Acessibilidade / Reportar erro

O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita

The PROENEM project portal (UNILAB) as a pedagogical platform for argumentation and writing teaching

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo os materiais didáticos de duas oficinas, disponibilizados tecnologicamente no Portal Educacional PROENEM (Unilab), contribuíram para a construção da argumentação nos textos de estudantes pré-universitários, integrantes das ações do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM). Teoricamente, nosso trabalho está alicerçado nos estudos de Perelman e Tyteca (1996PERELMAN, Chaïm; TYTECA, Lucie O. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.) e Fiorin (2018FIORIN, José Luiz. Argumentação. 1. Ed. 4ª. Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.) sobre as técnicas argumentativas e em Bottentuit Junior (2013BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Portais educacionais e suas características: contribuições para o estado da arte. HOLOS, v. 3, p. 111-129, ago. 2013. DOI: 10.15628/holos.2013.950.
https://doi.org/10.15628/holos.2013.950...
) sobre as características pedagógicas de um portal educacional. Foram analisadas dez redações estilo ENEM de estudantes que, ao participarem do Curso de Redação Gratuito PROENEM (Unilab), acessaram o Portal para realizar suas produções textuais.

Palavras-chave:
Portal PROENEM (Unilab); Recursos tecnológicos; Técnicas argumentativas; Redação estilo ENEM

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br