Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da dependência e da ansiedade em usuários de benzodiazepínicos em um município do interior do Rio Grande do Sul

Resumo

Introdução:

Os benzodiazepínicos estão entre os medicamentos mais prescritos para ansiedade, e entre as classes farmacológicas mais utilizadas no mundo, apresentando alto potencial de dependência. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de dependência e ansiedade entre os usuários desses medicamentos no sistema público de saúde.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo. Foram selecionados os usuários de benzodiazepínicos tratados no Sistema Único de Saúde. O nível de ansiedade foi avaliado pela Escala de Avaliação da Ansiedade de Hamilton, e a dependência pelo Benzodiazepine Dependence Self-Report Questionnaire.

Resultados:

A utilização de benzodiazepínicos foi superior entre mulheres e em faixas etárias mais elevadas. O período de utilização do benzodiazepínico foi maior que 1 ano para todos os entrevistados. A avaliação da dependência constatou-se que mais da metade dos usuários eram dependentes do uso de benzodiazepínicos, e a maioria apresentou grau de ansiedade grave.

Conclusões:

O uso prolongado e inadequado de benzodiazepínicos ficou evidente neste estudo. É necessário conscientizar os usuários sobre os riscos desses medicamentos, bem como desenvolver estratégias para racionalizar seu uso, abordando prescritores e dispensadores.

Descritores:
Benzodiazepínicos; ansiedade; dependência; atenção primária

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br