RESUMO
Este artigo pretende contribuir para uma reflexão sobre a maneira de compreender multimodalidade, com destaque para o lócus fronteiriço em que a construção de sentido ocorre. Dessa forma, apresentamos e discutimos como estudantes de Curso de Letras, cada vez mais imersos nos meios tecnológicos, compreendem parte dos cenários político e educacional atual no Brasil e como se apropriam da canção Que país é esse? e do vídeo clip de Another brick in the wall para então produzir um vídeo com recursos disponíveis, cujo fio condutor é uma ironia. A avaliação de Another brick in the wall pelos alunos e a visão da pesquisadora, autora deste artigo, instigam relações de crise que circulam nos âmbitos políticos, sociais e educacionais do Brasil. Para a produção do vídeo a noção de pensamento de fronteira (MIGNOLO, 2008MIGNOLO, W. (2008). Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política Tradução de Ângela Lopes Norte. Disponível em: <Disponível em: http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/34/artigo18.pdf
>. Acesso em: 08 de jan. 2015.
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) é contemplada. Ela requer ser ouvida pela diferença e está interligada à metodologia adotada, ou seja, de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva. Sugere-se, assim, uma ampliação no conceito de multimodalidade (KRESS, 2003KRESS, G. (2003). Literacy in the new media age. London and New York: Routledge ., 2010KRESS, G. (2010). Multimodality. A social semiotic approach to contemporary communication London and New York: Routledge .), ou seja, uma multimodalidade de transfronteira que chama a atenção para processos ambíguos e multidirecionais de articulação de sentidos e saberes. Conclui-se que a criatividade, aprendizagem e transformação são possíveis quando há abertura para maiores discussões envolvendo o papel da língua/linguagem, o uso de tecnologias e a perspectiva de formação de cidadãos (FREIRE, 2005FREIRE, P. (2005). Pedagogia da tolerânciaSão Paulo: Editora da UNESP.) pelas Letras.
Palavras-chave:
multimodalidade de transfronteira; conhecimento criativo; aprendizagem transformativa