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Michel Foucault: parrhésia e cinismo

Michel Foucault: parrhesia and cynicism

Resumos

A partir do último curso ministrado no Collège de France (janeiro-março 1984), Foucault procura analisar a historicidade do cinismo na antigüidade greco-romana, e sua atualidade no mundo moderno. A importância desse artigo reside no novo direcionamento que Foucault imprime em suas pesquisas, problematizando a história do pensamento, a partir da idéia de uma historicidade dos jogos de verdade. O conceito parrhésia – ato corajoso do dizer-verdadeiro – constitui o fio condutor do núcleo teórico da trans-historicidade da crítica da razão cínica, permitindo iluminar a questão ética do sujeito livre, entendido como forma vazia sempre pronta a ontologizar-se no chão do solo social.

jogos de verdade; parrhésia ; cinismo; sujeito; liberdade


From the last course ministered in the Collège de France (january/march, 1984), Foucault intends to analyse the historicity of cynicism in the Greek-Roman antiquity and its importance in the modern world. The importance of this article lays in the new direction of Foucaults' researches, focused on the history of thought, from the idea of games of truth. The parrhesia concept – brave act of true saying – is the central issue of the theorical core of the transhistoricity of the criticism of the cynical reason, allowing enlighten the ethical question of the free subject, known as empty form always ready to be an actual person on the social ground.

games of truth; parrhesia; cynicism; subject; liberty


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    Existe em português o termo parrésia com o significado estrito de atrevimento lingüístico. Mas como a interpretação de Foucault vai além do sentido puramente retórico, apontando uma dimensão ética (envolvimento do sujeito) e lógica (compromisso com a verdade), preferimos manter a transcrição do termo grego original.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • CATONNÉ, Jean-Philippe. (1994) A sexualidade, ontem e hoje. São Paulo, Cortez.
  • FOUCAULT, Michel. (1983) L'écriture de soi. Corps écrit, s/l, p. 3-23.
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  • PLATÃO. (1972a) Apologia de Sócrates. Coleção Os Pensadores II. São Paulo, Abril.
  • ______ . (1972b) Fédon. Coleção Os Pensadores II. São Paulo, Abril.
  • WELLAUSEN, Saly. (1993) A liberdade no pensamento de Michel Foucault. São Paulo, 240 p. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 1996

Histórico

  • Recebido
    Mar 1995
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