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Ritmo de atividade e repouso em adolescentes deprimidos durante terapia: estudos de caso

Resumo

Introdução:

Distúrbios do ritmo circadiano têm sido relatados em estudos com crianças e adolescentes deprimidos. O objetivo deste estudo foi avaliar se existe relação entre a potência espectral de 24 horas do ritmo de atividade e repouso e sintomas clínicos de depressão em adolescentes.

Métodos:

Seis adolescentes com idade entre 14 e 17 anos foram recrutados para o estudo. Eles foram diagnosticados com depressão maior de acordo com os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 4ª edição (DSM-IV), identificados utilizando-se o instrumento Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged Children: Present and Lifetime Version (K-SADS-PL). Os sintomas depressivos foram avaliados pelo questionário Children's Depression Rating Scale - Revised (CDRS-R) e por avaliações clínicas. A atividade motora foi monitorada por um período de 13 semanas consecutivas e registrada a cada 10 minutos utilizando-se monitores de atividades usados no pulso. Todos os pacientes utilizaram o antidepressivo sertralina começando após a primeira semana até o final do estudo.

Resultados:

Foi observada uma relação entre escores altos no CDRS-R e valores baixos de potência espectral de 24 horas no ritmo de atividade e repouso.

Conclusão:

A potência espectral de 24 horas do ritmo de atividade e repouso apresentou uma correlação significativa (negativa) com os sintomas clínicos de depressão.

Descritores:
Ritmos circadianos; cronobiologia; análise de potência espectral; depressão; adolescentes

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