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Trans/Form/Ação, Volume: 9-10, Publicado: 1987
  • A ciência do olhar atento Artigos Originais

    Ferrara, Lucrécia D'Aléssio

    Resumo em Português:

    Que é ciência? A distinção entre conhecimento científico e ciência como coisa viva, ciência da experiência. A dimensão científica das categorias de Peirce: dedução, abdução, indução. Pragmatismo peirceano. A indução como elemento de ligação entre a hipótese explicativa abdutiva apenas provável e a geração de uma lei dedutiva, necessária porque normativa para hábitos de conduta.

    Resumo em Inglês:

    What is science? What is the distinction between scientific knowledge and living science, science of experience. Peirce's pragmatism. The scientific dimension of Peirce's categories: deduction, abduction, induction. Induction as a connection between the abductive hypothesis, that is only probable and the generation of a deductive and indispensable law that characterises behavior habits.
  • Não há dente de coelho no problema da tradução radical Artigos Originais

    Oliveira, Marcos Barbosa de

    Resumo em Português:

    O trabalho consiste em uma tentativa de refutação do princípio quineano da indeterminação da tradução radical. A estrutura do argumento é a seguinte. A demonstração do princípio no texto de Quine assenta-se sobre certa concepção do processo de tradução radical. Esta concepção só se sustenta se são adotadas certas pressuposições a respeito da natureza da linguagem e dos falantes. Entretanto, se estas pressuposições são adotadas, não há razão para não se aceitarem também outras pressuposições - as quais invalidam a demonstração de Quine.

    Resumo em Inglês:

    This paper consists in an attempt to refute Quine's principle of the indeterminacy of radical translation. The structure of the argument is as follows. The demonstration of the principle in Quine's work rests on certain conception of the process of radical translation. This conception can be maintained only if certain presuppositions are made concerning the nature of language and its speakers. However, if those presuppositions are adopted, there is no reason for not accepting also other presuppositions, which would invalidate Quine's demonstration.
  • A armadilha contratual (Durkheim) Artigos Originais

    Negreiros, Maria Valderez de Colletes

    Resumo em Português:

    Neste artigo desenvolvemos a interpretação durkheimeana da divisão do trabalho social como solidariedade orgânica e contratual. Examinamos alguns aspectos que essa análise nos apresenta, de um lado, pela caracterização de um tipo de sociedade industrial que enaltece a solidariedade das funções no trabalho coletivo e não nos modos de produção; e, de outro, pela pressuposição de um Estado como elemento catalizador das corporações e que não deixa de antever uma noção de contrato.

    Resumo em Inglês:

    The present article develops a durkheimean interpretation of the division of social work as organic and contractual solidarity. This interpretation will be examined, on one hand, while it characterizes a kind of industrial society that exalts the solidarity of roles in the collective work but not in the modes of production; on the other hand, while it presupposes a State playing the role of catalyst of the corporations and does not let foresee a notion of contract.
  • Marxismo e filosofia: algumas considerações sobre os textos políticos Merleau-Pontyanos do pós-guerra Artigos Originais

    Mendonça, Cristina Diniz

    Resumo em Português:

    A tentativa merleau-pontyana de aproximação do marxismo, empreendida nos idos do pós-guerra, é perpassada por constante ambigüidade. Não obstante o propósito do filósofo de se filiar à teoria de Marx, suas análises políticas revelam-se distantes de suas intenções. Concebendo a história como uma "aventura" que escapa a qualquer esquema racional, Merleau-Ponty questiona, desde seus primeiros escritos, a dialética marxista entre lógica e contingência na história. A tensão interna que dilacera os textos do autor nos anos 40, anunciando (e preparando) a recusa da teoria da revolução estampada mais tarde nas Aventuras da Dialética, permite indagar se esse desfecho dos anos 50 não teria sido, ao invés de um corte no interior da obra, o resultado necessário dessa tentativa problemática de aproximação do marxismo a partir de categorias que lhe são estranhas (próprias às filosofias da existência e à fenomenologia).

    Resumo em Inglês:

    Merleau-Ponty's attempt to approach Marxism, undertaken in the post-war years, is passed through by continuous ambiguity. Notwithstanding the philosopher's purpose of joining the Marxist theory, his political analysis are far from his intentions. Conceiving history as an "adventure" which escapes any rational scheme, Merleau-Ponty questions, since his first writings, Marxist dialectics between logic and contingency in history. The inner tension that lacerates the author's texts during the 40's, proclaiming (and preparing) the refusal of the theory of revolution, which would later appear in The Adventures of the Dialectics, permits us to inquire wheter the dénouement of the 50's would not have been - instead of a cutting in the heart of the work - the necessary result of this problematic attempt to approach Marxism, departing from categories which are alien to it (suitable to philosophies of existence and to phenomenology).
  • O ensaio de adorno e a produção social da forma Artigos Originais

    Costa, Iná Camargo

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de participar num debate em torno da forma ensaio em sua relação com a filosofia, discutimos essa opção formal da Escola de Frankfurt a partir do texto de Adorno "O ensaio como forma". Uma vez encontrada sua proposição de que o objeto do ensaio é um conflito detido, tentamos sugerir algumas das razões sociais que induzem essa escolha.

    Resumo em Inglês:

    In order to discuss essay as a form in its relationship to philosophy, we take Adorno's text, "Essay as form", to investigate this formal choice of Frankfurt School. Once we find Adorno's proposition about the object of essay as a detained conflict, we try to suggest some of the social motivations to this choice.
  • Lacan x Buber/Paz: entre o contingente e o eterno Artigos Originais

    Anspach, Sílvia Simone

    Resumo em Português:

    Um confronto entre as idéias de Lacan de um lado e as de Buber e O. Paz de outro revela uma incompatibilidade absoluta de posições. Para Lacan, a unidade primordial é irresgatável e, aliás, jamais existiu, não passando de uma alucinação. O nascimento impõe ao sujeito uma condição de fragmentaridade. Toda a empresa humana se reduz à busca da unidade perdida, ao desejo, que visa a objetos que, produzirem um simulacro de gozo, preenchem uma ausência primeira com sua presença de maneira falseada. Inversamente, para Buber/Paz, o todo primordial se instala desde o princípio e jamais deixa de existir. A ação humana pode despertar este todo a cada momento, em cada ato e fato corriqueiro.

    Resumo em Inglês:

    A comparison between Lacan's ideas on the one hand, and Buber's and Paz's on the other reveals an absolute incompatibility of positions. According to Lacan, an original unity cannot be recuperated and has never actually existed. Birth imposes a condition of incompleteness upon human beings, bringing about desire and a nostalgic search for a lost object. All human actions are reduced to a search for objects that produce a false satisfaction and joy and replace a basic emptiness with their presence. Conversely, for Buber/Paz, an original unity is established since the beginning and has never ceased to exist. Human actions can awake this unity at each and every moment and in each, and every fact and act of daily life.
  • Biografema de Mário de Andrade: do plural Artigos Originais

    Kossovitch, Elisa Angotti

    Resumo em Português:

    Este texto é a primeira parte do terceiro capítulo de minha tese de doutoramento - MÁRIO DE ANDRADE, PLURAL (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo). Aí, tenta-se a produção de um biografema à maneira de Roland Barthes, de quem é a epígrafe do capítulo. O biografema é uma livre-produção textual na medida em que não deriva de significado (como a biografia), mas, enfatizando imagens, cenas, gestos, fragmentos textuais, pulsões, opera significancias. O biografema não dispensa a biografia - usa-a, desmembra-a, desgasta-a. Disseminação, o biografema não hesita em lançar mão de todos os operadores de linguagem à disposição. Se a biografia opera com dados, instituindo a verossimilhança no biografado, o biografema retém o arbitrário na produção do ser-de-tinta que imprime no papel.

    Resumo em Francês:

    Ce texte est une partie du troisième chapitre de mon Doctorat de 3 ème Cycle - Mário de Andrade: Pluriel (Faculté de Philosophie, Lettres et Sciences Humaines - Université de São Paulo). Il s'agit d'un essai de production d'un biographème, à la façon de Roland Barthes. Le biographème c'est de la production textuelle à la dérive des signifiants. Ne s'inquiétant point de la vérité, le biographème joue à la vraisemblance tout en la déjouant. Dissémination, un biographème n'hesite pas à mètre en oeuvre tous les opérateurs de langage a sa portée. Agissant de la sorte, il fait usage de la biographie, Técartelle en la rendant autre à l'écart Si la biographie travaille avec des faits en vue de l'établissement du vraisemblable du biographe, le biographème retient l'arbitraire de la production de cet "être-en-encre" qu'il imprime sur le papier. Son enjeu c'est donc le jeu des images, des scènes, des gestes, des fragments textuels, des pulsions, c'est-à-dire, des signifiances.
  • Documento sem título Tradução

    Palma, Bruno
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