Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 52, Número: 1, Publicado: 2013
  • Documento sem título Apresentação

  • Capacidade de memória de trabalho e desempenho oral em L2 em condições planejadas e espontâneas: uma análise correlacional Articles

    Guará-Tavares, Maria da Glória

    Resumo em Português:

    O presente estudo é um recorte de uma pesquisa de maior escala que investiga a relação entre capacidade de memória de trabalho, planejamento pré-tarefa e desempenho oral em L2. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre 1) capacidade de memória de trabalho e desempenho oral em condições espontâneas e 2) capacidade de memória de trabalho e desempenho oral em condições planejadas. O desempenho oral foi avaliado através de medidas de acurácia, fluência e complexidade da fala (Skehan 1996, 1998). Os resultados indicam uma complexa relação entre capacidade de memória de trabalho e desempenho oral em L2, uma vez que a análise correlacional demonstra que a) há correlações significativas entre capacidade de memória de trabalho e acurácia em condições espontâneas; b) há correlações significativas entre capacidade de memória de trabalho, fluência e complexidade em condições planejadas. Os resultados são discutidos com base em Engle, Kane, e Tuholski (1999), Fortkamp (1999, 2003), Foster & Skehan (1996), Menhert (1998) e Yuan & Ellis (2003).

    Resumo em Inglês:

    The present study is part of a larger scale research that investigates the relationship between working memory capacity, pre-task planning, and L2 speech performance. The aim of the study was to analyze 1) the relationship between working memory capacity and L2 speaking performance in spontaneous conditions and 2) the relationship between working memory capacity and L2 speaking performance in planned conditions. L2 speech performance was analyzed in terms of fluency, accuracy and complexity. Results indicate a complex relationship between working memory capacity and L2 speech performance. The correlational analysis reveals that a) there are significant correlations between working memory capacity and accuracy in spontaneous conditions; b) there are significant correlations between working memory capacity, fluency and complexity in planned conditions. The results are discussed according to Engle, Kane, & Tuholski (1999), Fortkamp (1999, 2005), Foster & Skehan (1996), Menhert (1998) e Yuan & Ellis (2003).
  • De resistências à aprendizagem da língua inglesa Artigos

    Pessoa, Rosane Rocha; Pinto, Joana Plaza

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa narrativas sobre o contexto e as razões de desistência do estudo do inglês como língua estrangeira, especificamente entre estudantes e professoras/es da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. O objetivo é compreender os significados culturais e as práticas identitárias das/os participantes em relação ao papel hegemônico do inglês como língua estrangeira no Brasil. Os resultados mostram que a desistência ocorreu em diferentes contextos educacionais e que a dificuldade com a língua inglesa é vista como limitação individual, reforçando a noção de aprendizado focado no indivíduo, nesses casos narrados como fracassados. Há ainda identificações antagônicas e aparentemente contraditórias sobre a construção da língua inglesa no mundo hoje. A partir da noção de habitus, aponta-se que as narrativas sobre o inglês legitimam o lugar de autoridade dessa língua.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses narratives of students and teachers from the Faculdade de Letras at the Universidade Federal de Goiás concerning the time and the reasons why they gave up studying English as a foreign language. It is aimed at understanding the college cultural meanings and identity practices with respect to the hegemonic role of English as a foreign language in Brazil. The research shows that the participants gave up studying English in different educational contexts and that the difficulty with English is seen as an individual limitation, reinforcing the notion of learning focused on the individual, in this case narrated as unsuccessful. Besides, it indicates that they disapprove of English and produce apparently contradictory narratives about the English language construction in the world today. Based on the notion of habitus, it is claimed that the narratives about English legitimize the place of authority of this language.
  • Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês Artigos

    Silva, Walkyria Magno e; Dantas, Larissa; Matos, Maria Clara Vianna Sá e; Martins, Marja Ferreira

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos tem se configurado um outro personagem no contexto do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o conselheiro linguageiro (CL). Neste texto propomos uma definição do que seja o aconselhamento linguageiro (AL) e expomos alguns dos papeis do CL, comparando-os com os do professor; levantamos ideias a respeito do lócus do CL nas instituições e das melhores práticas desse agente de aprendizagem. Esse experimento desenvolveu-se em uma universidade no norte do Brasil e envolveu alunos e professores de línguas estrangeiras. Os dados que aparecem neste texto são de alunos e conselheiros de inglês. Em seguida mostramos o impacto dessa ação na autonomização e na motivação dos aprendentes e como esse diálogo entre CL e aprendente pode se dar por meio de recursos tecnológicos mais disponíveis do que o contato face a face.

    Resumo em Inglês:

    Another agent has appeared in the foreign languages teaching and learning context in the recent years: the language learning adviser (LLA). A working definition of this construct is presented in this text. The roles of this agent are shown and compared to the roles played by the teacher. The place where language advising happens in the institutions is presented and the best practices are described. This experiment was developed in a university in Northern Brazil and it involved teachers and students of foreign languages. The data comes from English language advisers and students. Some of the evidences of the impact of this professional on students' autonomization and motivation is described. Finally, a counseling experience conducted through technological resources, when face to face contact was not possible, is shown.
  • Formação de professores de língua para a autonomia: o buraco é mais embaixo Artigos

    Silva, David José de Andrade

    Resumo em Português:

    A formação de professores de língua tem fomentado discussões no campo teórico em vários aspectos. Dentre eles, a questão da construção de projetos pedagógicos de curso (PPC) que propiciem aos discentes desenvolverem capacidade de estudo autônomo e independente, na expectativa de que promovam práticas pedagógicas rumo à autonomia em suas futuras salas de aula. O presente artigo apresentará a gênese dos cursos de licenciatura no Brasil desde o período imperial até a atualidade; discutirá os entraves históricos que dificultam nos cursos de Letras a inovação de seus currículos; e proporá algumas possibilidades de superação da atual conjuntura. O objetivo não é o de oferecer uma solução, mas de ampliar o debate para o pano de fundo da questão. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica e apoiar-se-á nos trabalhos de Benson (2006), Chitashvili (2007), Smith (s/d), Aoki (2000) e Leffa (2003), no conceito de autonomia discente e docente; Gatti (2009,2010), na investigação dos PPC e do perfil dos cursos de Letras-Português no Brasil; Paiva (2003, 2004, 2005), no estudo da história dos cursos de Letras-Inglês; Masetto (2003-2004, 2011) e Cunha (2003), na inovação curricular no ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    Language teacher education has raised theoretical debates on several aspects. One of them is the conception of undergraduate curriculum, which should allow students to develop autonomous and independent study skills so that they would become professionals to educate towards autonomy. The present work aims at presenting a historical perspective of the undergraduate teacher education in Brazil from the imperial times to the present day; at arguing on the historical setbacks which make it hard for undergraduate language degree programs to innovate in their curricula; and also at suggesting some possibilities to overcome the current drawbacks. This study main goal is not to offer solutions, but to broaden the discussion in order to provide background to the discussion. This study is based on bibliographic research, as well as on theoretical ideas developed by Benson (2006), Chitashvili (2007), Smith (s/d), Aoki (2000) and Leffa (2003), on the concept of student and teacher autonomy; Gatti (2009, 2010), on the investigation of the profile and the curricula of the undergraduate Portuguese language courses in Brazil; Paiva (2003, 2004, 2005), on the history study of the undergraduate English language courses; and lastly by Masetto (2003-2004, 2011) and Cunha (2003), on higher education curriculum innovation.
  • O "imperativo da aplicação" na formação de professores de línguas: uma discussão sobre Psicanálise e Universidade Artigos

    Murce Filho, Newton Freire

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir o papel dos estudos da linguagem que levam em conta uma perspectiva psicanalítica nas vertentes freudiana e lacaniana dentro da Universidade. Para isso, a formação de professores de línguas é examinada com foco em dois problemas principais: a desconsideração da importância da linguagem na constituição do sujeito e a dicotomia entre teoria e prática. Partindo de uma experiência docente vivida pelo próprio pesquisador, esta investigação, de natureza bibliográfica, apoia-se em estudos que discutem a complexidade da questão da aprendizagem de língua estrangeira, a relação entre língua materna e língua estrangeira, o papel da linguagem na constituição do sujeito e a relação entre teoria e prática no campo da formação de professores de línguas. O estudo sugere que, na Universidade, aparentemente se desconsidera a complexidade e a importância dessas questões apontadas por uma perspectiva psicanalítica, e que, na relação entre teoria e prática no campo da formação de professores de línguas, destaca-se a primazia da segunda em relação à primeira, o que conduz ao que se chama de o "imperativo da aplicação".

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the role of language studies which take into account a Freudian and Lacanian psychoanalytic perspective within the University. To do so, the education of language teachers is examined with a focus on two particular problems: disregard for the importance of language in the constitution of the subject and the dichotomy between theory and practice. Starting from the researcher's own teaching experience, this bibliographical study is supported by earlier works which discuss the complexity involved in foreign language learning, the relationship between mother tongue and foreign language, the role of language in the constitution of the subject and the relationship between theory and practice in the language teacher education field. The study would suggest that the complexity and importance of these issues, highlighted by a psychoanalytical perspective, are disregarded at the University. As far as the relationship between theory and practice in the language teacher education field is concerned, emphasis is given to the latter, which leads to what is called "the imperative of application".
  • Memória das aprendizagens: um gesto docente integrador da sequência didática Artigos

    Barros, Eliana Merlin Deganutti

    Resumo em Português:

    Este trabalho é um recorte de uma pesquisa anterior, cujo objeto de investigação foi uma intervenção colaborativa efetuada em um 6º ano de uma escola pública da periferia de Londrina. O objetivo geral da pesquisa pautou-se na validação didática da metodologia de ensino de línguas proposta por pesquisadores filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) em contexto específico da escolarização pública brasileira, a partir de três focos: a) os objetos/instrumentos de ensino; b) os alunos e o desenvolvimento de suas capacidades linguageiras; c) o professor no seu agir didático. A pesquisa investigou todo o processo de implementação de um projeto de escrita baseado na transposição didática do gênero "carta de reclamação", orientado pela ferramenta sequência didática (SD). Neste artigo, abordamos a teoria dos gestos didáticos - expandida por pesquisadores brasileiros filiados ao ISD - adaptada, por pesquisadores de Genebra, do conceito de gestos profissionais da Clínica da Atividade. O objetivo é apresentar resultados relativos ao agir do professor na mobilização da ferramenta SD, tomando como foco o gesto didático fundador relativo à mobilização da memória didática (ou memória das aprendizagens). Esse gesto se mostrou de suma importância no desenvolvimento da SD, pois foi responsável pela articulação entre os demais gestos didáticos fundadores, configurando-se, assim, em uma ferramenta integradora do projeto de escrita da "carta de reclamação", objeto unificador da SD desenvolvida.

    Resumo em Inglês:

    This paper is part of a larger study, whose investigation aim was a collaborative intervention involving a 6th grade teacher and students group of a public school located in the suburbs of Londrina, Brazil. The general objective of the research was the didactic validation of the language teaching methodology proposed by researchers who worked under the theoretical perspectives of the Sociodiscursive Interactionism (SDI) within specific Brazilian public school contexts. The study focused on three different aspects: a) the teaching objects/instruments; b) the students and the development of their discursive capacities; c) the teacher in his/her didactic action. This study involved the analysis of the implementation of a writing project, which was based on the didactic transposition of the genre "letter of complaint" and oriented by the idea of the "didactic sequence" (DS) as an instrument. This paper is based on the theory of the didactic gestures, which was expanded by Brazilian researchers affiliated with SDI and adapted by researchers from Genebra, from the concept of professional gestures of the Clinic of Activity. The objective of this research is to present results related to the teacher's action as far as the mobilizations of the DS is concerned. In order to do so, focus was kept on the founding didactic gestures regarding the mobilization of the didactic memory (or learning memory). This gesture has proven to be of great importance when it comes to the development of the DS, because it was responsible for the articulation between the other founding didactic gestures and can, therefore, be considered as an integrative tool within the "letter of complaint" writing project and as a unifying object of the developed DS.
  • Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras Artigos

    Ninin, Maria Otília Guimarães; Barbara, Leila

    Resumo em Português:

    O estudo analisa, na perspectiva da teoria da avaliatividade, especificamente no subsistema de engajamento (MARTIN, 2000; WHITE, 2004 [2002]; MARTIN e WHITE, 2005), como estudantes de graduação em Letras apresentam vozes teóricas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), revelando preferência por expansão dialógica do tipo ponderação (probabilidade) e atribuição (reconhecimento). Resultados evidenciam pequena responsabilidade da voz autoral.

    Resumo em Inglês:

    Based on the Appraisal System, more specifically on the Engagement subsystem (MARTIN, 2000; WHITE, 2002/2004; MARTIN and WHITE, 2005), this study analyzes the way undergraduate students of Letras present theoretical voices in their B.A. final works, showing preference for dialogic expansion - entertainment (probability) and attribution (acknowledgement). Results evidence a low degree of responsibility of the authorial voice.
  • Diálogos intermídias, ou política de identidades em sala de aula Artigos

    Silva, Daniel Nascimento

    Resumo em Português:

    Este artigo reflete sobre uma experiência didática com alunos de Letras, a quem ministrei, no Rio de Janeiro, a disciplina Diálogos Intermídias, em 2011. Partindo do princípio de que as palavras significam porque podem se descontextualizar (BAUMAN & BRIGGS, 1990) ou se deslocar de seus contextos "originais" (DERRIDA, 1977) - isto é, significam porque viajam -, a disciplina investigou a viagem de signos entre campos teóricos diversos: da literatura para a clínica, da etnografia para a literatura, das favelas para a universidade. O ponto central é que o ensino e a aprendizagem que se desenrolaram no centro da cidade do Rio de Janeiro, ou no centro carioca (karaí'oca significa 'casa de branco' em tupinambá), não foram atividades de cognição humana, mas de condição humana - isto é, para além de meras questões cognitivas na relação linguagem-ensino, o que se desvelou nessa relação foi a emergência de posicionamentos humanos particulares (RAJAGOPALAN, 2002). Numa perspectiva da mútua constituição entre linguagem e sociedade, investigo posicionamentos identitários que emergiram na leitura e em comentários sobre textos que descontroem versões dominantes de gênero, sexualidade, raça e subjetividade.

    Resumo em Inglês:

    This paper reflects upon a didactic experience with students who took the Intermedia Dialogues, a class that I taught in Rio de Janeiro in 2011. Starting from the principle that words mean what they mean because they can decontextualize themselves (BAUMAN & BRIGGS, 1990) or move beyond their "original" contexts (DERRIDA, 1977) - i.e., they mean because they "travel," the discipline investigated how signs traveled within different theories: from fiction to clinic, from ethnography to fiction, from the favelas to the university. The main point here is that both teaching and learning that unfolded in that context, in the center of Rio de Janeiro, or the Carioca center (karai'oca means 'the house of the white' in Tupinamba language) was not properly an activity of human cognition, but of human condition - i.e., beyond mere cognitive issues in the language-teaching relation, this very relation rendered the emergence of particular human dispositions (RAJAGOPALAN, 2002). In following a perspective that takes language and society to be mutually constitutive, I scrutinize the identity claims that emerged in the ways students read and commented on texts that deconstruct dominant versions of gender, sexuality, race and subjectivity.
  • Teorías personales de docentes de lengua sobre la enseñanza de la escritura en sistema de educación pública chilena

    Pérez, Roxanna Carolina Correa; Ladino, Mónica Tapia; Martinez, Angie Neira; Navarrete, Mabel Ortiz

    Resumo em Espanhol:

    Es sabido que las ideas que los docentes sostienen acerca de los procesos de enseñanza -aprendizaje de lenguas inciden en su quehacer pedagógico. Son escasos los estudios que explican las teorías personales de profesores de lenguas en torno a las habilidades lingüísticas de sus estudiantes. Por esta razón, el objetivo de este trabajo es determinar cuáles son las teorías personales sobre escritura y su enseñanza en la educación media de seis profesores de inglés y de seis de Lenguaje y Comunicación que se desempeñan en establecimientos educacionales municipalizados de dos regiones de Chile. Para acceder a las teorías personales, los docentes fueron entrevistados con la finalidad de conocer sus ideas sobre diferentes aspectos de la enseñanza de la escritura. La metodología de análisis fue cualitativa y el procesamiento de los datos se realizó con el software NVivo. Los resultados obtenidos indican que los docentes asignan una alta importancia al desarrollo de la escritura, realizan actividades secuenciadas, se apoyan en textos modelos, favorecen el trabajo individual y promueven la escritura de textos breves.

    Resumo em Inglês:

    It is well known that the teachers' ideas about any area related to language teaching and learning processes impact on their pedagogical practice. There are not many studies, however, that explain language teachers' personal theories about linguistics abilities. The aim of this article is to present the personal theories about writing of 6 English teachers and 6 Spanish teachers, who work in public schools in two regions of Chile. In order to find out the personal theories, we interviewed the teachers to deal with different aspects of the process of teaching writing. The methodology was qualitative and the data analysis was carried out with the support of NVivo software. The results indicate that the teachers assign great importance to the development of writing, carry out sequenced activities, support the process with model texts, foster individual work and promote the writing of brief texts.
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br