Acessibilidade / Reportar erro

Comorbidades físicas e psicológicas antes e depois da cirurgia bariátrica: um estudo longitudinal

INTRODUÇÃO:

A obesidade mórbida tem várias implicações para a saúde psicológica e física. A cirurgia bariátrica tem sido o tratamento de escolha para essa doença crônica, apesar da controvérsia sobre o impacto da cirurgia na saúde psicossocial. O objetivo deste estudo foi descrever candidatos a cirurgia bariátrica e analisar mudanças no peso, psicopatologia personalidade, problemas e queixas de saúde desses pacientes em avaliações realizadas 6 e 12 meses após a cirurgia.

MÉTODOS:

Trinta pacientes obesos (20 mulheres e 10 homens) com idade média de 39,17±8,81 anos foram avaliados em diferentes dimensões antes da cirurgia e 6 e 12 meses após.

RESULTADOS:

Aos 6 e 12 meses após a cirurgia bariátrica, os pacientes relataram significativa perda de peso e significativa redução no número de problemas e queixas de saúde. As taxas de psicopatologia autorrelatada foram baixas antes da cirurgia e não sofreram mudanças significativas com o tempo. As dimensões conscienciosidade, extroversão e agradabilidade aumentaram, mas o neuroticismo e a abertura permaneceram inalteradas. Todas as mudanças apresentaram um tamanho de efeito médio.

CONCLUSÕES:

Os nossos resultados sugerem que os pacientes experimentam melhoras significativas em saúde e algumas mudanças positivas de personalidade após a cirurgia bariátrica. Embora esses achados reforcem o papel da cirurgia bariátrica como um tratamento relevante para a obesidade mórbida, mais estudos longitudinais e aprofundados são necessários para elucidar a evolução dos pacientes após a realização do procedimento.

Cirurgia bariátrica; problemas de saúde; obesidade; psicopatologia


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br