Acessibilidade / Reportar erro

A videoanimação “Purl”: uma análise na perspectiva da Semiótica Sociointeracional

Resumo

Considerando a premissa de que a responsabilidade precípua das instituições escolares é a de formar cidadãos, entendemos que a discussão sobre temas como o da animação analisada nesta pesquisa pode contribuir para a qualificação das relações sociais, mesmo sendo assuntos que suscitem polêmicas. Nesse sentido, defendemos que o gênero videoanimação pode ser um excelente recurso para motivar esse tipo de reflexão, de modo lúdico e atraente. Assim, objetivamos, com este texto, propor uma análise do curta Purl (2018)PURL. Direção de Kristen Lester. Realização de Walt Disney Studios Motion Pictures. Emeryville: Pixar Sparkshorts, 2018. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=B6uuIHpFkuo&t=11s&ab_channel=Pixar.
https://www.youtube.com/watch?v=B6uuIHpF...
, que aborda a temática do machismo no mundo corporativo. Para tanto, utilizamos como referencial teórico o modelo de análise da Semiótica Sociointeracional, elaborado por Leal (2011)LEAL, Audria Albuquerque. A organização textual do género” cartoon”: aspectos linguísticos e condicionantes não-linguísticos. 2011. 462f. PhD thesis – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Unversidade Nova de Lisboa. Available from: http://run.unl.pt/handle/10362/6646. Visited on: 19 Mar. 2023.
http://run.unl.pt/handle/10362/6646...
, tendo como referência conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD ( BRONCKART, 2012BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Trans. by Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 2012.) e da Gramática do Design Visual - GDV ( KRESS; VAN LEEUWEN, 2006KRESS, Gunther R; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. London and New York: Routledge, 2006.). Ao final do artigo, apresentamos considerações acerca das possibilidades do trabalho com os multiletramentos, utilizando a videoanimação como ferramenta para o trabalho com as práticas de linguagem em sala de aula, pautando-se em uma perspectiva que possa, efetivamente, contribuir para a formação de sujeitos críticos e cidadãos.

Palavras-chave:
Gênero videoanimação; Modelo de análise Semiótico Sociointeracional; Multiletramentos

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br