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Investigando o Impacto da Equivalência de Estímulos na Escolha e Preferência de Alimentos por Crianças

Resumo

Esta pesquisa investigou a influência de personagens em escolhas alimentares. Doze crianças pré-escolares formaram inicialmente duas classes de estímulos equivalentes, cada uma contendo um personagem, uma forma geométrica e um símbolo abstrato. Uma das classes continha um personagem de que a criança gostava e a outra de que a criança não gostava. Três testes de escolha alimentar foram conduzidos nos quais o participante deveria escolher entre duas embalagens idênticas com o mesmo alimento, diferindo somente o rótulo. No Teste 1, os rótulos continham os símbolos da classe do personagem atrativo e não atrativo; No Teste 2, a escolha era entre o símbolo da classe do personagem não atrativo e um símbolo novo; e no Teste 3 a escolha era entre o símbolo da classe do personagem atrativo e o logo de uma marca conhecida. A maioria das crianças escolheu e demonstrou preferência pelo alimento com o símbolo equivalente ao personagem de que gostava. Também escolheram e disseram gostar mais do alimento com o símbolo novo no rótulo ao invés do que continha o símbolo equivalente ao personagem não atrativo. Os resultados apontam a equivalência de estímulos como uma abordagem útil para investigar a formação de preferência por marcas.

Palavras-chave:
Equivalência de estímulos; transferência de função; escolhas e preferência alimentares; marca; personagem

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