Acessibilidade / Reportar erro

Las Casas, Alonso de Sandoval e a defesa da escravidão negra

Las Casas, Alonso de Sandoval and the defense of black slavery

Resumos

A proposta do artigo é analisar a contribuição do dominicano Bartolomé de Las Casas, no século XVI, e do jesuíta Alonso de Sandoval, no século XVII, na construção do discurso legitimador e regulador do tráfico e da escravidão dos negros.

Colonização da América espanhola; Evangelização dos negros; Escravidão negra.


The aim of this paper is to analyze the contributions made by the Dominican Bartolomé de Las Casas, in the XVI century, and the Jesuit Alonso de Sandoval, in the XVII century, to legitimatize and regularize discourses about the slave trade and black slavery in the Spanish Americas.

Colonization of the Hispanic America; Evangelize of blacks; Black slavery.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANDRÉS-GALLEGO, José, GARCÍA AÑOVEROS, Jesús María. La Iglesia y la esclavitud de los negros. Pamplona: EUNSA, 2002.
  • A BÍBLIAA BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1989.
  • BALLESTEROS, A. História da América. Espanha: s/ed., 1954. tomo XVII.
  • BETHELL, L. (org.). História da América Latina. Volume 1: América Latina colonial. São Paulo/Brasília: Edusp/FUNAG, 1997.
  • BRADING, David A. Orbe indiano. De la monarquía católica a la república criolla, 1492-1867. México: FCE, 1991.
  • BOXER, Charles R. A Igreja e a expansão ibérica (1440-1770). Lisboa: Edições 70, 1989.
  • CASAS, Bartolomé de las. Brevíssima relação da destruição de África. Lisboa: Edições Antígona, 1996.
  • CESAREO, Mario. Cruzados, mártires y beatos. Indiana: Purdue Univesity Press, 1995.
  • DAVIS, David Brion. O problema da escravidão na cultura ocidental. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
  • EGUIARA Y ERGUREN, Juan José de. Historia de sabios novohispanos. (1754) México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1998. p. 28.
  • ESTEVE BARBA, Francisco. Historiografia indiana. 2a. ed. Madrid: Editorial Gredos, 1992.
  • GRUZINSKI, Serge. "Las repercusiones de la conquista: la experiencia novo hispana". In: BERNAND, Carmen (org.). Descubrimiento, conquista y colonización de América a quinientos años. México: Fondo de Cultura Económica, 1994. p. 148-171.
  • GRUZINSKI, Serge, BERNAND, C. História do Novo Mundo: da descoberta à conquista uma experiência européia, 1492-1550. São Paulo: Edusp, 1997.
  • HÖFFNER, Joseph. Colonização e evangelização: ética da colonização espanhola no Século de Ouro. Rio de Janeiro: Presença, 1977.
  • HOORNAERT, E. A cristandade durante a primeira época colonial. In: HOORNAERT, E., AZZI, R.. História da Igreja no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1979. tomo 2.
  • JOSAPHAT, Carlos, frei. Las Casas. Todos os direitos para todos. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
  • MARQUES, João Francisco. "A religião na expansão portuguesa. Vectores e itinerários da evangelização ultramarina: o paradigma do Congo". Revista de História das Idéias. Coimbra, vol. 14, 1992.
  • MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionários da mente: senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
  • NETO, José Alves de Freitas. Bartolomé de las Casas: a narrativa trágica, o amor cristão e a memória americana. São Paulo: Annablume, 2003.
  • PAGALDAY, José Ramon I.,pe. "Bartolomeu de Las Casas e o seu conceito de evangelização". In: História da Evangelização na América Latina. São Paulo: Paulinas, 1988.
  • PÉREZ FERNÁNDEZ, Isacio, pe. Bartolomé de Las Casas: viajero por dos mundo. Su figura, su biografia sincera, su personalidad. Cuzco: CBC, 1998.
  • PÉREZ FERNÁNDEZ, Isacio. "Estudo preliminar". In:CASAS, Bartolomé de las.Brevíssima relação da destruição de África. Lisboa: Edições Antígona, 1996.
  • PALACIOS PRECIADO, Jorge. La esclavitud de los africanos y la trata de negros. Entre teoría y la práctica. Tunja: Publicaciones del Magister en Historia - UPTC, 1998. (Nuevas lecturas de Historia, 2)
  • RESTREPO, Luis Fernando. "Los límites da la razón occidental: la 'naturaleza' muisca y los proyectos intelectuales de los jesuitas en el Nuevo Reino de Granada, siglo XVII". In: MILLONES Figueroa, Luis, LEDEZMA, Domingo (eds.) El saber de los jesuitas, historias natulares y el Nuevo Mundo. Frankfurt/Madrid: Vervuert/Iberoamaericana, 2005.
  • RODRIGUES, Adriano Vasco. "Aculturação artística e social no Reino do Congo resultante da evangelização após a chegada dos portugueses". In: Atas do congresso internacional Bartolomeu Dias e a sua época. Porto: Universidade do Porto/Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992. v. 5.
  • SANDOVAL, Alonso de. De instauranda æthiopum salute. Madrid: Por Alonso de Paredes, 1647. (Cd Afro-América: textos históricos. Introdução e seleção de Enriqueta Vila Vilar. Coleção Clássicos Tavera, dirigido por José Andrés-Gallego. Fundação Histórica Tavera. Série II, v. 7)
  • RODRIGUES, Adriano Vasco. Un tratado sobre la esclavitud. [De instauranda Æthiopum salute] (introdução, transcrição e tradução de Enriqueta Vila Vilar) Madrid: Alianza Editorial, 1987.
  • SARANYANA, Josep Ignasi (dir.). Teología en América Latina. Desde los orígenes a la Guerra de Sucesión (1493-1715). Madrid/Frankfurt am Main: Iberoamericana/ Vervuert, 1999. v. 1.
  • SAUNDERS, A. C. de C. M. História social dos escravos e libertos negros em Portugal (1441-1555). Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1982.
  • SUESS, Paulo (org.). A conquista espiritual da América espanhola. Petrópolis: Vozes, 1992.
  • THOMAS, Hugh. Quién es quién de los conquistadores. Espanha: Salvat, 2001.
  • TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
  • VAINFAS, R. "Deus contra Palmares. Representações senhoriais e idéias jesuíticas". In: REIS, J.J., GOMES, F. dos S.. Liberdade por um fio. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 60-80.
  • VAINFAS, R.. El proyecto de una esclavitud cristiana: ideas jesuíticas en Brasil y Cartagena de Indias durante el siglo XVII. Medellín, X Congreso de Historia de Colombia, 1997. mimeo.
  • XIRAU, Ramón. Idea y querella de la Nueva España. Madrid: Alianza Editorial, 1973.
  • 1
    Alguns autores afirmam que Las Casas nasceu em 1474, mas, segundo Isacio PérezFernández, pode-se afirmar "com segurança quase total"que 1484 foi o ano do seu nascimento. PÉREZ FERNÁNDEZ, Isacio, pe. Bartolomé de Las Casas: viajero por dos mundo. Su figura, su biografía sincera, su personalidad. Cuzco: CBC, 1998. p. 17.
  • 2
    SARANYANA, Josep Ignasi (dir.). Teología en América Latina. Desde los orígenes a la Guerra de Sucesión (1493 -1715). Madrid/Frankfurt am Main: Iberoamericana/Vervuert, 1999. v. 1. p. 66.
  • 3
    EGUIARA Y ERGUREN, Juan José de. Historia de sabios novohispanos. (1754) México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1998. p. 28.
  • 4
    A encomienda, segundo Bernand e Gruzinski, era uma instituição ibérica que foi transposta para as Antilhas por Nicolás de Ovando, governador de Hispaniola (1503) e para o México por Cortés. Na Espanha, a encomienda tinha sua raiz na Reconquista; na América, porém, a encomienda não correspondeu a uma dotação de terras, e, sim, à concessão pelo Estado de mão-de-obra compulsória. O encomenderotornou-se beneficiário do trabalho forçado dos índios: recebia dos indígenas tributo ou serviço pessoal e, em troca, devia prestar-lhes assistência material e religiosa. A queda considerável da população indígena e as críticas recebidas contribuíram para o declínio da instituição. Repartimiento e encomienda na América espanhola são, para esses autores, sinônimos, o primeiro termo acentuando o processo de distribuição, enquanto o segundo está ligado às responsabilidades do titular. No México, o repartimiento chamou-se também cuatéquil, no Peru, mita, e na Colômbia, concierto. GRUZINSKI, S., BERNAND, C.. História do Novo Mundo: da descoberta à conquista uma experiência européia, 1492-1550. São Paulo: Edusp, 1997. p. 606-607.
  • 5
    ESTEVE BARBA, Francisco. Historiografia indiana. 2a. ed. Madrid: Editorial Gredos, 1992. p. 87.
  • 6
    Não há certeza sobre a data e o local da ordenação sacerdotal de Las Casas. Cf. PÉREZ FERNÁNDEZ, Isacio, pe., op. cit., 1998, p. 31-35.
  • 7
    THOMAS, Hugh. Quién es quién de los conquistadores. Espanha: Salvat, 2001. p. 383.
  • 8
    JOSAPHAT, Carlos, frei. Las Casas. Todos os direitos para todos. São Paulo: Edições Loyola, 2000. p. 53.
  • 9
    CASAS, B. de las. Historia das Índias, II, 13 apud. TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1988. p. 130, 136-137.
  • 10
    BALLESTEROS, A. História da América. Espanha: s/ed., 1954. tomo XVII. p. 74-76.
  • 11
    THOMAS, Hugh, op. cit., p. 384 - 385.
  • 12
    A primeira autorização da Coroa espanhola para o tráfico de escravos negros foi em1501. Dois anos depois, a licença foi revogada. Em 1510, voltou a conceder uma autorização que, com a morte do rei Fernando, foi suspensa pelo regente de Castela, o cardeal Cisneros. HÖFFNER, Joseph. Colonização e evangelização: ética da colonização espanhola no Século de Ouro. Rio de Janeiro: Presença, 1977. p. 173-174.
  • 13
    THOMAS, Hugh, op. cit., p. 384.
  • 14
    ESTEVE BARBA, Francisco, op. cit., p. 88.
  • 15
    ibid., p.98.
  • 16
    SARANYANA, Josep Ignasi (dir.), op. cit., p. 66.
  • 17
    ESTEVE BARBA, Francisco, op. cit., p. 94.
  • 18
    Todorov, em seu livro, avalia a relação entre o amor de Las Casas pelos índios e oconhecimento que tinha de suas culturas. Visto na perspectiva do amor caridoso, tal questão não se colocaria dessa maneira, uma vez que não se relacionaria com o reconhecimento de uma outra identidade, mas, sim, com o pertencimento a uma mesma unidade, a do corpo de Cristo. TODOROV, T., op. cit., p. 165-179. José Alves de Freitas Neto discute a relação entre amar e conhecer na visão de Todorov sobre Las Casas. NETO, José Alves de Freitas. Bartolomé de Las Casas: a narrativa trágica, o amor cristão e a memória americana. São Paulo: Annablume, 2003.
  • 19
    PAGALDAY, José Ramon I., pe. "Bartolomeu de Las Casas e o seu conceito deevangelização". In: História da Evangelização na América Latina. São Paulo: Paulinas, 1988. p. 48. ESTEVE BARBA, Francisco, op. cit., 93-94.
  • 20
    Existe um outro documento pontifício chamado Veritas ipsa que, parece, ao ter sido ampliado, ganhou o nome de Sublimis Deus. SUESS, Paulo (org.). A conquista espiritual da América espanhola. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 275. Cf. também SARANYANA, Josep Ignasi (dir.), op. cit., p. 66 - 68; 101.
  • 21
    Papa Paulo III. Sublimis Deus. 1537, apud. SUESS, Paulo (org.), op. cit., p. 273. Josaphat fala de uma estratégia de missionários, especialmente dominicanos, em informar ao papa sobre os dotes intelectuais, as qualidades morais e espirituais dos índios e dos progressos da evangelização na América. JOSAPHAT, Carlos, frei, op. cit., p. 101-105. Luis Martínez Ferrer e Carmen José Alejos-Grau destacam a participação do frei dominicano Bernardino de Minaya. SARANYANA, Josep Ignasi (dir.), op. cit., p. 101.
  • 22
    SARANYANA, Josep Ignasi (dir.), op. cit., p. 101.
  • 23
    EGUIARA Y ERGUREN, Juan José de, op. cit., p. 30.
  • 24
    ibid., p. 34-35.
  • 25
    SARANYANA, Josep Ignasi (dir.), op. cit., p. 110.
  • 26
    XIRAU, Ramón. Idea y querella de la Nueva España. Madrid: Alianza Editorial, 1973. p. 17; TODOROV, T., op. cit. , p. 148-153;
  • 27
    JOSAPHAT, Carlos, frei, op. cit., p. 147155; ESTEVE BARBA, Francisco, op. cit., p. 90-91; PÉREZ FERNÁNDEZ, Isacio, pe., op. cit., 1998, p. 102-104.
  • 28
    PAGALDAY, José Ramon I., pe., op. cit., p. 47.
  • 29
    PÉREZ FERNÁNDEZ, Isacio, pe., op. cit., 1998, p. 129-131.
  • 30
    O verbete de Hugh Thomas sobre Las Casas serviu de fio condutor para a apresentaçãodas referências biográficas. THOMAS, Hugh, op.cit.,p. 382-386.
  • 31
    ESTEVE BARBA, Francisco, op. cit., p. 95.
  • 32
    PAGALDAY, José Ramon I., pe., op. cit., p. 45.
  • 33
    PÉREZ FERNÁNDEZ, Isacio, pe. "Estudo preliminar". In: CASAS, Bartolomé de las. Brevíssima relação da destruição de África. Lisboa: Edições Antígona, 1996. p. 22-35.
  • 34
    PÉREZ FERNÁNDEZ, Isacio, pe., op. cit., 1998. p. 94.
  • 35
    CASAS, Bartolomé de las. Brevíssima relação da destruição de África. Lisboa: Edições Antígona, 1996. p. 247-249.
  • 36
    ibid., p. 255-256.
  • 37
    ibid., p. 274-275.
  • 38
    ibid., p. 298.
  • 39
    ibid., p. 298.
  • 40
    ibid., p. 322-326.
  • 41
    MARQUES, João Francisco. A religião na expansão portuguesa. Vectores e itineráriosda evangelização ultramarina: o paradigma do Congo. Revista de História das Idéias. Coimbra, vol. 14, 1992. p. 125-126.
  • 42
    RODRIGUES, Adriano Vasco. "Aculturação artística e social no Reino do Congoresultante da evangelização após a chegada dos portugueses". In: Atas do congresso internacional Bartolomeu Dias e a sua época. Porto: Universidade do Porto/Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992. v. 5. p. 553.
  • 43
    DAVIS, David Brion. O problema da escravidão na cultura ocidental. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 209.
  • 44
    ibid., p. 195-196.
  • 45
    ibid., p. 199.
  • 46
    SAUNDERS, A. C. de C. M.. História social dos escravos e libertos negros em Portugal (1441 - 1555). Lisboa, /Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1982. p. 66 - 68. David Brion Davis também demonstra essa explicação da origem da escravidão ligada ao pecado. DAVIS, David Brion, op. cit., p. 81 - 109. E Höffner diz que essa idéia de que a raiz da escravidão está no pecado "ficou definitivamente arraigada na teologia católica". HÖFFNER, Joseph, op. cit., p. 77.
  • 47
    CASAS, Bartolomé de las, op. cit., p. 319.
  • 48
    Relación de la misión y primera en Urubá que el padre Diego de Torres, viceprovincial de la Compañía de Jesús del Nuevo Reino y Quito, hizo la provincia de los indios infieles de Urubá por el año de 1606, scripta al padre Estebán Páez, provincial de Perú, por el padre Alonso de Sandoval que fue su compañero, em ARSI, Nuevo Reino y Quito, Epistolario general, Historia I.
  • 49
    Na primeira edição a obra intitulava-se Naturaleza, policia sagrada i profana, costumbres i ritos, disciplina i catecismo evangélico de todos etíopes {...} Já a edição de 1647 ganhou o título De instauranda Æthiopum salute. Historia de Æthiopia, naturaleza, policia sagrada y profana, costumbres, ritos y cathecismo evangélico de todos los Etíopes con que se reataura la salud de sus almas, dividida en dos tomos: ilustrados de nuevo en esta segunda impresión con cosas curiosas y indice muy copioso {...}.
  • 50
    SANDOVAL, Alonso. Un tratado sobre la esclavitud. {De instauranda Æthiopum salute} (introdução, transcrição e tradução de Enriqueta Vila Vilar) Madrid: Alianza Editorial, 1987. Introdução: p. 25 - 36. Cf. também SARANYANA, Josep Ignasi (dir.). op. cit., p. 252-255.
  • 51
    Rafael de Bivar Marquese atribui ao dominicano Jean-Baptiste Du Tertre, autor deuma história das Antilhas francesas publicada entre 1667 e 1771, a "primeira abordagem sistemática da questão a ser publicada na Europa". Entretanto, acredito que se possa dar tal primazia à obra de Alonso de Sandoval. MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionários da mente: senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas, 16601860. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 26.
  • 52
    SANDOVAL, Alonso de. De instauranda æthiopum salute. Madrid: Por Alonso de Paredes, 1647. Dedicatória. Foram usadas aqui duas edições do texto de Alonso de Sandoval. Na análise das três primeiras partes, foi utilizada a edição de 1647, reproduzida no cd Afro-América: textos históricos. Introdução e seleção de Enriqueta Vila Vilar. Coleção Clássicos Tavera, dirigido por José Andres-Gallego. Fundação Histórica Tavera. Série II, v. 7; para o livro IV, a edição de 1627, com introdução, transcrição e tradução de Enriqueta Vila Vilar, publicado pela Alianza Editorial, em 1987.
  • 53
    Há diferenças entre a primeira e a segunda edições. Houve mudança do título da obra,como já foi referido, de títulos das partes e revisão de conteúdos por Sandoval, no intervalo entre as duas edições. Na primeira edição, o Livro primeiro se intitula De las principales naciones de Etiopes, que se conocen en el mundo, y de sus condiciones, ritos y abusos; y de otras cosas notables, que se hallan en ellas; e na segunda edição, De los mas principales Reinos, y Provincias de Negros que se hallan en la Etiopia Occidental, o interior de la parte tercera del mundo, que ocupa el Africa. En que se trata con gran latitud de su esclavitud. O Livro segundo se intitula De los males que padecen estos negros y de la necessidad deste ministerio que los remedia, cuya alteza y excelencia resplandece por varios títulos; e na segunda edição, De los mas principales Reinos, Provincias e Islas de Negros que se hallan en Etiopia Oriental, o sobre Egipto, de la parte segunda del mundo que ocupa el Asia. Y de la predicación en toda ella del Apostol Santo Tomé. O livro terceiro, na edição de 1627, chama-se Del modo de ayudar a la salvacion de estos negros en los puertos de adonde salen y adonde llegan sus armazones; e na de 1647, De muchas cosas monstruosas, singulares e muy maravillosas que los Autores cuentan hallarse en los Reinos destos Etíopes Y demás tierras de Negros. Y de las vidas de sus Santos y Varones ilustres que se han podido rastrear.
  • 54
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 2.
  • 55
    ANDRÉS-GALLEGO, José, GARCÍA AÑOVEROS, Jesús María. La Iglesia y la esclavitud de los negros. Pamplona: EUNSA, 2002. p. 56.
  • 56
    GRUZINSKI, S., BERNAND, C., op. cit., p. 627.
  • 57
    PALACIOS PRECIADO, Jorge. La esclavitud de los africanos y la trata de negros. Entre teoría y la práctica. Tunja: Publicaciones del Magister en Historia - UPTC, 1998. (Nuevas lecturas de Historia, 2) p. 9.
  • 58
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 74.
  • 59
    ANDRÉS-GALLEGO, José, GARCÍA AÑOVEROS, Jesús María, op.cit., p. 57-59; BOXER, Charles R. A Igreja e a expansão ibérica(1440-1770). Lisboa: Edições 70, 1989. p. 49.
  • 60
    Segundo o relato bíblico, Noé, bebendo vinho, se embriagou e ficou nu dentro de suatenda. Um de seus filhos, Cam, viu a nudez de seu pai e riu dela. Seus dois irmãos, Sem e Jafé, tomaram um manto e o cobriram, sem olhar a nudez de seu pai. Quando Noé acordou e soube da atitude de Cam, o amaldiçoou. (Gen 9, 18-27) A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1989. p.43-44.
  • 61
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 16-21.
  • 62
    A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1989. p. 44.
  • 63
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 84.
  • 64
    ibid., 1647, p. 85.
  • 65
    ibid., 1647, p. 92.
  • 66
    HESPANHA, Antonio Manuel, XAVIER, Ângela Barreto. "A representação da socie-dade e do poder". MATTOSO, J.. História de Portugal. Lisboa: Editorial Estampa, 1993. Vol. 4: O Antigo Regime (1620-1807). p. 122.
  • 67
    CESAREO, Mario. Cruzados, mártires y beatos. Indiana: Purdue Univesity Press, 1995. p. 21-22.
  • 68
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 86.
  • 69
    ibid., p. 88.
  • 70
    ANDRÉS-GALLEGO, José, GARCÍA AÑOVEROS, Jesús María, op.cit., p. 46-59.
  • 71
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 100.
  • 72
    DAVIS, David Brion, op. cit., p. 222- 23.
  • 73
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 75.
  • 74
    ibid., p. 76.
  • 75
    A BÍBLIA de Jerusalém, op.cit., p. 1850.
  • 76
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 77.
  • 77
    ibid., p. 80.
  • 78
    DAVIS, David Brion, op. cit., p. 109.
  • 79
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1987, introdução: p. 37.
  • 80
    Charles Boxer duvida da influência de Fernando de Oliveira em seus contemporâneos.BOXER, Charles R., op.cit., p. 48-49.
  • 81
    ibid., p. 421.
  • 82
    SARANYANA, Josep Ignasi, op.cit., p. 254-255.
  • 83
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 478-501.
  • 84
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1987. p. 505.
  • 85
    ibid., p. 506.
  • 86
    ibid., p. 515-516.
  • 87
    ibid., p. 518.
  • 88
    ibid., p. 520.
  • 89
    apud. BOXER, Charles R., op. cit., p. 88-89.
  • 90
    SANDOVAL, Alonso de, op. cit., 1987. p. 608.
  • 91
    ibid., p. 610.
  • 92
    SANDOVAL, Alonso de, op.cit., 1647, p. 93.
  • 93
    SANDOVAL, Alonso de, op. cit., 1987. p. 612.
  • 94
    Cf. NEVES, Luiz Felipe Baêta. O combate dos soldados de Cristo na terra dos papagaios: colonialismo e repressão cultural. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
  • 95
    LÓPEZ de GÓMARA, Francisco. Historia general de las Indias. apud. ELLIOT, J. H. "A conquista espanhola e a colonização da América". In: BETHELL, L. (org.). História da América Latina. Volume 1: América Latina colonial. São Paulo/Brasília: Edusp/FUNAG, 1997. p. 135.
  • 96
    Todorov diz que Las Casas partilhava da "ideologia colonialista", sendo, pois, defensorda submissão da América à Espanha. TODOROV, op. cit., p. 168-173.
  • 97
    PÉREZ FERNÁNDEZ, Isacio, op. cit., 1991, p. 188.
  • 98
    XIRAU, Ramón, op. cit., p. 18; HÖFFNER, Joseph, op. cit., p. 189.
  • 99
    SARANYANA, Josep Ignasi (dir.). op. cit., p. 408.
  • 100
    BRADING, David A. Orbe indiano. De la monarquía católica a la república criolla, 1492 -1867. México: FCE, 1991. p. 192-193.
  • 101
    apud. PALACIOS PRECIADO, Jorge, op. cit., p. 11-12.
  • 102
    Cf. VAINFAS, R.. El proyecto de una esclavitud cristiana: ideas jesuíticas en Brasil y Cartagena de Indias durante el siglo XVII. Medellín, X Congreso de Historia de Colombia, 1997. mimeo. VAINFAS, R. "Deus contra Palmares". In: REIS, J.J., GOMES, F. dos S. Liberdade por um fio. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 60-80. Paulo de Assunção também, no que se refere à América portuguesa, discute a relação da atuação dos jesuítas e a economia colonial. Cf. ASSUNÇÃO, Paulo de. Negócios Jesuíticos. São Paulo: EDUSP, 2004.
  • 104
    CESAREO, Mario, op. cit., p. 149.
  • 105
    RESTREPO, Luis Fernando. "Los límites da la razón occidental: la 'naturaleza' muiscay los proyectos intelectuales de los jesuitas en el Nuevo Reino de Granada, siglo XVII". In: MILLONES Figueroa, Luis, LEDEZMA, Domingo (eds.) El saber de los jesuitas, historias natulares y el Nuevo Mundo. Frankfurt/Madrid: Vervuert/Iberoamaericana, 2005. p. 176.
  • 106
    ibid., p. 174.
  • 107
    GRUZINSKI, Serge. "Las repercusiones de la conquista: la experiencia novo hispana".In: BERNAND, Carmen (org.). Descubrimiento, conquista y colonización de América a quinientos años. México: Fondo de Cultura Económica, 1994. p. 163-164.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2006
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org