Acessibilidade / Reportar erro

Società Italiani Uniti: do triunfo à decadência. A emergência do fascismo* * Este artigo é parte da introdução e do segundo capítulo de minha tese de doutorado, financiada pela Fapesp e pela Capes (doutorado sanduíche em Roma, Itália), intitulada Associações italianas no interior paulista num espaço partilhado. Nacionalismo e italianidade sob a perspectiva da história local, defendida em 2011 junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Agradeço aos pareceristas anônimos da Topoi pelos comentários e sugestões feitos para o aprimoramento deste artigo.

O presente artigo apresenta parte do resultado da pesquisa realizada sobre a Società Italiani Uniti, uma associação italiana marcada pela emergência do fascismo, que existiu em Araraquara (SP) entre os anos de 1920 e 1941. Pretende-se traçar a sua trajetória, do triunfo à decadência, discutindo suas funções, coesão e consenso.

associação italiana; fascismo; estatutos


Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org