Acessibilidade / Reportar erro

Leitura e escrita via internet: formação de professores nas áreas de alfabetização e linguagem

Resumos

O artigo apresenta a metodologia dos cursos que o Centro de Formação Continuada do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) oferece a professores do ensino básico de escolas públicas utilizando o ambiente de ensino à distância TelEduc como um espaço para o exercício de diferentes práticas com a leitura e a escrita, bem como de interação entre os professores em formação e os professores do Centro, visando a aprendizagem e a reflexão sobre a prática educacional na área de Alfabetização e Linguagem. Em meio a uma complexa rede de interação/aprendizagem discute-se - por meio da análise de extratos de um dos cursos - o que se faz nesse contexto em relação ao trabalho com e sobre a escrita considerando: as idéias pré-concebidas que os participantes têm de cursos de formação à distância; a forma como interpretam/usam os espaços de comunicação do ambiente e as relações que estabelecem entre gêneros textuais não digitais e gêneros que usam/aprendem em tais espaços; o modo como se envolvem na comunidade que se constitui durante o curso e as relações que sociais constroem entre si. Os resultados mostram que a metodologia de formação incide na relação cursista/leitura-escrita: nos cursos os professores em formação assumem - em meio às atividades propostas - o lugar de leitor/escrevente já que as interações se fazem quase exclusivamente por meio da escrita. Os extratos analisados mostram ainda que ler e escrever usando as ferramentas do ambiente requer uma compreensão/interpretação desses suportes/gêneros textuais, mesmo para aqueles que têm pouca familiaridade com a tecnologia. Para esses, o curso foi também um meio de se aproximar a noções de Letramento Digital de uma maneira informal, situada/contextualizada.

Formação de professores; leitura e escrita; curso à distância; gêneros textuais digitais


This paper presents the methodology used by the courses offered by the Center for Continued Education, Institute for Language Studies, UNICAMP, to basic school education teachers who work in public schools in Brazil. The courses use the freeware environment for distance learning TelEduc as a space for different practices with reading and writing as well as a space for interaction between the in-service teachers and the teacher educators aiming at the reflection about educational practice in the area of Language and Literacy. Amidst a complex net of interaction and learning, we chose to analyse what is done in this context regarding the work with and about writing in some extracts from one of the courses. With this focus in mind, we take into account the pre-conceived ideas that the course participants have about distance learning, the way they interpret/use the spaces of communication provided by the environment, the relations they establish among non-digital and digital textual genres and also genres which they learn about/use in this environment, the way they get involved in the community that is created during the course and the social relationships they build. The results indicate that the there is a qualitative growth of the relation participant/reading-writing relation in the courses and that the in-service teachers place themselves - within the proposed activities/tasks - as readers/writers in the interactions which are done almost exclusively by means of writing. The extracts analysed show that reading and writing using the environment tools require understanding/interpreting these genres/support even for those who are not very familiar with technology. For them, the course was also a means to get an introduction to Digital Literacy in an informal, situated and contextualized way.

Teacher education; readind and writing; distance education; digital textual genres


ARTIGOS

Leitura e escrita via internet: formação de professores nas áreas de alfabetização e linguagem

Fernanda FreireI; Marilda CavalcantiII; Angela KleimanIII; Sírio PossentiIV

IPesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/COCEN) e membro do Conselho de Coordenação do CEFIEL, ambos da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

IIPesquisadora CNPq, docente do Departamento de Lingüística Aplicada/UNICAMP e Coordenadora do CEFIEL.

IIIPesquisadora CNPq, docente do Departamento de Lingüística Aplicada/UNICAMP e membro do Conselho de Coordenação do CEFIEL.

IVPesquisador CNPq, docente do Departamento de Lingüística/UNICAMP e membro do Conselho de Coordenação do CEFIEL.

Unicamp

RESUMO

O artigo apresenta a metodologia dos cursos que o Centro de Formação Continuada do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) oferece a professores do ensino básico de escolas públicas utilizando o ambiente de ensino à distância TelEduc como um espaço para o exercício de diferentes práticas com a leitura e a escrita, bem como de interação entre os professores em formação e os professores do Centro, visando a aprendizagem e a reflexão sobre a prática educacional na área de Alfabetização e Linguagem. Em meio a uma complexa rede de interação/aprendizagem discute-se – por meio da análise de extratos de um dos cursos – o que se faz nesse contexto em relação ao trabalho com e sobre a escrita considerando: as idéias pré-concebidas que os participantes têm de cursos de formação à distância; a forma como interpretam/usam os espaços de comunicação do ambiente e as relações que estabelecem entre gêneros textuais não digitais e gêneros que usam/aprendem em tais espaços; o modo como se envolvem na comunidade que se constitui durante o curso e as relações que sociais constroem entre si. Os resultados mostram que a metodologia de formação incide na relação cursista/leitura-escrita: nos cursos os professores em formação assumem – em meio às atividades propostas – o lugar de leitor/escrevente já que as interações se fazem quase exclusivamente por meio da escrita. Os extratos analisados mostram ainda que ler e escrever usando as ferramentas do ambiente requer uma compreensão/interpretação desses suportes/gêneros textuais, mesmo para aqueles que têm pouca familiaridade com a tecnologia. Para esses, o curso foi também um meio de se aproximar a noções de Letramento Digital de uma maneira informal, situada/contextualizada.

Palavras-chave: Formação de professores, leitura e escrita, curso à distância, gêneros textuais digitais.

ABSTRACT

This paper presents the methodology used by the courses offered by the Center for Continued Education, Institute for Language Studies, UNICAMP, to basic school education teachers who work in public schools in Brazil. The courses use the freeware environment for distance learning TelEduc as a space for different practices with reading and writing as well as a space for interaction between the in-service teachers and the teacher educators aiming at the reflection about educational practice in the area of Language and Literacy. Amidst a complex net of interaction and learning, we chose to analyse what is done in this context regarding the work with and about writing in some extracts from one of the courses. With this focus in mind, we take into account the pre-conceived ideas that the course participants have about distance learning, the way they interpret/use the spaces of communication provided by the environment, the relations they establish among non-digital and digital textual genres and also genres which they learn about/use in this environment, the way they get involved in the community that is created during the course and the social relationships they build. The results indicate that the there is a qualitative growth of the relation participant/reading-writing relation in the courses and that the in-service teachers place themselves – within the proposed activities/tasks – as readers/writers in the interactions which are done almost exclusively by means of writing. The extracts analysed show that reading and writing using the environment tools require understanding/interpreting these genres/support even for those who are not very familiar with technology. For them, the course was also a means to get an introduction to Digital Literacy in an informal, situated and contextualized way.

Key-words: Teacher education, readind and writing, distance education, digital textual genres.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 A Rede está vinculada à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Além da UNICAMP, fazem parte da Rede na área de Alfabetização e Linguagem, as seguintes instituições: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Ponta (UEPG) e Universidade de Brasília (UnB). Cada um desses Centros mantém uma equipe que coordena a elaboração de programas voltados para a formação de professores que são colocados em funcionamento mediante convênios com os sistemas estaduais e municipais de educação.

2 O TelEduc is um software livre (licenciado pela GNU/GPL) desenvolvido por equipe – membros do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e do Instituto de Computação (IC), ambos da UNICAMP – liderada pela Profa Dra Heloísa Vieira da Rocha desde 1997 (ver http://teleduc.nied.unicamp.br/teleduc/).

3 Adotaremos a expressão "professor-cursista" para nos referir aos professores de escola pública que assumem o lugar de "alunos" em nossos cursos.

4 Ambos denominados de "professores-formadores".

5 Em 2002 a ABED e a Embratel premiaram o ambiente TelEduc com o 1º lugar em Educação à Distância na categoria pesquisa.

6 http://www.unicamp.br/EA/ 7 Eis os títulos dos cursos, seguidos dos nomes de seus coordenadores: A formação do professor leitor (Marisa Lajolo); Letramento nas séries (Angela B. Kleiman); A relação normal/patológico no ensino: cérebro e linguagem (Maria Irma Hadler Coudry/ Fernanda Freire); Diversidade, linguagem e ensino no Brasil (Eduardo Guimarães); Escrita e Reescrita (Sírio Possenti); Linguagem na Educação Infantil (Zelma R. Bosco); A questão de línguas estrangeiras no Brasil (Carmen Zink Bolognini); Educação Escolar Indígena e seus Agentes Formadores (Marilda do Couto Cavalcanti/ Terezinha de Jesus M. Maher); Línguas Indígenas e Formação de Escritores Índios (Wilmar da Rocha D'Angelis).

8 Eis a descrição das ferramentas: (http://teleduc.nied.unicamp.br/~teleduc/pagina_inicial/estrutura.php?)

9 Os nomes dos professores-cursistas foram trocados para manter sigilo de suas identidades.

10 Esse é o caso do Projeto TIDIA-Ae (Tecnologia da Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada - Aprendizagem Eletrônica) com suporte da FAPESP-SP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – http://tidia-ae.incubadora.fapesp.br/portal.

  • ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. (1997). Em busca de pistas. In: Abaurre, Maria Bernadete Marques; Fiad, Raquel Salek; Mayrink-Sabinson, Maria Laura. Cenas de aquisição de escrita: o trabalho com o texto Campinas, SP: Associação de Leitura do Brasil (ABL), Mercado de Letras (Coleção Leituras no Brasil):13-49.
  • AZINIAN, H. (2004). Educação a distância: relatos de experiência e reflexões Campinas, SP: UNICAMP/NIED.134p.
  • CAVALCANTI, M. do C.; BIZON, A. C. C. (2004). "At least we´re all in the same boat!" Online learning as a turbulent journey in Ilana Snyder and Catherine Beavis (eds) Doing Literacy Online Teaching, Learning and Playing in an Electronic World Cresskill, New Jersey: Hampton Press: 69-88.
  • _______. (no prelo) En route through metaphors: Chatrooms as safe places to deal with difficulties in an online course in Zanotto, Mara, Cavalcanti, Marilda & Cameron, Lynne (orgs) Confronting Metaphor in Use An Applied Linguistics Approach Amesterdã: John Benjamins.
  • CERTEAU, M. de. (1996/1994). A invenção do cotidiano Artes do Fazer Petrópolis, RJ, Brazil: Vozes.
  • Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001) Rio de Janeiro: Editora Objetiva.
  • FREIRE, F. M. P. (2003). Formas de materialidade lingüística, gêneros de discurso e interfaces. In: Silva, Ezequiel Theodoro da (Ed.) com Freire, Fernanda Maria Pereira; Almeida, Rubens Queiroz de; Amaral, Sérgio Ferreira do. A leitura nos oceanos da Internet São Paulo: Editora Cortez. p. 65-88.
  • FREIRE, F. M. P.; ROCHA, H. V. da. (2002). Formação em Serviço (a Distância) de Profissionais de Educação Especial. In: Conference Proceedings of the VI Congresso Iberoamericano de Informática Educativa - Ie2002. Espanha: Universidad de Vigo. Novembro de 2002 http://www-gist.det.uvigo.es/~ie2002/
  • GOFFMAN, E. (1959). The presentation of self in everyday life. New York: Doubleday.
  • KLEIMAN, A. B. (1999). Oficina de Leitura. Teoria e Prática Campinas: Pontes. 104p.
  • LAVE, J. e WENGER, E. (1991). Situated Learning Legitimate peripheral participation Cambrigde: Cambrigde University Press.
  • MORAES, M. C. (2002). Educação a distância: fundamentos e práticas Campinas, SP: UNICAMP/NIED. 212p.
  • POSSENTI, S. (2005). Aprender a escrever (re)escrevendo. São Paulo: Cefiel/IEL/Unicamp e MEC. 61p.
  • ROCHA, H. V. da. (2002). O ambiente TelEduc para a educação a distância baseada na Web: princípios, funcionalidades e perspectivas de desenvolvimento. In: MORAES, Maria Cândida (Org.) Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: UNICAMP/NIED. p. 197-212.
  • ROCHA, H. V. da.; BARANAUSKAS, M. C. C. (2000). Design e avaliação de interfaces humano-computador São Paulo, SP.: IME-USP. 244p.
  • ROCHA, H. V. da.; OEIRAS, J. Y.; FREIRE, F. M. P.; ROMANI, L. A. S. (2001). Design de ambientes para EaD: (re)significações do usuário. In: Anais do Workshop de Interface Humano-Computador, Florianópolis. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). v. 1, p. 84-95. October, 2001.
  • RUSCHEL, R. C.; FREIRE, F. M. P.; BERNARDI, N.; CARDOZO, E.; GUIMARAES, E. G. ; D'ABREU, J. V. V.; CHELLA, M. T.; HARRIS, A. L. N. C. ; MARTINS, M. C.; CUPERSCHMID, A. R. M. (2005). Transporting present laboratory experiments on environmental comfort to Remote Access Laboratories. In: Anais do II Workshop TIDIA FAPESP, 2005, São Paulo. Anais do II Workshop TIDIA, 2005. p. 1-10. http://tidia-ae.incubadora.fapesp.br/portal/ documents/external_documents/IIWTF/fullpapers/
  • VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs). (2003). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp. 204p.
  • WALLACE, C. (1992). Critical literacy awareness in the EFL classroom. In N. Fairclough (org.) Crtical Language Awareness Essex: Longman.p.59-92.
  • WALLACE, R. (2003). Online learning in higher education: a review of research on interactions among teachers and students. Education, Communication & Information.v. 3, 2, p.241-280.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br