Acessibilidade / Reportar erro

LEITURA: EXISTE ALGUMA CORRELAÇÃO ENTRE DISTORÇÃO TEMÁTICA E MEMÓRIA?

READING: IS THERE ANY CORRELATION BETWEEN THEMATIC DISTORTION AND FALSE MEMORIES?

RESUMO

Este artigo tematiza a inter-relação entre processamento da leitura e memória e destaca a relevância da memória para o ensino-aprendizado de leitura. Inicialmente, discorre sobre memória individual (Psicologia Cognitiva), após apresenta o ponto de vista de Stern (2002) sobre memória social, para, em seguida, comentar a perspectiva assumida pelos analistas do discurso, fazendo menção, ainda, aos estudos neurocientíficos e sua contribuição teórico-metodológica para as investigações a respeito da memória humana. Seguindo-se à apresentação dos modelos de memória, é introduzido o problema em discussão - distorção temática. A hipótese levantada é a de que um dos tipos de memória individual mais recentemente investigados - o das falsas memórias - possa se constituir no cerne desse problema interpretativo. Assim, o fato de um leitor X interpretar um texto de modo distinto daquele da maioria dos leitores do mesmo texto levou a que fossem consideradas as possíveis interferências entre fator individual e fator social, no decorrer da leitura, ambos condicionantes da interpretação/compreensão. Na ótica da autora, o texto em leitura pode ter mobilizado falsas memórias no leitor divergente, levando-o a uma interpretação discordante daquela dos demais. Essa hipótese foi confirmada pelo estudo exploratório realizado, embora este não possa ser generalizado sem que investigações posteriores aprofundem a análise feita.

Palavras-chave:
leitura; memórias; falsas memórias

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br