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POR CAUSA DA REDONDILHA: AGÊNCIA E AUTORIA EM UM GÊNERO POÉTICO

BECAUSE OF HEPTASYLLABIC VERSE: AGENCY AND AUTHORSHIP IN A POETIC GENRE

RESUMO

A escrita de poemas sempre teve um lugar na escola, principalmente com alunos e professores selecionados em concursos e festividades. Dessa forma, criou-se a representação de poema como excepcionalidade carregada de certa emoção. Nesse "contrato", ao trazer textos de variadas épocas e subgêneros, encontrava-se resistência, porque o enunciado apresentado aos alunos não se assemelhava às imagens já estabelecidas (MICHELETTI, 2000). Estudos recentes, no entanto, apontam a leitura e produção de poemas em novas chaves (NOGUEIRA, 2008; COSSOM, 2006), o que nos levou, neste artigo, à análise dessas propostas de mudança de lugar discursivo para o aluno e para o professor no momento da produção e circulação dos poemas rompendo com o modo de representação tradicional. Ao propor a elaboração de um poema, cujo tema era "a infância em redondilhas", estabeleceu-se como objetivo a agência (BAZERMAN, 2006) em todas as etapas da escrita, posicionando o professor como um editor-orientador do poeta-aluno. A aplicação foi feita durante o primeiro e segundo semestres de 2008, 2009 e 2010 no 5º período de Língua Portuguesa - Estilística, em Letras - Tradutor e Intérprete. As estratégias adotadas foram as da sequência didática (SCHNEWULY, DOLZ, 2004). As interações aconteceram em sala de aula e, posteriormente, de acordo com o ritmo e necessidade de cada um, por e-mail para facilitar o registro das diversas etapas e o desenvolvimento de uma reflexão sobre o fazer autoral, as dificuldades e as soluções na busca da "obra prima" (JOLIBERT, 1994). O que se configurou, em cada um dos grupos, foram diferentes soluções, que ratificam a emergência de estratégias para cada atividade de escrita, promovendo, para o professor, novos lugares. Busca-se assim, na análise dessa aplicação, compreender como esses novos papéis contribuem para o aprendizado autoral dentro da concepção de poema como gênero poético (BARBOSA, 2001, PADILHA, 2011).

Palavras-chave:
poema; agência; autoria.

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