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A ELABORAÇÃO DE TAREFAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA TEORIA BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO

THE ELABORATION OF TASKS FOR THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE FROM THE BAKHTINIAN THEORY OF DISCOURSE GENRES

RESUMO

Ancorado na perspectiva teórica do Círculo de Bakhtin, este artigo propõe uma reflexão sobre critérios de elaboração e de avaliação de tarefas de produção escrita para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA). Considerando que a formação do professor passa, em grande medida, pelas suas práticas de elaboração, avaliação e adaptação de tarefas didáticas, de acordo com as necessidades de seu grupo, torna-se premente a discussão e a reflexão sobre os processos envolvidos nessas atribuições do trabalho do professor, sobretudo na área de PLA. Por meio da explicitação das etapas de construção de uma tarefa de produção escrita, e pela apresentação e análise dos parâmetros de avaliação da produção textual, busca-se contribuir para a discussão sobre elaboração de materiais didáticos que tenham como base a perspectiva de gêneros do discurso de Bakhtin, já que a área de PLA no Brasil ainda carece de políticas linguísticas que estabeleçam parâmetros direcionadores para o ensino nos contextos em que o português como língua adicional é usado.

Palavras-chave:
gêneros do discurso; tarefas de escrita; PLA

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