias com base na norma ISO 11.620/2008 Information and documentation – Library performance indicators. Evidenciou-se que, embora os indicadores possuam relevância para a tomada de decisão, há discrepância entre a relevância e o uso. O conjunto de indicadores aplicados às bibliotecas universitárias abrange em geral os mesmos impetrados pela avaliação do Ministério da Educação. Uma adequada gestão dos indicadores de desempenho e sua aplicação no processo decisório promovem a qualidade dos produtos oferecidos e, por conseguinte, a qualidade da educação nas instituições de ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of using performance indicators in Brazilian university libraries is to provide information for decision making and to promote quality in the educational system. We analyzed the performance indicators used in 95 university libraries. Among them, the relevance of the indicators and their use in the decision-making process was assessed. The performance evaluation models were the performance indicators for the evaluation of university libraries based on “International Organization for Standardization 11.620/2008 Information and documentation – Library performance indicators”. It was evidenced that indicators are relevant for decision making. However, there is a discrepancy between their use and relevance. The set of indicators applied to university libraries is usually the same as those proposed by the Ministry of Education. An adequate management of the performance indicators and the application in the decision-making process promote the quality of the offered products and, therefore, the quality of the education of the higher education institutions.
  • Bibliotecas públicas e bibliotecas escolares: distinções fundamentais Original Articles

    PAIVA, Marilia de Abreu Martins de; FERRAZ, Marina Nogueira

    Resumo em Português:

    Resumo As bibliotecas públicas e as bibliotecas escolares no Brasil ainda não foram universalizadas, muitas existem precariamente, e é comum que suas funções sejam confundidas. Com o objetivo de demonstrar como essa realidade persiste, foram analisados os projetos selecionados no edital “Construindo uma Minas Leitora”, do governo mineiro para criação de bibliotecas públicas. Verificou-se, por meio dos documentos, que em grande parte dos projetos submetidos existe uma confusão entre a função, público, acervo e serviços de bibliotecas públicas e escolares. Partindo da literatura e de documentos basilares para a concepção dessas duas bibliotecas, demonstrou-se finalmente que a falta de políticas públicas relacionadas a esses dois tipos de bibliotecas gera um círculo vicioso em que a falta da experiência e conhecimento das bibliotecas reproduz, nas demandas, os mesmos modelos precários e indefinidos existentes. Tal situação, decorrente da falta de política pública desde os primórdios da nação brasileira, persiste até o século XXI.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Public and school libraries in Brazil have not yet been universalized. Many are in a precarious state, and their functions are often confused. In order to demonstrate that such reality persists, some projects that were submitted to an Official Announcement (call for proposals), called “Construindo uma Minas Leitora” (Building an active reading Minas State), issued by the state of Minas Gerais, Brazil, for the establishment of public libraries, were selected and analyzed. Most of the projects evaluated showed that the function, target public, collection, and services offered by public and school libraries are often confused. Based on the literature and basic documents used in the formulation of the concepts of public and school libraries, it was found that the lack of public policies related to these two types of libraries leads to a vicious circle of lack of experience and knowledge in these libraries. Thus, the same precarious and inadequately structured existing models are used. Such situation, which results from the lack of public policies since the birth of the Brazilian nation, have persisted into the 21st century.
  • Gestão do conhecimento: tipologia a partir dos fatores contextuais da organização Original Articles

    GONZALEZ, Rodrigo Valio Dominguez; MARTINS, Manoel Fernando; MELO, Tatiana Massaroli

    Resumo em Português:

    Resumo A gestão do conhecimento como prática capaz de trazer vantagem competitiva e inovação às firmas é um consenso entre os pesquisadores. A gestão do conhecimento é alicerçada por fatores contextuais, desenvolvidos de forma distinta pelas organizações. Dessa forma, esta pesquisa tem o propósito de identificar uma tipologia quanto ao desenvolvimento desses fatores contextuais. O estudo considera cinco constructos organizacionais relacionados à gestão do conhecimento: recursos humanos, trabalho em equipe, cultura organizacional, estrutura organizacional e desenvolvimento e absorção de conhecimento. A pesquisa é desenvolvida a partir de um survey em 78 empresas do setor automobilístico. A análise de dados é baseada nas técnicas estatísticas de análise fatorial exploratória, que desdobra as variáveis mensuráveis em fatores latentes, análise de cluster, que identifica agrupamentos de empresas, e análise discriminante, que valida a diferença estatística entre os clusters identificados. Os resultados apontam a existência de quatro agrupamentos distintos quanto à pratica da gestão do conhecimento, denominados de “Empresas Inovadoras”, “Empresas Exploradoras”, “Empresas Explotatoras” e “Empresas Retardatárias”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Knowledge Management as a practice that returns competitive advantage and innovation to firms is a consensus among researchers. The Knowledge Management is supported by contextual factors developed differently by organizations. Thus, the aim of this research was to identify a typology for the development of these contextual factors. The study considers five organizational constructs related to Knowledge Management: human resources, teamwork, organizational culture, organizational structure, and knowledge development and absorption. The research was developed from a survey of 78 companies in the automotive sector and data analysis was based on the statistical techniques of exploratory factor analysis, which combines measurable variables into latent factors, cluster analysis, which identifies clusters of companies, and discriminant analysis, which validates the statistical difference between the clusters identified. The results point to four different clusters regarding the practice of Knowledge Management: “Innovative Companies”, “Explorative Companies”, “Exploitative Companies” and “Companies Laggards”.
  • Los estudiantes de Comunicación en las redes sociales: estudio comparativo entre Brasil, Colombia y España Communication

    TEJEDOR, Santiago; BUGS, Ricardo CARNIEL; LUQUE, Santiago GIRALDO

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio de las redes sociales ha generado importantes datos y reflexiones sobre la concepción y el tipo de utilización que los jóvenes hacen de las plataformas digitales online. Sin embargo, se plantea la necesidad de trabajos que analicen el público joven desde una mayor segmentación y especificación de perfiles. Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada en Brasil, Colombia y España, con una muestra integrada exclusivamente por estudiantes universitarios de Comunicación. El trabajo analiza cómo estos alumnos (y futuros comunicadores) valoran y utilizan las redes sociales y qué importancia les confieren en su formación y en su futuro profesional. A través de una metodología de trabajo híbrida basada en una encuesta matriz con preguntas cuantitativas y abiertas, el estudio concluye que los estudiantes de Comunicación valoran de forma muy positiva las redes sociales y las conciben como un fenómeno consolidado, con una larga proyección en el tiempo y una gran utilidad para informarse o contactar con profesionales. No obstante, se observa por parte del alumnado una preocupante pérdida de reconocimiento y de credibilidad hacia el trabajo de los periodistas en las redes y, de forma más aguda, hacia los políticos y fuentes gubernamentales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Research on social media has generated important data and reflections on the conception and the type of use young users make of the digital online platforms. However, studies that analyze young people from a greater profile segmentation and specification are required. This article presents the results of a research carried out in Brazil, Colombia and Spain, with a sample composed exclusively of university students from the field of communication. The study focuses on analyzing how students (and future communicators) value and use social media and how important these tools are for their training and professional future. A hybrid methodology based on a matrix survey with quantitative and open questions was used. It may be concluded that communication students value social media positively and conceive them as a consolidated and long-lasting phenomenon, as well as a useful mean to obtain information or contact professionals. Nonetheless, it was observed that the students are concerned about the loss of recognition and credibility of journalists in social media and, more specifically, of politicians and government sources.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br