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O crime como obra de arte: Aníbal López, realismo traumático e crítica institucional (2000-2012)

Crime as a work of art: Aníbal López, traumatic realism, and institutional critique (2000-2012)

El crimen como obra de arte: Aníbal López, realismo traumático y crítica institucional (2000-2012)

RESUMO

Este artigo analisa a relação entre criminalidade e arte contemporânea a partir do realismo traumático mobilizado na obra do artista visual guatemalteco Aníbal López durante os anos 2000. Para tanto, considera-se a ideia-limite do “crime como obra de arte” como um dos modos de elaboração poética do trauma na cultura contemporânea. A hipótese de fundo consiste em ressaltar a dimensão institucional dessa elaboração, ali incluída a crítica aos sistemas de produção e circulação da arte. Como se verá, parte da potência discursiva das obras de Aníbal López advém do choque deliberado entre dois contextos díspares: de um lado, o ambiente traumático de violência, criminalidade e pobreza da Guatemala dos anos 1990 e 2000; de outro, o contexto institucional do mundo da arte contemporânea globalizada, com seus ritos sofisticados, sua fauna exótica e culta, seus lugares próprios de exposição e legitimação.

Palavras-chave:
Aníbal López; crime como obra de arte; arte e violência na América Latina; realismo traumático; crítica institucional

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