Acessibilidade / Reportar erro

IMAGINÁRIOS TRANSNACIONAIS DE IDENTIDADES EMERGENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM PERÍODO DE ACOMODAÇÃO EM MUDANÇAS SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

RESUMO

O governo brasileiro adotou entre as anos 2003-2014 a política pública de expansão do ensino superior brasileiro para fortalecer processos de inclusão social. Nesse espírito, o governo implementou a construção de novos campi em cidades distantes do litoral. Este estudo ocorreu em um desses campi, localizado em uma cidade periférica de uma grande metrópole, onde o curso de Formação de Professores de Inglês teve início em 2009. O curso de redação acadêmica para professores de inglês teve como objetivo desenvolver a escrita dos alunos junto com seu pensamento crítico. A pedagogia da escrita que estamos sugerindo, baseada em Giroux (1988)GIROUX, H.A. (1988) Teachers as Intellectuals: Towards a Critical Pedagogy of Learning. Connecricut & London: Bergin & Garvey Publishers. e Freire (2005)FREIRE, P. (2005) A Pedagogia dos Oprimidos. Rio de Janeiro: Paz e Terra., concebe a escrita como uma epistemologia, um modo de aprender buscando encontrar o "universo temático" ou "o conjunto de temas geradores" sobre os quais os alunos queriam pesquisar e escrever. O processo de escrita buscou a investigação do modo de pensar dos alunos sobre o "real" no contexto educacional por meio da linguagem escrita. Os textos produzidos pelos alunos revelaram imaginários e letramentos transnacionais que trazem rupturas ao modelo dominante de movimentos transnacionais, sejam eles físicos ou virtuais. Nesse contexto, acreditamos que a perspectiva etnográfica adotada pelo curso para investigar as culturas e letramentos dessa comunidade de alunos contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de redação acadêmica dos alunos e para a troca de visões de mundo entre os alunos e a professora, que enriqueceram a sala de aula como espaço de aprendizagem.

Palavras-chave:
escrita acadêmica; abordagem crítica; letramentos transnacionais

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br