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VULNERABILIDADE SOCIAL, DESAFIOS EPISTÊMICOS E CONHECIMENTOS RIVAIS: POR DIÁLOGOS MAIS HORIZONTAIS

SOCIAL VULNERABILITY, EPISTEMIC CHALLENGES AND RIVAL KNOWLEDGES: FOR MORE HORIZONTAL DIALOGUES

RESUMO

O objetivo deste trabalho é discutir a relação intrínseca entre direitos e deveres a partir de estudos recentes acerca do papel social do intelectual crítico, paralelamente a discussões que venho desenvolvendo em torno do papel social da universidade mediante a constituição do conhecimento hegemônico e a emergência de outras possibilidades epistemológicas (CORREA, 2017aCORREA, D. A. (2017a). Entre hegemonias, saberes subalternos e possibilidades epistemológicas: discussões iniciais. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 18, p. 219-235.). O terceiro ponto de discussão e conexão com os demais são as políticas de decolonialidade em detrimento do ato de descolonizar (RODRÍGUEZ, 2017RODRÍGUEZ, C. O. (2017). Como a Academia se vale da pobreza, da opressão e da dor para sua masturbação intelectual. Disponível em: https://www.geledes.org.br/como-academia-se-vale-da-pobreza-da-opressao-e-da-dor-para-sua-masturbacao-intelectual/. Acesso em: 01 mar. 2018, 18:15:30.
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) de maneira que emerjam questões que levem a reflexões sobre ser um pensador politizado e, por conseguinte, politizar afazeres na perspectiva pragmática. Por fim, para pensar sobre direitos humanos, trago para análise um dos trabalhos que coordeno no "Laboratório de Estudos do Texto" da Universidade estadual de Ponta Grossa, UEPG, uma proposta de trabalho homônima que tem como participantes adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Considerando a complexidade das relações sociais e seus sistemas de desigualdade e exclusão, concluo o texto enfatizando a necessidade de diálogos horizontais com outras epistemologias, saberes não legitimados, experiências sociais que também produzem conhecimentos e constroem referências para diferentes atores sociais.

Palavras-chave:
Direitos e deveres; desentendimento; possibilidades epistemológicas

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