Acessibilidade / Reportar erro

As ideias e atividades de Armando de Godoy Um darwinista social inspirado pelo movimento cidade-jardim e/ou o inimigo dos arranha-céus (1923-1943)?

The ideas and activities of Armando de Godoy: a social Darwinist inspired by the garden-city movement and/or the enemy of the skyscrapers (1923-1943)?

Resumo

Embora o plano urbanístico de Le Corbusier para o Rio de Janeiro nunca tenha sido seriamente considerado e o plano de Agache tenha sido colocado de lado para ser implementado parcialmente em outro momento, urbanismo no Rio de Janeiro não pode ser discutido sem um entendimento das atividades e ideias de Armando Augusto de Godoy, um dos mais prolíficos escritores sobre o assunto no Brasil. Este artigo explora empírica e analiticamente as ideias e atividades de Godoy até sua morte em 1944, enquadrando suas ideias e práticas no contexto de algumas ideias do filósofo francês Michel Foucault, tais como seus conceitos de bio-poder e disciplina.

Urbanismo; Rio de Janeiro; Armando de Godoy; Ideias urbanísticas; Cidades

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br