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Produção de consoantes finais do inglês como L2: o papel da ortografia e de variáveis relacionadas ao perfil do aprendiz

O presente estudo examina fatores que afetam a produção de consoantes em segunda língua (L2) por aprendizes que foram consideravelmente expostos à língua-alvo em um contexto de L2. Um dos objetivos do presente estudo foi investigar com que frequência os participantes utilizam processos fonológicos que resultam da transferência da correspondência entre ortografia e som da língua materna (L1) para a L2, quando produzem consoantes da língua inglesa em posição de final de palavra. O segundo objetivo consistiu em examinar o relacionamento entre índice de transferência grafo-fonológica e fatores ligados ao perfil do aprendiz (e.g., nível de proficiência, tempo de residência em um país da L2, idade de chegada ao país da L2). A pesquisa contou com a participação de 31 brasileiros que residiam nos Estados Unidos, com perfis variados. Os dados foram coletados utilizando um questionário para identificar o perfil dos participantes, um teste de leitura de sentenças (medida de pronúncia) e um teste de descrição oral de imagens (medida de proficiência em L2). Os resultados indicam que, mesmo em um contexto de L2, a transferência da correspondência entre ortografia e som da L1 na produção de consoantes da L2 é frequente. Entretanto, o contato com input de qualidade em L2, combinado com um conhecimento gramatical sólido da L2 na ocasião da chegada ao país da L2, está diretamente relacionado com o desenvolvimento da proficiência e com a melhora na produção das consoantes em final de palavra na língua-alvo.

produção consonantal em L2; transferência grafo-fonológica; perfil do aprendiz


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