Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação com o cuidado em uma unidade de internação psiquiátrica brasileira: diferenças nas percepções dos pacientes segundo tipo de plano de saúde

Resumo

Introdução

A avaliação da satisfação do usuário nos serviços de saúde mental é um importante indicador da qualidade do tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação com o tratamento em uma amostra de pacientes internados com transtornos mentais e as associações entre os níveis de satisfação e variáveis clínicas/sociodemográficas.

Métodos

Este estudo exploratório investigou 227 pacientes psiquiátricos internados que responderam a Escala de Satisfação do Paciente com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR) e a Escala de Percepção da Mudança (EMP). Os escores SATIS-BR foram analisados segundo associações com dados clínicos e sociodemográficos. Correlações de Pearson foram usadas para correlacionar escores SATIS com outras variáveis.

Resultados

Encontramos alto grau de satisfação com o atendimento na unidade de internação psiquiátrica avaliada. Em geral, os pacientes atribuíram satisfação máxima para a maioria dos itens. Os maiores escores de satisfação foram associados a pacientes em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e com menor escolaridade. A SATIS mostrou uma correlação positiva moderada com EMP. A pior dimensão avaliada foi associada às instalações físicas e conforto da enfermaria.

Conclusão

Pacientes com cobertura pelo SUS podem estar mais satisfeitos do que pacientes com planos privados de saúde quando tratados na mesma unidade. A avaliação da satisfação com o tratamento pode ser usada para reorganizar serviços em unidades de internação psiquiátrica.

Satisfação do paciente; pacientes internados; sistema de saúde; seguro de saúde; saúde mental

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br