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Umbanda: entre a cruz e a encruzilhada

Umbanda: between the devil and the deep blue sea

Resumos

O artigo considera a umbanda, religião afro-brasileira de constituição recente, como estando dividida entre os apelos de suas raízes negras e os atrativos legitimadores da adoção dos princípios éticos cristãos. Embora pouco racionalizada e postulando uma visão de mundo predominantemente encantada, vem crescentemente moralizando-se a partir, sobretudo, das influências do ideal kardecista da caridade. Tal incorporação não é, contudo, linear, mas reinterpretada a partir da vivência concreta de seus agentes e moderada pela necessidade da cobrança por serviços religiosos prestados e pela "demanda", concepção mágica de conflito inter-individual.

umbanda; religião; religiões afrobrasileiras; religiões populares; espiritismo


The article considers Umbanda a recently formed afro-brazilian religion, devided between the pleas of its black roots and the legitimizing attractions of adopting Christian ethical principles. In spite of barely rationalized and alleging a predominantly enchanted view of the world, it has been becoming increasingly moralized, above all, as from influences of the Kardecist ideal of charity. Such an integration is not, however, linear, but reinterpreted as from the concrete experience of its agents and moderated by the need of requesting religious services rendered and by the “demand”, magic concept of inter-individual conflict.

umbanda; religion; afro-brazilian; religions; popular religions; spiritism


Texto completo disponível em PDF.

  • 1
    Detalhes podem ser encontrados em Bastide (1971)BASTIDE, Roger. (1971) Nascimento de uma religião. In: _______. As religiões africanas no Brasil, vol. 2. São Paulo, Livraria Ed. Pioneira-EDUSP.. Ver também Brown (1985)BROWN, Diana. (1985) Uma história da umbanda no Rio. In: ISER (org.). Umbanda e política. Rio de Janeiro, ISER/Ed. Marco Zero..
  • 2
    Além do trabalho citado, ver também Bastide (1973)______. (1973) A macumba paulista. In: Estudos afro-brasileiros. Col. Estudos 18. São Paulo, Ed. Perspectiva..
  • 3
    Acreditava existir em São Paulo entre 1944 e 1953, anos em que realizou seus levantamentos, “somente a Macumba individualizada e nem um centro de Espiritismo de Umbanda” (Bastide, 1973______. (1973) A macumba paulista. In: Estudos afro-brasileiros. Col. Estudos 18. São Paulo, Ed. Perspectiva., p. XV). Para uma apreciação da obra do autor, além do trabalho citado na nota anterior, ver Negrão (1986)NEGRÃO, Lísias Nogueira. (1973) Umbanda e questão moral: formação e atu alidade do campo umbandista em São Paulo. São Paulo. Tese de livre-docência. FFLCH-USP..
  • 4
    Ver Negrão (1973)______. (1986) Roger Bastide: do candomblé à umbanda. In: CERU (org.). Revisitando a terra de contrastes: a atualidade da obra de Roger Bastide. São Paulo, CERU-FFLCH da USP., tese da qual extraímos os dados apresentados no presente trabalho
  • 5
    Trata-se do SOUESP - Superior órgão de Umbanda do Estado de S. Paulo e do SOUCESP - Supremo órgão de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo.
  • 6
    Dividimos os 87 terreiros amostrados em de classe média (29 ou 33,3% do total), de classes inferiores (38 ou 43,7%) e de periferia - eufemismo para a condição de quase marginalidade de seus membros (20 ou 23,0%).
  • 7
    Em nossa amostra, 32 dos 76 pais-de-santo consultados, ou 42,1 % do total, encontram-se neste caso. Não se pode desprezar, contudo, a formação católica, religião de berço de 53 (69,7 %) dos mesmos.
  • 8
    “A esmola se apresenta para o rico como algo tão necessário para alcançar a bem aventurança que os pobres são considerados na Igreja quase como uma classe particular e imprescindível.” (Weber, 1964WEBER, Max. (1964) Economía y sociedad. Mexico/Buenos Aires, Ed. Fondo de Cultura Económica., p. 455-456).
  • 9
    O mais completo estudo sobre o Kardecismo na França e no Brasil - e suas inter-relações - é La Table, le Livre et les Esprits, de Marion Aubrée e François Laplantine (1990). Nele encontram-se informações detalhadas sobre as fontes do pensamento de Kardec: a teoria da reencarnação, o evolucionismo, o positivismo e a pedagogia.
  • 10
    “A solução formalmente mais perfeita do problema da teodicéia que conhecemos, devemos à doutrina ‘Karma’ da Índia, à chamada crença na transmigração das almas” (Weber, 1964WEBER, Max. (1964) Economía y sociedad. Mexico/Buenos Aires, Ed. Fondo de Cultura Económica., p. 416).
  • 11
    Aubrée & Laplantine (1990)AUBRÉE, Marion & LAPLANTINE, François. (1990) La table, le livre et les esprits. Paris, J. Clattès. demonstram o contraditório engajamento dos espíritas franceses nos movimentos socialista utópico e liberal. Ver cap. XI.
  • 12
    Ver, sobre a demanda, Velho (1975)VELHO, Yvonne Alves. (1975) Guerra de Orixá: um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro, Zahar Ed..
  • Trabalho apresentado no XVIII Encontro Anual da ANPOCS GT Religião e Sociedade, novembro 1994.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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  • BASTIDE, Roger. (1971) Nascimento de uma religião. In: _______. As religiões africanas no Brasil, vol. 2. São Paulo, Livraria Ed. Pioneira-EDUSP.
  • ______. (1973) A macumba paulista. In: Estudos afro-brasileiros Col. Estudos 18. São Paulo, Ed. Perspectiva.
  • BROWN, Diana. (1985) Uma história da umbanda no Rio. In: ISER (org.). Umbanda e política Rio de Janeiro, ISER/Ed. Marco Zero.
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  • NEGRÃO, Lísias Nogueira. (1973) Umbanda e questão moral: formação e atu alidade do campo umbandista em São Paulo São Paulo. Tese de livre-docência. FFLCH-USP.
  • ______. (1986) Roger Bastide: do candomblé à umbanda. In: CERU (org.). Revisitando a terra de contrastes: a atualidade da obra de Roger Bastide São Paulo, CERU-FFLCH da USP.
  • ORTIZ, Renato. (1991) A morte branca do feiticeiro negro. Umbanda e sociedade brasileira São Paulo, Ed. Brasiliense.
  • VELHO, Yvonne Alves. (1975) Guerra de Orixá: um estudo de ritual e conflito Rio de Janeiro, Zahar Ed.
  • WEBER, Max. (1964) Economía y sociedad Mexico/Buenos Aires, Ed. Fondo de Cultura Económica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Dec 1993

Histórico

  • Recebido
    Set 1994
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