Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência e tendências temporais de transtornos mentais necessitando de tratamento de internação na cidade de Porto Alegre: um estudo de toda a cidade incluindo todas as internações por motivo de saúde mental no sistema público de 2013-2017

Resumo

Objetivos

Investigar a prevalência de 5 anos de pacientes internados no sistema público de saúde por motivo de saúde mental, estratificando-os por grupo etário e diagnóstico, e avaliar tendências temporais nas admissões nesse período em Porto Alegre.

Métodos

Todas as admissões no sistema público de saúde mental reguladas pelo sistema eletrônico da cidade, denominado Administração Geral dos Hospitais (AGHOS), foram incluídos na análise. A população total foi obtida a partir de estimativas da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Informações gerais sobre a prevalência de 5 anos de admissões, tendências das séries temporais e prevalência por grupo etário e por diagnóstico foram apresentadas.

Resultados

Ocorreram 32.608 admissões no período de 5 anos analisado. A prevalência global de pacientes foi de 1,62% na população total, 0,01% em crianças, 1,12% em adolescentes, 2,28% em adultos e 0,93% em idosos. Os diagnósticos mais comuns foram relacionados ao uso de drogas, seguidos de transtornos de humor, relacionados ao álcool e transtornos psicóticos. Houve uma tendência linear mostrando um aumento no número de admissões de 2013 a meados de 2014, que caíram em 2015.

Conclusões

Admissões por transtornos mentais são relativamente comuns, principalmente entre adultos e relacionados ao uso de drogas e transtornos de humor. Tendências lineares variaram levemente nos últimos 5 anos. Estimativas de prevalência no mundo real podem ser úteis para formuladores de políticas interessados em planejar o sistema público de saúde mental em grandes cidades brasileiras.

Transtornos mentais; prevalência; cuidados hospitalares; internações; saúde pública

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br