Acessibilidade / Reportar erro

Abordando pacientes com hiper-reflexão e perplexidade: uma investigação qualitativa empírica

Resumo

Objetivo

A perplexidade e a hiper-reflexão são consideradas aspectos importantes dos desordens do self em pacientes com esquizofrenia, porém o conhecimento sobre o tipo mais apropriado de psicoterapia para esses pacientes é escasso. Nosso objetivo foi explorar como psicologistas fenomenológicos ou psiquiatras descrevem suas abordagens a pacientes aos pacientes e sua própria resposta emocional, quando a hiper-reflexão e a perplexidade emergem durante a terapia ou as consultas.

Métodos

Quatro entrevistas feitas por e-mail com pesquisadores clínicos experientes na área de fenomenologia e esquizofrenia foram examinadas usando análise qualitativa dupla hermenêutica.

Resultados

Os informantes ofereceram confiança via autoridade e motivação para compartilhar experiências, interligadas, no início da terapia. Subsequentemente, eles seguiram relacionando expressões de hiper-reflexão e perplexidade a emoções, eventos de vida e objetivos. Eles descreveram sentimentos de admiração e reconhecimento profissional juntamente com preocupação, insegurança e tristeza.

Conclusão

A lista de tópicos primários engloba o que poderiam parecer intervenções terapêuticas muito básicas. No entanto, a forma cuidadosa e aberta como essas intervenções foram conduzidas é digna de nota. A tarefa dupla de estar atento às reflexões aéreas do paciente e, ao mesmo tempo, quando o paciente está pronto, cuidadosamente estabelecer relações com os domínios de sua vida diária, foi claramente moldada para pacientes com vínculo frágil.

Descritores:
Fenomenologia; psicoterapia; esquizofrenia; subjetividade; desordens do self

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br