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Autoeficácia e Desenvolvimento Positivo dos Jovens: Uma Revisão Narrativa da Literatura

Autoeficacia y Desarrollo Positivo de los Jóvenes: Una Revisión Narrativa de la Literatura

Resumo

O Desenvolvimento Positivo dos Jovens (PYD) aborda a promoção da saúde de todos os adolescentes, visando potencializar suas capacidades e ressaltar as qualidades positivas desse período evolutivo, combinadas com recursos do ambiente e de pessoas significativas. Dentre tais qualidades, crenças de autoeficácia satisfatórias são essenciais para a obtenção de uma vida saudável, pois configuram-se como recursos promotores de uma adaptação positiva à vida adulta. Objetivou-se na presente revisão narrativa discutir relações entre crenças de autoeficácia e recursos desenvolvimentais em diferentes domínios sociais. Foram recuperados artigos nas bases de dados SciELO, PubMed, Web of Science, Scopus, CAPES e PsycINFO. Empregaram-se os termos de busca autoeficácia e desenvolvimento positivo dos jovens, sem delimitar um intervalo temporal. A produção científica é recente, sendo selecionados 19 estudos que associam autoeficácia e recursos do PYD, com predominância de estudos transversais, e amostras compostas especialmente por jovens do ensino médio. Entre os recursos encontrados, destacam-se competências acadêmicas, físicas, de carreira e suporte social. Isoladamente, autoeficácia e desempenho acadêmico contam com produções científicas mais expressivas, mas a associação entre essas variáveis demanda mais pesquisas. Estudos sobre autoeficácia e PYD são destacados e alguns horizontes são apontados na direção de futuras pesquisas.

Palavras-chave:
Autoeficácia; desenvolvimento positivo; adolescentes; produção científica

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