Acessibilidade / Reportar erro

A inteligência dos Futuros Contingentes: Interrogando G. W. Leibniz sobre Deus e a Verdade1 1 Esta pesquisa sobre temporalidade insere-se nos Projetos "Poetics of selfhood: Memory, imagination, and narrativity" (PTDC/MHC-FIL/4203/2012) e "Being-in-Stories: The Embodied Poetics of Selfhood" (95899/2013), ambos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal).

The intelligence of contingent futures: asking Leibniz about God and truth

RESUMO:

A presente investigação questiona a essência teo-lógica dos futuros contingentes. Para o efeito, analisa-se, primeiramente, a argumentação segundo a qual, sob certas condições lógicas, teológicas, ontológicas e cosmológicas antinecessitantes, detetadas por G. W. Leibniz (conciliando a posição de St. Agostinho com a de L. Molina e W. Ockham), a abertura contingente do futuro parece ser compatível com o regime das "verdades contingentes pré-determinadas", regime enquadrado teologicamente pelo princípio do "futuro melhor" ou do "único futuro verdadeiro". No entanto, os futuros contingentes incitam, com e contra Aristóteles, ao desenvolvimento de uma lógica temporal e plurivalente, ao modo de J. Łukasiewicz ou A. Prior. Essa lógica garante a abertura do futuro sem o oneroso custo metafísico da adesão a uma teo-lógica omnideterminante. A crítica do determinismo lógico, daí resultante, afigura-se mais coadunável com as condições pós-metafísicas inerentes à episteme agnóstica contemporânea, mas, nesse caso, a abertura do futuro implicaria uma profunda redefinição das próprias ideias e funções de "Deus", "matéria", "história" e "verdade".

PALAVRAS-CHAVE:
Leibniz; Futuros contingentes; Teodiceia; Temporalidade

Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br