Acessibilidade / Reportar erro

A LINGUAGEM DOS EMOJIS1 1 Uma primeira versão deste texto foi apresentada em uma mesa redonda no 20º InPLA na PUCSP, em 2015. Agradeço aos meus primeiros leitores pelas sugestões para esta versão. São eles: Acir Karwoski, Júlio Araújo, Rodrigo Aragão e Ronaldo Gomes.

THE LANGUAGE OF EMOJIS

RESUMO

Partindo do pressuposto de que a linguagem é um sistema adaptativo complexo, este artigo demonstra que as tecnologias de comunicação digital têm forte impacto na interação humana, especialmente quando mediadas por tecnologias móveis, e, como consequência, introduzem mudanças na linguagem. Um desses fenômenos é o uso de emojis, figuras geradas pelo sistema Unicode para representar emoções, e os stickers usados para o mesmo fim em redes sociais como o Facebook. Este texto apresenta a história dos emojis; discute sua circulação nas interações por tecnologia móvel; e identifica regularidades sintáticas e discursivas em dados recolhidos do Twitter, WhatsApp e Facebook. Além disso, demonstra como essa nova linguagem tem sido usada por outros meios de comunicação.

Palavras-chave:
complexidade; comunicação; emojis

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br