Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 61, Número: 2, Publicado: 2022
  • O PODER DA LIBERDADE: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS DEMOCRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO ACADÊMICA Artigos

    Blommaert, Jan; Cunha, Guilherme de Moura; Pinto, Joana Plaza

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste ensaio, Jan Blommaert debate questões fundamentais relacionadas à dimensão econômica da publicação acadêmica, as razões e intenções para se publicar no meio acadêmico, e as alternativas disponíveis. O autor apresenta as condições do ciclo produtivo das editoras de periódicos acadêmicos e argumenta que o modelo de negócio é baseado na exploração tripla do trabalho das pessoas na academia, como autoras, pareceristas e leitoras dos artigos, e das instituições e governos que financiam as pesquisas publicadas. O autor critica a falsa solução dos acessos “dourado” e “verde” e mostra o impacto das novas formas de circulação no barateamento e alcance da comunicação acadêmica. Ele defende estratégias democráticas de publicação acadêmica protagonizadas pelas pessoas que pesquisam e argumenta a favor da nossa autonomia para promover a função primordial da publicação acadêmica: o debate de ideias com o maior número possível de especialistas do campo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this essay, Jan Blommaert discusses fundamental issues on the economic dimension of academic publishing, the reasons and the intentions for publishing as an academic, and the available alternatives. The author presents the conditions of the productive cycle of academic journal publishers and argues that the business model is based on the threefold exploitation of academics’ work, as authors, reviewers, and readers of the articles, and of the institutions and governments who fund the published research. The author criticizes the false solution of “gold” and “green” access and expose the impact of new modes of circulation on the cheapening and high reaches of academic communication. He defends democratic strategies of academic publishing led by the people who do research and argues for our autonomy to promote the primary function of academic publishing: the debate of ideas with the largest possible number of experts in the field.
  • O PATRIMÔNIO VIVENCIAL DE UM EDUCANDO: PEDRO QUER ESCREVER UM LIVRO Artigos

    Vieira, Daniela Aparecida; Satyro, Diego; Granado, Selma Regina Pato Vila

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aborda aspectos da trajetória pessoal e escolar de um aluno da EJA, em situação de analfabetismo. Para tratar desses aspectos, procuramos responder esta pergunta: como se configura o patrimônio vivencial de um educando de 20 anos de idade, na atividade de alfabetização, em contexto escolar? Buscando respondê-la, escolhemos, como fundamentação teórica, as noções de perezhivanie (VYGOSTKY, 2010; REY, 2016; VERESOV, 2016), agência (NININ; MAGALHÃES, 2016), repertório (BLOMMAERT; BACKUS, 2012; BUSCH, 2017; GUIMARÃES; MOITA LOPES, 2017) e patrimônio (MOLL et al., 1992; ESTEBAN-GUITART; MOLL, 2014; LIBERALI; MEGALE, 2020). A metodologia de pesquisa é qualitativo-interpretativista, na forma de estudo de caso. Os procedimentos de geração de dados são: uma entrevista semiestruturada e conversas entre o educando e a professora-pesquisadora. Tais dados, interpretados à luz do referido arcabouço teórico, sugerem que há uma transformação na agência do sujeito de pesquisa. Essa transformação é reputada não só a fatores internos, mas também a fatores externos, como a relação com a professora alfabetizadora e com a escola onde o educando estuda. Essas mudanças constituem seu patrimônio vivencial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article explores aspects of an illiterate Adult and Youth Education (EJA, in Brazil) student’s personal and academic trajectory. To investigate these aspects, we seek to answer this question: how are the student’s funds of perezhivania structured, in the school context, considering that he is learning how to read and write at the age of twenty? To answer it, we discuss the notions of perezhivanie (VYGOTSKY, 2010; REY, 2016; VERESOV, 2016), agency (NININ; MAGALHÃES, 2016), repertoire (BLOMMAERT, BACKUS, 2012; BUSCH, 2017; GUIMARÃES, MOITA LOPES, 2017), and funds (of knowledge, identity, and perezhivania) (MOLL et al., 1992; ESTEBAN-GUITART, MOLL, 2014; LIBERALI, MEGALE, 2020). The research method is qualitative-interpretative research (case study). The procedures to gather data are one semi-structured interview and conversations between student and researcher-teacher. Based on the literature review, our data interpretation suggests that there is a transformation in the subject’s agency. We believe that internal and external factors, as well as the student-teacher relationship and the student’s interaction with the school, led to this transformation. These changes constitute the subject’s funds of perezhivania.
  • DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE O GÊNERO ENTREVISTA NAS AULAS DE PORTUGUÊS NA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA Artigos

    Santos, Lilian Abram dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, discorro sobre uma experiência de ensino do gênero entrevista nas aulas de português para estudantes indígenas de um curso de licenciatura. O texto traz reflexões sobre como as aulas foram planejadas e desenvolvidas com base no diálogo intercultural entre os conhecimentos linguísticos e culturais que formataram, historicamente, o gênero em questão, e os conhecimentos dos professores indígenas, que estão começando a utilizar a entrevista como um recurso metodológico para suas pesquisas, realizadas com membros de suas comunidades. O modelo pergunta e resposta da entrevista e o tempo presumivelmente rápido das respostas foram problematizados pelos estudantes visto que não foi um formato avaliado como possível de ser utilizado por pesquisadores indígenas com anciãos de seus povos. Segundo os estudantes, o gênero pode violar regras interacionais e princípios dos conhecimentos indígenas. O artigo procurou ressaltar a necessidade da tradição oral ser considerada na produção do conhecimento acadêmico e no ensino de língua portuguesa para indígenas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, I discuss a teaching experience of the interview genre in Portuguese classes for indigenous students in an undergraduate course. The text reflects on how the classes were planned and developed based on intercultural dialogue between the linguistic and cultural knowledge that has historically framed the genre in question, and the knowledge of the indigenous teachers, who are beginning to use the interview as a methodological resource for their research, conducted with members of their communities. The question and answer model of the interview and the presumably quick timing of the answers were problematized by the students since it was not a format evaluated as possible to be used by indigenous researchers with elders of their peoples. According to the students, the genre may violate interactional rules and principles of indigenous knowledge. The article aimed to highlight the need for oral tradition to be considered in academic knowledge production and Portuguese language teaching for indigenous people.
  • SENTIDOS EM MOVIMENTO E TRABALHO DO EQUÍVOCO: UMA LEITURA DISCURSIVA DA PROPOSTA CURRICULAR NACIONAL PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PLURILÍNGUE Artigos

    Grigoletto, Marisa; Fortes, Laura

    Resumo em Português:

    RESUMO Historicamente, as diversas modalidades de ensino bilíngue no Brasil não têm figurado em documentações político-educacionais regulamentadoras. Entretanto, em 2020, a proposição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue, no âmbito do Conselho Nacional de Educação, pode ser compreendida como um instrumento de política linguística que visa suprir essa falta. Realizamos, neste artigo, uma análise discursiva desse documento, a partir de duas categorias: a produção de um equívoco e o efeito de (in)determinação em processos de designação. Faz parte do processo discursivo que subjaz à textualidade do documento a mobilização da memória do silenciamento de outras línguas presentes no território brasileiro, no processo de institucionalização do português como língua nacional, e o confronto com essa memória e imagem de país monolíngue. Levando em conta esse imaginário e o gesto político do documento na tentativa de abarcar situações muito distintas de ensino bilíngue (português + outra língua), postulamos que um equívoco atravessa a textualidade do documento, no tocante ao significante “educação bilíngue” ou “educação plurilíngue”, produzindo um efeito de (in)determinação na materialidade linguística. Concluímos que o equívoco indicia a contradição ao propor a homogeneização de situações distintas de ensino bilíngue e sustenta o efeito de confronto entre a indeterminação linguística (a legislação proposta pretende abarcar a educação em toda e qualquer língua falada no território nacional, além das línguas estrangeiras de prestígio) e a determinação discursiva, que faz incidir o foco da educação bilíngue sobre as línguas estrangeiras de prestígio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Historically, bilingual programs in Brazil have not figured in national educational policies. However, in 2020, the Brazilian National Council of Education issued the first draft of the National Curriculum Guidelines for Plurilingual Education, which may be interpreted as a gesture of language policy that aims to fill this gap. In this article, we read the Guidelines from a discursive perspective, based on two analytical categories: the production of equivocity and the effect of (in)determination in processes of designation. Part of the discursive process underlying the textuality of the Guidelines is to evoke a memory of silenced languages in the Brazilian territory, in the process of institutionalization of Portuguese as the national language, as well as the confrontation with this memory and image of a monolingual country. Taking into account this imaginary and the political gesture of the document in an attempt to cover very different situations of bilingual education (Portuguese + another language), we postulate that equivocity runs through the textuality of the document, regarding the signifier “bilingual education” or “plurilingual education”, thus producing an effect of (in)determination in the linguistic materiality. We conclude that the equivocity indicates the contradiction in proposing the homogenisation of distinct situations of bilingual education and sustains the effect of confrontation between linguistic indeterminacy (the proposed Guidelines are intended to encompass education in any and all languages spoken in the national territory, besides the prestigious foreign languages) and discursive determination, which sets the focus of bilingual education on prestigious foreign languages.
  • @GREENGODICTIONARY: AUTORIA, RESPONSIBILIDADE, CARNAVALIZAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM UMA CONTA DO INSTAGRAM Artigos

    Moreira, Patrícia Cardoso; Figueredo, Carla Janaina

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é lançar o olhar das teorizações de base bakhtiniana (BAKHTIN/VOLOSHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2011, 2012; SOBRAL, 2009; PAULA; STAFUZZA, 2011) sobre dois carrosséis de postagens publicados em dezembro de 2020 da conta @greengodictionary abrigada na rede social Instagram, configurado aqui como uma esfera da atividade humana. O estudo é uma pesquisa documental e se insere dentro da perspectiva qualitativa de pesquisa (BELL; WATERS, 2014; GRANT, 2019). A análise destes documentos aponta, dentro da esfera da conta, para processos de autoria responsável e responsiva ativa (responsibilidade) de atos enunciativos permeados de práticas discursivas carnavalizadas nas línguas inglesa e portuguesa do Brasil. Procura também avaliar as contribuições para o ensino-aprendizagem de línguas dos projetos enunciativos, autorais, responsíveis e carnavalizados identificados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to look at two carousel posts published in December 2020 on the account @greengodictionary through the lens of Bakhtinian-based theorizations (BAKHTIN/VOLOSHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2011, 2012; SOBRAL, 2009; PAULA; STAFUZZA, 2011). The @greengodictionary is housed in the social network, Instagram, configured here as a sphere of human activity. The study is based on documentary research and falls within the qualitative research perspective (BELL; WATERS, 2014; GRANT, 2019). The analysis of these documents points, within the account domain, to processes of responsible and active responsive authorship (responsiveness) of enunciative acts permeated with carnivalized discursive practices in the English and Brazilian Portuguese languages. It also seeks to assess the contributions to language teaching-learning of the authoritative, responsive and carnivalized enunciative projects identified.
  • RESISTÊNCIA POLÍTICA SEM FOGO AMIGO: POR UMA IDEOLOGIA LINGUÍSTICA DAS MISTURAS EM NOSSA REVOLTA Artigos

    Oliveira, Raquel Souza de; Fabrício, Branca Falabella

    Resumo em Português:

    RESUMO Testemunhamos, na atualidade, a invasão da cultura beligerante em diversas esferas da vida social, inclusive, na política. Com o populismo de direita se alastrando em escala mundial, um olhar atento à maneira como a linguagem está sendo operacionalizada por líderes políticos e seus/suas apoiadores/as se faz necessário (HODGES, 2020). O mesmo pode ser afirmado em relação às crenças linguísticas que orientam as nossas interpretações sobre as formas e os usos das línguas e nossos modos de acionar resistência política. Neste trabalho, investigamos três tuítes de críticas direcionadas às performances discursivas de Abraham Weintraub, ex-Ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro, quando a norma padrão da língua portuguesa foi por ele violada. Visamos investigar as ideologias linguísticas que guiam tais críticas, avaliando os efeitos que produzem nos projetos políticos interessados em defender os direitos de grupos sociais marginalizados. Para nossas análises, utilizamos os construtos teórico-analíticos de iconização, recursividade fractal e apagamento (GAL & IRVINE, 2019). Os resultados do estudo indicam que modos de resistência orientados por ideologias linguísticas que defendem um ideal puro de língua endossam sentidos negativos associados aos recursos linguísticos populares e, por extensão, às categorias sociais dos/as excluídos/as. Defendemos as ideologias linguísticas das misturas (PINTO, 2013; FABRÍCIO & MOITA LOPES, 2019) como um caminho possível para pensarmos práticas de resistência política que sejam, de fato, comprometidas com pautas inclusivas e de justiça social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Nowadays we witness the invasion of a belligerent culture in different areas of social life, including politics. As right-wing populism spreads worldwide, a close look at the way language has been used by political leaders and their supporters is necessary (HODGES, 2020). The same can be said about the linguistic beliefs that guide our interpretations of the forms and uses of languages and our ways of triggering political resistance. In this work, we analyze three tweets that criticize the discursive performances of Abraham Weintraub, former Minister of Education of the government of Jair Bolsonaro, when he violated the standard form of the Portuguese language. We aim to investigate the linguistic ideologies that guide such criticisms, assessing the effects they have on political projects interested in defending the rights of socially marginalized groups. For our analyses, we use iconization, fractal recursivity, and erasure (GAL & IRVINE, 2019) as theoretical-analytical constructs. The results of this study indicate that modes of resistance guided by linguistic ideologies that support a pure ideal of language endorse negative meanings associated with popular linguistic resources and, by extension, with socially excluded groups. We argue in favor of linguistic ideologies that embrace different ways of communicating (PINTO, 2013; FABRÍCIO & MOITA LOPES, 2019) as a possible approach to thinking about practices of political resistance that are, in fact, committed to inclusive and social justice agendas.
  • DISCURSOS SOBRE A CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA E DA TRANSFOBIA NO PORTAL DE NOTÍCIAS O ANTAGONISTA Artigos

    Tavares, Raylton Carlos de Lima; Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, apresentamos uma amostra dos resultados da pesquisa Facetas discursivas em torno da criminalização da homofobia e da transfobia (TAVARES, 2019), cujo objetivo foi analisar o modo como a decisão do Supremo Tribunal Federal brasileiro em tipificar como crime a homofobia e a transfobia foi mobilizado em uma cadeia de eventos discursivos publicada pelo portal de notícias O Antagonista. Com base em pressupostos teóricos dos estudos críticos do discurso, e utilizando a linguagem de descrição do sistema de transitividade, tomamos três textos do corpus para mostrar como os eventos e atores sociais envolvidos são representados, quais discursos tais textos atualizam e que efeitos de sentido potenciais têm. Os resultados apontam que a representação tematiza o possível descontentamento de religiosos e apaga os benefícios à comunidade LGBTQIA+. Tal apagamento é utilizado ideologicamente para sustentar a LGBTfobia como uma estrutura em que vidas LGBTQIA+ são desimportantes ou não merecedoras de proteções legais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we present a sample of the results of the research Discursive facets around the criminalization of homophobia and transphobia (TAVARES, 2019), whose objective was to analyze how the decision of the Brazilian Federal Supreme Court to typify homophobia and transphobia as a crime was mobilized in a chain of discursive events published by the news portal O Antagonista. Based on the theoretical assumptions of critical discourse studies and using the language of description of the transitivity system, we take three texts from the corpus to show how the events and social actors involved are represented, which discourses such texts update and what potential meaning effects they have. The results indicate that the representation thematizes the possible discontent of religious people and erases the benefits to the LGBTQIA+ community. Such erasure is used ideologically to sustain LGBTphobia as a social structure in which LGBTQIA+ lives are unimportant or not worthy of protection.
  • ANÁLISE MULTIMODAL: NOÇÕES E PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS Artigos

    Farhat, Theodoro Casalotti; Gonçalves-Segundo, Paulo Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo da Teoria Sistêmico-Funcional e da proposta decomposicional de Bateman, Wildfeuer e Hiippala (2017), este artigo delineia noções e procedimentos que consideramos fundamentais para a análise de textos multimodais, particularmente os digitais, fornecendo uma proposta teórico-metodológica que permite ao analista um maior comprometimento com uma organização clara e replicável do procedimento analítico. Assim, em primeiro lugar introduzimos os conceitos fundamentais de realização e instanciação e suas implicações para o estudo da multimodalidade; depois, parte-se para a noção de “tela” e para a classificação multidimensional das materialidades semióticas; em seguida, explicitam-se os passos básicos para a fundamentação da análise de textos multimodais; e, finalmente, o modelo é exemplificado com a análise sumária da composição em telas de postagens de Facebook.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Drawing on Systemic Functional Theory and the decompositional model proposed by Bateman, Wildfeuer and Hiippala (2017), this paper outlines notions and procedures we consider fundamental for the analysis of multimodal texts, particularly digital ones, by providing a theoretical and methodological model that enables a greater commitment to a clear and replicable organization of the analytical procedure. We introduce the fundamental systemic functional concepts of realization and instantiation and their implications for the study of multimodality; next, we present the notion of ‘canvas’ and the multidimensional classification of semiotic materialities; then, we make explicit the basic steps for the substantiation of the analysis of multimodal texts; and, finally, we exemplify the model with a cursory analysis of the canvas composition of Facebook posts.
  • RACIALIZANDO LÍNGUA OU LINGUIFICANDO RAÇA? Resenha

    Cerqueira, Fernanda de Oliveira; Carvalho, Danniel da Silva
  • FORMAR PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E SEGUNDA LÍNGUA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: GESTOS E POLÍTICAS Resenhas

    Santos, Daniel dos; Alencar, Tiêgo Ramon dos Santos
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br