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Inclusão Escolar e Interação Social: Uma Revisão de Literatura

Resumo

As interações sociais entre crianças com deficiência e seus pares podem ser um indicativo do grau de inclusão presente em uma escola, além de serem importantes no desenvolvimento da competência social. Este estudo teve como objetivo fazer uma revisão de literatura nacional brasileira sobre artigos científicos relacionados à temática da inclusão e interação social de alunos com deficiência. Foram localizados 465 estudos nas bases SciELO e Portal de Periódicos da CAPES publicados entre 2007 e 2017, utilizando os descritores inclusão e interação social, inclusão escolar e socialização. Após aplicação dos critérios de exclusão foram selecionados 26 artigos em português e empíricos que abordavam a interação social de crianças com e sem deficiência na escola inclusiva. Como resultados pode-se pontuar que a maioria dos artigos descreve cenários de exclusão na inclusão, nos quais são poucas ou inexistentes as interações da criança com deficiência e seus pares, e nos quais os profissionais da escola mostram descrença na capacidade dessas crianças aprenderem e se desenvolverem academicamente. Aponta-se ainda a necessidade do desenvolvimento de pesquisas empíricas de intervenção, que construam propostas de mudança na realidade observada.

Palavras-chave:
Inclusão escolar; interação social; deficiência

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