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Foucault e Heidegger. A ética e as formas históricas do habitar (e do não habitar)

Foucault e Heidegger. The ethics and the historical forms of the inhabiting (and of the not inhabiting)

Resumos

A partir de uma entrevista em que Foucault coloca a obra de Heidegger como uma das duas bases fundamentais de seu próprio pensamento (a outra é Nietzsche), o texto desenvolve uma das possibilidades de aproximação entre Heidegger e Foucault: a compreensão da ética enquanto morada e habitação. Os trabalhos derradeiros de Foucault, em que se renova o pensamento da ética através de um nítida separação entre ética e moral e mediante uma análise da ética enquanto procedimentos e técnicas de subjetivação - as tecnologias de si - são então contemplados por este ângulo. Ao final, é retomada e discutida a última mensagem de Foucault, a sua proposta de uma ética entendida como uma nova estética existencial.

Foucault; Heidegger; ética; modos de subjetivação; estética existencial


Based on an interview given by Foucault where he acknowledges the work of Heidegger and Nietzsche as the two main pillars of his own thought, the essay explores one way of approximating Heidegger and Foucault: the understanding of ethics as dwelling and inhabitation. The renewal of thought on ethics which takes place in the latest works by Foucault, through a sharp separation between ethics and moral philosophy and through an analysis of ethics as procedures and techniques of subjectivation - as technologies of self - are being here analysed from the point of view of ethics as dwelling and inhabitation. Finally, Foucault's last message, his proposition of ethics understood as an new esthetic of existence is here recuperated and discussed.

Foucault; Heidegger; ethics; modes of subjectivation; esthetic of existence


Texto completo disponível em PDF.

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    Nesta seção, o material que estou apresentando se baseia em grande parte no meu artigo Ética, saúde e práticas alternativas (1995) em que as relações da ética com o habitar e deste com a saúde são mais desenvolvidas.
  • 2
    Para as considerações que se seguem vali-me dos textos de Heidegger Batir habiter penser (1986), Sérénité (1990) e Pour Servir de Commentaire a Sérénité. Foi-me também de grande valia a fenomenologia do habitar desenvolvida por E. Lévinas em Totalité et Infini (1990), embora no conjunto as elaborações levini-anas sobre a ética pretendam se colocar em oposição a Heidegger.
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    Elsa Oliveira Dias e Zeljko Loparic´, entre outros, já publicaram alguns trabalhos explorando estas ressonâncias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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  • ______ . (1990) Sérénité. In: ______ . Questions III et IV. Paris, Galimmard.
  • LÉVINAS, E. (1990) Totalité et infini Paris, Kluwer Academic.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Dec 1995

Histórico

  • Recebido
    Abr 1995
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