Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO

SCIENTIFIC EDUCATION IN APPLIED LINGUISTICS: CONTRIBUTIONS TO BASIC EDUCATION

RESUMO

Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999LAUGKSCH, R. C. (1999). Scientific Literacy: A Conceptual Overview. Science Education, v. 84, p. 71-94. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(200001)84:1<71::AID-SCE6>3.0.CO;2-C.
https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(...
; SILVA, 2020aSILVA, W. R. (2020a). Letramento e fracasso escolar: o ensino da língua materna. Manaus: Editora UEA.; SOARES, 2003aSOARES, M. (2003a) Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera M. (org). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, p. 89-113.), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018BRASIL. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/imag...
) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática.

Palavras-chave:
ensino de língua materna; formação de professores; letramentos

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br