Acessibilidade / Reportar erro

Formações nacionais de classe e raça1 1 . Este artigo é uma versão ampliada e modificada de uma conferência proferida em agosto de 2015 no simpósio Os Negros e as Cidades Brasileiras (1890-1950), no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma-usp), São Paulo. Agradeço os comentários de Benno Alves, Edison Bertoncello, Flávia Rios, Matheus Gato e Válter Silvério.

National formations of class and race

Resumo

Neste texto, proponho a releitura de dois conceitos-chave nos estudos históricos sobre racismo e movimentos sociais negros nas Américas - racialização e formação racial -, examinando-os à luz das teorias das classes sociais e da formação de grupos sociais em geral. Meu ponto de partida é que esses conceitos não podem ser operacionalizados na análise de processos históricos senão em concomitância com análises concretas de formações nacionais e de classes. Tomo o Brasil moderno e contemporâneo para sustentar empiricamente os processos históricos que podem fundamentar a minha proposta conceitual.

Palavras-chave:
Classes sociais; Radicalização; Formação racial; Formação nacional

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br