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JUVENTUDE TRANSNACIONAL E O PAPEL DAS REMESSAS SOCIAIS E SOCIOCULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

RESUMO

Dentro de um quadro de transnacionalismo e através da análise narrativa usando o modelo de Labovian, este artigo oferece uma discussão sobre o papel das remessas sociais e socioculturais na construção da identidade dos jovens transnacionais à procura de educação terciária em uma universidade pública no centro-norte do México. Através da exploração de dados orais decorrentes de entrevistas semiestruturadas, a discussão visa fornecer evidências dos laços e do engajamento que os participantes desenvolvem em ambos os lados da fronteira México-EUA através da troca de bens, valores, cosmovisões, atitudes, práticas e elementos linguísticos, e como estes influenciam a construção de sua identidade pessoal. Os dados apresentados neste artigo vêm de uma seção de corpora qualitativos de um estudo em andamento conduzido pelo autor como um projeto de doutorado no Trinity College de Dublim.

Palavras-chave:
juventude transnacional; remessas socioculturais; identidade

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