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A RECONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES EM MOVIMENTO: UM CASO DE EMPODERAMENTO, AGÊNCIA E AUTONOMIA

RESUMO

Movimentos transnacionais alçados pela globalização a um nível de normalidade, para não de dizer de absoluta necessidade, reconstruíram o mundo e suas práticas sociais. Como prática social, as dimensões da língua adquirem também uma nova importância na forma como as pessoas usam e consomem línguas funcionando, assim, como agentes no exercício do poder político e social. As ideologias linguísticas, sejam elas construídas de forma individual ou social podem ser uma fonte de empoderamento ou, por outro lado, de desempoderamento, forjando assimetrias na forma como as pessoas consomem línguas. Desta forma, a busca pela autonomia na aprendizagem de línguas com a combinação de suas dimensões técnica, psicológica, sociocultural e política constituem um espaço (inter)pessoal de emancipação e de transformação social. O viés teórico deste artigo enfatiza os aspectos sociais, no lugar dos individuais, da autonomia do aprendiz, com base na concepção da chamada autonomia sociocultural (OXFORD, 2003OXFORD, R. L. (2003) Toward a more systematic model of L2 learner autonomy. In: PALFREYMAN, D. & SMITH, R.C. (Eds.) Learner Autonomy across Cultures: Language Education Perspectives. Basingstoke: Palgrave Macmillan, p. 75-91.). Lançando mão das contribuições de Bakhtin (1929/2006BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V.N. (1929/2006) Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 10. Ed. São Paulo: Hucitec, 196p.; 1981)BAKHTIN, M. (1981) The Dialogic Imagination: Four Essays by M. M. Bakhtin. Austin: University of Texas Press. e Vygotsky (1991)VYGOTSKY, L.S. (1991) A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes., utilizadas como bases teóricas para este trabalho e em consonância com as ideias de identidades fluídas e híbridas (HALL, 1992HALL, S. (1992) "New Ethnicities" in 'Race'. Culture and Difference, DONALD, J. & RATTANSI, A. (Eds.), 252-259. London, California and New Delhi: Sage Publications with the Open University.; BAUMAN, 2005BAUMAN, Z. (2005) Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar.; MOITA LOPES, 2006MOITA LOPES. L.P. (2006) Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, p. 13-43.), discute-se agência, empoderamento e identidade por meio do desenvolvimento da autonomia sociocultural em ambientes multiculturais. Este artigo então é uma tentativa de mostrar questões de empoderamento, autonomia e agência reveladas em práticas sociais e de linguagem reais em resultados obtidos em dois projetos de pesquisa conduzidos separadamente pelas autoras em dois contextos diferentes, mas relacionados com o mesmo interesse de pesquisa. Em outras palavras, ambos projetos almejaram analisar autonomia de aprendizes de língua, agência e empoderamento no processo contínuo de reconstrução de identidades dos aprendizes ao aprenderem uma segunda língua. Este artigo é o resultado de dois projetos de pesquisa conduzidos separadamente pelas autoras deste trabalho, mas relacionados ao mesmo interesse de pesquisa, ou seja, a autonomia na aprendizagem de língua e agência em um constante processo de construção de identidades. A geração de dados foi baseada em entrevistas com duas falantes de português brasileiro e aprendizes de inglês como língua adicional, enquanto faziam programa de intercâmbio nos E.U.A. e na Austrália. Os resultados mostram que ambas participantes parecem reconstruir suas múltiplas identidades, de forma a se adaptarem e readaptarem às novas comunidades de prática - COP nas quais elas emergem. Fatores como agência, empoderamento e autonomia sociocultural parecem ser essenciais e decisivos neste processo de reconstrução de identidades.

Palavras-chave:
identidade; autonomia sociocultural; práticas discursivas

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