Acessibilidade / Reportar erro

De onde vem seu humor? Uma abordagem orgânica para um paciente previamente funcional

Objetivo:

Relatar um caso raro de desenvolvimento de sintomas maníacos em uma paciente com esquizofrenia e discutir o diagnóstico diferencial desses sintomas.

Descrição do caso:

Foram utilizados como base os critérios diagnósticos da Classificação Internacional de Doenças, 10ª edição (CID-10). Paciente de 63 anos do sexo feminino e com diagnóstico de esquizofrenia desde os 28 anos foi levada a emergência com sintomas compatíveis com episódio de mania e exame físico sugestivo de tireotoxicose. Doença de Graves foi confirmada por exames subsequentes. A paciente foi tratada com sucesso com ablação por iodo radioativo, levando à remissão dos sintomas maníacos.

Comentários:

A esquizofrenia é uma doença crônica que afeta cerca de 1% da população mundial. Os principais sintomas do transtorno são o embotamento afetivo, alucinações e delírios. A doença de Graves é uma doença autoimune em que o estímulo humoral aumenta a produção e liberação de hormônios pela tireoide. Há relatos na literatura sobre o desenvolvimento de sintomas maníacos em pacientes com doença de Graves, os quais remitem mediante tratamento adequado.

Esquizofrenia; doença de Graves; sintomas de humor; radioiodo; tireoide; transtorno esquizoafetivo


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br