RESUMO
Partindo do pressuposto de que a avaliação é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e imprescindível na orientação das ações pedagógicas que visem à superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes, este trabalho realiza uma análise sobre as possíveis articulações entre as modalidades da avaliação e as etapas do procedimento sequência didática (SD) (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) e sobre como essa prática pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. Com o intuito de analisar tal articulação, inicialmente, apresentamos o plano textual global de três SD implementadas em diferentes contextos, e, na sequência, classificamos as atividades. Para a análise das capacidades de linguagem, analisamos três versões de texto, de um dos estudantes do grupo do Ensino Superior. As análises revelam que o trabalho com a escrita, instrumento avaliativo foco deste estudo, ocorreu, em cada uma das SD, em três momentos distintos: primeira produção, revisão e reescrita da primeira produção e produção final, o que vai ao encontro da nossa defesa de que a SD possibilita colocar em prática as modalidades avaliativas e suas funções que são: diagnosticar, controlar e classificar (HAYDT, 2008, FURTOSO, 2008). Em relação às produções, as análises mostram que houve avanço quanto ao atendimento dos critérios das capacidades de linguagem, uma vez que, os apontamentos/questionamentos feitos para orientar o estudante na retomada de aspectos já estudados em outros momentos foram atendidos promovendo o desenvolvimento de capacidades de linguagem.
Palavras-chave:
avaliação; sequência didática; capacidades de linguagem
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Fonte: as autoras, com base em
Fonte: material didático - Unidade: Poetry: Reading beyond the words.
Fonte:
Fonte: material didático - Unidade: Poetry: Reading beyond the words.
Fonte: as autoras.
Fonte: primeira versão produzida pelo estudante com os apontamentos da professora.
Fonte: as autoras.
Fonte: material didático - Unidade: Poetry: Reading beyond the words.
Fonte: material didático - Unidade: Poetry: Reading beyond the words.
Fonte: produção inicial revisada e reescrita pelo estudante a partir dos apontamentos da professora e do comando da atividade de escrita.
Fonte: material didático do estudante.
Fonte: disponível em <
Fonte: as autoras.


