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CONCEITOS DE IDENTIDADE SURDA NO DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE A INCLUSÃO EDUCATIVA NA ALEMANHA

CONCEPTS OF DEAF IDENTITY IN MEDIA DISCOURSE ON INCLUSIVE EDUCATION IN GERMANY

RESUMO

O artigo propõe uma análise da conceitualização da identidade coletiva de surdos no discurso midiático sobre a educação inclusiva entre 2011 e 2015 na Alemanha. Na história da educação alemã, a identidade linguística dos surdos tem sido preponderantemente ignorada. Os surdos, socialmente definidos como pessoas com deficiência, foram ensinados geralmente em escolas especiais. A Alemanha se comprometeu a mudar essa situação com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas em 2008. Em nossa pesquisa, baseamo-nos teoricamente na Análise Crítica do Discurso (ACD), presumindo uma relação dialética entre o discurso e a sociedade (FAIRCLOUGH; WODAK, 1997), na qual a cognição social serve de interface (VAN DIJK, 1997, 2002, 2003). Partindo do pressuposto de que, no debate midiático sobre a inclusão, as identidades das pessoas envolvidas se representam de uma maneira estereotipada, orientamo-nos metodologicamente pela ideia dos Modelos Cognitivos Idealizados (MCI) (LAKOFF, 1987), considerando seu caráter sociocognitivo. Os resultados da análise mostram um mosaico de diferentes conceitualizações da identidade surda, predominantemente sob uma perspectiva alheia.

Palavras-chave:
análise crítica do discurso; identidade surda; educação inclusiva

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