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Trans/Form/Ação, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2005
  • O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento

    Fabbrini, Ricardo Nascimento

    Resumo em Português:

    O curso de filosofia deve desenvolver no aluno uma habilidade técnica na interpretação de diferentes modalidades discursivas - análoga ao "exercício de escuta", no sentido psicanalítico - que lhe permita a experiência da "dominação intelectual": da posse, ainda que provisória, de uma "língua da segurança" que coloque em "suspensão" os "lugares de conversação". Quebrando a barreira entre os gêneros dos discursos, entre as diferentes disciplinas, e entre os diversos interlocutores, o curso de filosofia - seja na universidade, no ensino médio e mesmo fora dos cursos regulares - poderá, desse modo, estimular a produção de um diálogo intenso, laicizado, entre múltiplos sujeitos de enunciação, contribuindo para a constituição do "espaço público". Somente assim a filosofia conquistará definitivamente entre nós, sua madureza.

    Resumo em Inglês:

    The Philosophy Course must develop in the student a technical ability for the interpretation of different discursive modalities - analogue to the "suspended atention", in the psychoanalytical sense - which will provide the student with the experience of "intelectual mastering", of ownership, however provisional, of a "language of safety", which holds in "suspension" the "places of conversation". By breaking the barrier between genres of discourses, between different subjects and between the various interlocutors, the course of philosophy - whether it is taught in the university or in high school or even outside the regular courses - may, in this way, stimulate the production of an intense, laicized dialogue among multiple subjects of enunciaton, contributing for the constitution of the "public space". Only in this way can philosophy definitely conquer its maturity among us.
  • Arte e reconciliação em Herbert Marcuse

    Silva, Rafael Cordeiro

    Resumo em Português:

    O artigo pretende explicitar a relação entre arte e reconciliação no pensamento de Herbert Marcuse, considerando-se vários de seus escritos que tocam no tema. Ao longo deles, percebe-se que o uso do termo reconciliação assume um duplo significado: por um lado, significa a possibilidade de que os temas sublimados da cultura possam ser efetivados no plano das relações materiais, o que implicaria o desaparecimento da arte; por outro, significa a imagem de um mundo harmonizado que a arte preserva em si e que se distancia da ordem social. Sob esse aspecto, a arte permanece utopia.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to clarify the relation between art and reconciliation in Herbert Marcuse's thought, according to some of his writings concerning the subject. These works employ the term "reconciliation" with two meanings: it means the possibility of effectuating within material relations the sublimed cultural themes and this would result in the disappearance of the art; on the other hand, it means the image of a harmonic world which art preserves in itself and that stays away from social order. Under this aspect, art remains utopia.
  • Sucedâneos à ética clássica: reflexões sobre o agir humano e o além do homem nietzscheano

    Cunha, Mariana Paolozzi Sérvulo da

    Resumo em Português:

    Baseado nas reflexões de Nietzsche sobre a ação humana e o além-do-homem, este artigo discute sua crítica demolidora à ética clássica à luz do contexto mais amplo do século XIX de desconstrução dos valores éticos enraizados até então. Duas questões são enfatizadas: A suspeita lançada por Nietzsche sobre a ética clássica desencadeou um vazio ético? A efetivação histórico-social da Unwertung seria apenas uma utopia?

    Resumo em Inglês:

    Based on Nietzsche's reflections about the human action and the overman, this article focuses on that philosopher's devastating criticism of the classical ethics in the light of the 19th century broader deconstruction context of the ingrained former ethical values. Two issues are highlighted: Did the suspicions he threw on classical ethics unleash an ethical void? Would the historical and social realization of the Unwertung be just an utopia?
  • Nomes próprios gerais no contexto da semântica de J. S. Mill

    Prado, Lúcio Lourenço

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta argumentos em defesa da hipótese de que nomes próprios gerais são impossíveis no contexto da filosofia geral de Stuart Mill. Minha tese é contrária à posição de John Skorupski sobre esta questão. Ofereço dois argumentos que representam, respectivamente, duas diferentes perspectivas: pragmático e sistemático. No primeiro, analiso o problema dos nomes próprios gerais no contexto da linguagem natural. No segundo, discuto o problema no contexto interno do Sistema de Lógica de Mill.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents arguments in defense of the hypothesis that general proprer names are impossible in the context of Stuart Mill's philosophy of language. My thesis is contrary to John Skorupski's position to this subject. I offer two arguments related, respectively, to two different perspectives: the pragmatic and the systematic. In the first one I analyze the problem of general proper names in the context of natural language. In the second one I discuss this problem in the inner context of Mill's System of logic.
  • O conceito de consciência no Projeto de uma psicologia de Freud e suas implicações metapsicológicas

    Simanke, Richard Theisen; Caropreso, Fátima Siqueira

    Resumo em Português:

    No Projeto de uma psicologia, de 1895, está exposta uma ampla reflexão sobre o conceito de consciência, a qual, embora apresente algumas dificuldades, permite esclarecer como a relação entre a consciência, a representação e a linguagem era pensada por Freud nesse momento. O objetivo deste artigo é circunscrever o sentido da noção de consciência presente no Projeto de uma psicologia e discutir algumas de suas implicações para o modo como a consciência será abordada nos desenvolvimentos posteriores da metapsicologia freudiana.

    Resumo em Inglês:

    Freud's Project for a psychology (1895) presents a wide reflection on the concept of consciousness, which, in spite of certains difficulties, casts some light on how Freud then conceived the relations between consciousness, representation and language. The aim of this paper is to circumscribe the meaning of the concept of consciousness found in the Project for a psychology and to discuss some of its consequences for the way consciousness is approached later in Freudian metapsychology.
  • A noção de liberdade no Emílio de Rousseau

    Sahd, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva

    Resumo em Português:

    A educação natural de Rousseau é uma tentativa de mostrar como as paixões, se liberadas da deformação provocada pela opinião social, podem ser moralmente corretas. Se o Emílio, afirma Rousseau, é um tratado sobre a bondade natural do homem, esta bondade está fundada sobre a liberdade, e, sobretudo, sobre a liberdade das paixões.

    Resumo em Inglês:

    Rousseau's natural education is an attempt to show how the passions, if freed from the deformation caused by social opinion, can be morally upright; if the Émile is, Rousseau say, a treatise on man's natural goodness, this goodness is based on his fredom, and especially on the freedom of the passions.
  • A imanência, apresentação de um roteiro de estudo sobre Gilles Deleuze

    Carvalho, Jairo Dias

    Resumo em Português:

    O texto pretende mostrar um tipo de abordagem e de entrada no texto deleuziano. A partir do problema do fato da não existência de consenso no mundo da vida sentiu-se a necessidade de começar a pensar e formular um conceito de formas de vida. Escolheu-se, para isto, a idéia de plano de imanência e o conceito de multiplicidade virtual de Deleuze. Apresentamos, então, uma espécie de roteiro desse percurso. É o conceito de formas de vida, articulado e pensado a partir de Deleuze, a resposta ao problema da pluralidade e da diferença.

    Resumo em Inglês:

    This text intends to show a kind of aprproach and introduction to Deleuze's work. Based on the problem of the non-existence of consensus in the world of life, we feel the need to start thinking and formulating the concept of virtual multiplicity. Then we present a kind of guide to do so. The solution to the problem of plurality and difference is the concept of forms of life formulated and thought in acordance with Deleuze.
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