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REDES SOCIAIS PLURILÍNGUES E A PRODUÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS HÍBRIDOS

RESUMO

Embora o plurilinguismo seja um tema bem estabelecido na literatura internacional, principalmente em situações de mobilidade transnacional, ainda sabemos pouco sobre a aprendizagem e apropriação de formas não padrão de inglês por jovens brasileiros online. Ao contrário dos usos instrumentais que predominam no ensino formal de língua inglesa, as práticas de letramento digital, muitas vezes, têm como foco a construção e expressão identitária, apresentando questões de raça, gênero, sexualidade e condição social. Com base em uma etnografia digital de uma página do Facebook que trata da cultura popular negra estadunidense, analisamos os recursos linguísticos e referências culturais apropriadas pelos participantes. A pesquisa busca compreender as perspectivas e práticas de jovens brasileiros que frequentam a página, mobilizando recursos teóricos dos novos letramentos para entender os processos de construção e ressignificação discursiva. Os resultados mostram a importância do espaço virtual para a afirmação de identidades subalternas, e ao mesmo tempo a restrição de algumas expressões a esse espaço, que fica isolado de outros ambientes educacionais e sociais, nos quais circulam os participantes. O artigo conclui avaliando as implicações para a democratização da aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil.

Palavras-chave:
inglês; plurilingualismo; letramento digital; identidade

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