INTRODUÇÃO:
A interação emocional entre atributos pessoais e o ambiente é um elemento fundamental para o entendimento da agressão. O objetivo deste estudo é identificar as respostas emocionais de pessoas com diferentes traços de agressividade para a exposição a figuras com conteúdo afetivo diverso.
MÉTODOS:
Trezentos e quinze indivíduos foram divididos em cinco grupos de acordo com seus resultados no questionário Buss-Perry Aggression Questionnaire, que consiste de 24 figuras do Sistema Internacional de Figuras com Conteúdo Emocional, mostrando agressão, sofrimento alheio, cenas entre pais e filhos e com conteúdo sexual. Cada figura foi avaliada quanto às dimensões de prazer, alerta e dominância usando a escala Self-Assessment Manikin.
RESULTADOS:
As figuras com conteúdo sexual foram mais apetitivas, e foram relacionadas a maior reposta de alerta nos grupos de indivíduos com alguma dimensão associada à agressão quando comparados ao grupo não agressivo.
CONCLUSÕES:
Encontrou-se uma forte interação entre traços agressivos (e.g., agressão verbal, agressão física, raiva e hostilidade) e figuras com conteúdo sexual. Essa interação é decisiva para o entendimento das fases tardias dos comportamentos agressivos e a agressão sexual.
Emoções; agressão; motivação; violência sexual; alerta