Acessibilidade / Reportar erro

Yes, nós temos computador - ideologia e formação de professores na era da informação

Resumo

This article explores the complex relationship between information and communication technologies (ICTs), educational policies and the EFL teacher's education and practice in Brazil. In a context where the English language and computer literacy have increasingly been regarded as requirements for effective participation in society, some important questions remain not only unanswered but also dangerously obscured. Our intention is to cast light on some of these questions: How technological innovations have been introduced and adapted to Brazil's reality, particularly in the educational scenario? What ideological principles are embedded in this process? How should teachers be prepared to perform fully given the new requirements that emerge in a contradictory and fragmented context? Which principles should guide teacher education reform in a postmodern world shaped by constant change?

computer literacy; Brazilian educational scenario; teacher's education and practice


computer literacy; Brazilian educational scenario; teacher's education and practice

ARTIGOS

Yes, nós temos computador - ideologia e formação de professores na era da informação

Francisca Helga Savir Moreira

Universidade Estadual do Ceará - Funcap

ABSTRACT

This article explores the complex relationship between information and communication technologies (ICTs), educational policies and the EFL teacher's education and practice in Brazil. In a context where the English language and computer literacy have increasingly been regarded as requirements for effective participation in society, some important questions remain not only unanswered but also dangerously obscured. Our intention is to cast light on some of these questions: How technological innovations have been introduced and adapted to Brazil's reality, particularly in the educational scenario? What ideological principles are embedded in this process? How should teachers be prepared to perform fully given the new requirements that emerge in a contradictory and fragmented context? Which principles should guide teacher education reform in a postmodern world shaped by constant change?

Keywords: computer literacy, Brazilian educational scenario, teacher's education and practice.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

ALAVA, S. et al. (2002). (orgs.). Ciberespaço e formações abertas - rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artes Médicas.

BARRETO, R. G. (2001). As políticas de formação de professores: novas tecnologias e educação à distância. In: BARRETO, R. G. (org.) Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, p.10-28.

BARROS, J. P. D. (1988). Informática: novo desafio educacional. In:BARROS,J.P.D; D'AMBROSIO, U. Computadores, escola e sociedade. São Paulo: Scipione, p.7-46.

BELLONI, M. L. (2001). A integração das tecnologias da informação e comunicação aos processos educacionais. In: BARRETO, R. G. (org.) Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, p.54-73.

BENASSULY, J. S. (2002). A formação do professor reflexivo e inventivo. In:LINHARES,C.; LEAL, M. C. (orgs.) Formação de professores - uma crítica à razão e política hegemônicas. Rio de Janeiro: DP & A, p.185-195.

BIANCHETTI, L. (2001). Da chave de fenda ao laptop - tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação. Petrópolis / Florianópolis: Vozes / Unitrabalho / Editora da UFSC.

CABERO, J. (2000). Las nuevas tecnologías de la información y comunicación: aportaciones a la enseñanza. In: CABERO, J. et al. (Eds.) Nuevas tecnologias aplicadas a la educación. Madri: Editorial Síntesis, p.15-37.

CANO, C. A. (1998). Os recursos da informática e os contextos de ensino e aprendizagem. In: SANCHO, J.M. (org.) Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed. p.156-182.

CHAUÍ, M. (2001). O que é ideologia. 2.ed. São Paulo: Brasiliense.

CORACINI, M. J. A aula de leitura: um jogo de ilusões. In: CORACINI, M.J. (Org.) O jogo discursivo na sala de aula de leitura: língua materna e estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995, p. 27-33.

COX, M. I. P. & ASSIS-PETERSON, A.A. de. (2001). O professor de inglês entre a alienação e a emancipação. Linguagem & Ensino, v.4, n.1, p. 11-36.

DOWBOR, L. (2001). Tecnologias do conhecimento - os desafios da educação. Petrópolis, RJ: Vozes.

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. 22.ed. São Paulo: Paz e Terra.

GIROUX, H. A. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.

GRIGOLETTO, M. (2001). Língua e identidade: representações da língua estrangeira no discurso de futuros professores de língua inglesa. In: GRIGOLETTO, M.; CARMAGNANI, A.M., Inglês como língua estrangeira: identidades, práticas e textualidade. São Paulo: Humanitas /FFLCH-USP, p. 135-152.

HUEROS, A. M. D. (2000). Los materiales hipermedias y multimedias aplicados a la enseñanza. In: CABERO, J. et al. (Eds.) Nuevas tecnologías aplicadas a la educación. Madri: Editorial Síntesis, p.137-158.

LACERDA Jr., J. A. (2002). Neolíticos e modernos. In: LINHARES, C.; LEAL, M.C. (Orgs.) Formação de professores - uma crítica à razão e política hegemônicas. Rio de Janeiro: DP & A, p.55-100.

LEU Jr., D. J. (2000). Literacy and technology: deictic consequences for literacy education in an information age.In: KAMIL, M.L. et al (Eds.) Handbook of Reading Research, vol. III. Mahwah, N. J.: Lawrence Erlbaum Associates, p.743-770.

LEVY, M. (1997). Computer-Assisted Language Learning: concept and conceptualization.New York: Oxford University Press.

MOREIRA, F.H.S. (2002a) O professor de língua estrangeira e as novas tecnologias da comunicação e da informação. 20 f. (Relatório de pesquisa apresentado no Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará), Fortaleza, 2002.

_______. (2002b) As relações interativas nas aulas de inglês como LE em laboratório multimídia: um estudo de caso. 70 f. (Monografia de conclusão do curso de especialização em Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Universidade Federal do Ceará), Fortaleza, 2002.

PRETTO, N. de L. (2001). Desafios para a educação na Era da Informação: o presencial, à distância, as mesmas políticas e o de sempre. In: BARRETO, R. G., Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, p.29-53.

RANGEL, R. (1999). Passado e Futuro da Era da Informação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, L.S. (1999). Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes.

SANCHO, J. M. (1998). Tecnologia: um modo de transformar um mundo carregado de ambivalência. In: SANCHO, J.M. (Org.)Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, p.23-49.

SEGURA, J. D. (2000). La utilización educativa de la informática. In: J. C. CABERO et al. (Eds) Nuevas tecnologías aplicadas a la educación. Madri: Editorial Síntesis, p.111-136.

  • ALAVA, S. et al. (2002). (orgs.). Ciberespaço e formações abertas - rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artes Médicas.
  • BARRETO, R. G. (2001). As políticas de formação de professores: novas tecnologias e educação à distância. In: BARRETO, R. G. (org.) Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, p.10-28.
  • BARROS, J. P. D. (1988). Informática: novo desafio educacional. In:BARROS,J.P.D; D'AMBROSIO, U. Computadores, escola e sociedade. São Paulo: Scipione, p.7-46.
  • BELLONI, M. L. (2001). A integração das tecnologias da informação e comunicação aos processos educacionais. In: BARRETO, R. G. (org.) Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, p.54-73.
  • BENASSULY, J. S. (2002). A formação do professor reflexivo e inventivo. In:LINHARES,C.; LEAL, M. C. (orgs.) Formação de professores - uma crítica à razão e política hegemônicas. Rio de Janeiro: DP & A, p.185-195.
  • BIANCHETTI, L. (2001). Da chave de fenda ao laptop - tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação. Petrópolis / Florianópolis: Vozes / Unitrabalho / Editora da UFSC.
  • CABERO, J. (2000). Las nuevas tecnologías de la información y comunicación: aportaciones a la enseñanza. In: CABERO, J. et al. (Eds.) Nuevas tecnologias aplicadas a la educación Madri: Editorial Síntesis, p.15-37.
  • CANO, C. A. (1998). Os recursos da informática e os contextos de ensino e aprendizagem. In: SANCHO, J.M. (org.) Para uma tecnologia educacional Porto Alegre: ArtMed. p.156-182.
  • CHAUÍ, M. (2001). O que é ideologia 2.ed. São Paulo: Brasiliense.
  • CORACINI, M. J. A aula de leitura: um jogo de ilusões. In: CORACINI, M.J. (Org.) O jogo discursivo na sala de aula de leitura: língua materna e estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995, p. 27-33.
  • COX, M. I. P. & ASSIS-PETERSON, A.A. de. (2001). O professor de inglês entre a alienação e a emancipação. Linguagem & Ensino, v.4, n.1, p. 11-36.
  • DOWBOR, L. (2001). Tecnologias do conhecimento - os desafios da educação. Petrópolis, RJ: Vozes.
  • FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. 22.ed. São Paulo: Paz e Terra.
  • GIROUX, H. A. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.
  • GRIGOLETTO, M. (2001). Língua e identidade: representações da língua estrangeira no discurso de futuros professores de língua inglesa. In: GRIGOLETTO, M.; CARMAGNANI, A.M., Inglês como língua estrangeira: identidades, práticas e textualidade. São Paulo: Humanitas /FFLCH-USP, p. 135-152.
  • HUEROS, A. M. D. (2000). Los materiales hipermedias y multimedias aplicados a la enseñanza. In: CABERO, J. et al. (Eds.) Nuevas tecnologías aplicadas a la educación Madri: Editorial Síntesis, p.137-158.
  • LACERDA Jr., J. A. (2002). Neolíticos e modernos. In: LINHARES, C.; LEAL, M.C. (Orgs.) Formação de professores - uma crítica à razão e política hegemônicas. Rio de Janeiro: DP & A, p.55-100.
  • LEU Jr., D. J. (2000). Literacy and technology: deictic consequences for literacy education in an information age.In: KAMIL, M.L. et al (Eds.) Handbook of Reading Research, vol. III. Mahwah, N. J.: Lawrence Erlbaum Associates, p.743-770.
  • LEVY, M. (1997). Computer-Assisted Language Learning: concept and conceptualization.New York: Oxford University Press.
  • _______. (2002b) As relações interativas nas aulas de inglês como LE em laboratório multimídia: um estudo de caso. 70 f. (Monografia de conclusão do curso de especialização em Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Universidade Federal do Ceará), Fortaleza, 2002.
  • PRETTO, N. de L. (2001). Desafios para a educação na Era da Informação: o presencial, à distância, as mesmas políticas e o de sempre. In: BARRETO, R. G., Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, p.29-53.
  • RANGEL, R. (1999). Passado e Futuro da Era da Informação Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
  • SAMPAIO, M. N.; LEITE, L.S. (1999). Alfabetização tecnológica do professor Petrópolis, RJ: Vozes.
  • SANCHO, J. M. (1998). Tecnologia: um modo de transformar um mundo carregado de ambivalência. In: SANCHO, J.M. (Org.)Para uma tecnologia educacional Porto Alegre: ArtMed, p.23-49.
  • SEGURA, J. D. (2000). La utilización educativa de la informática. In: J. C. CABERO et al. (Eds) Nuevas tecnologías aplicadas a la educación Madri: Editorial Síntesis, p.111-136.
  • 1
    Tradução da autora.
  • 2
    Tradução da autora.
  • 3
    Tradução da autora. A respeito do termo "hipermídia", achamos bastante esclarecedora a definição de Hueros (2000, p.140): materiais que se utilizam do suporte informático, possibilitando que a informação seja apresentada através de diferentes códigos simbólicos (textos, imagens fixas ou em movimento, sons, etc).
  • 4
    Tradução da autora.
  • 5
    Por "domínio da linguagem do meio tecnológico" queremos nos referir à capacidade de operar o computador, decodificando suas mensagens para finalidades diversas.
  • 6
    Tradução da autora.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Abr 2014
    • Data do Fascículo
      Jun 2004
    UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: spublic@iel.unicamp.br