Acessibilidade / Reportar erro

Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?1 1 Este documento foi elaborado no âmbito da Rede Observatório da Dívida Social das Universidades Católicas da América Latina (RED ODSAL), com base na Organização das Universidades Católicas da América Latina e Caribe (ODUCAL), e financiamento da Porticus. O trabalho também contou com auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ).

Higher Education in Brazil in the last years: reduction in inequalities of access?

Resumo

Nas últimas décadas podemos identificar uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, acompanhada de importantes alterações na composição socioeconômica dos estudantes. O objetivo principal deste trabalho é verificar se esses movimentos levaram também a uma redução das desigualdades nas chances de acesso a esse nível educacional. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), para os anos de 1995, 2005 e 2015, buscaremos não somente descrever as tendências observadas nas duas últimas décadas, como também testar empiricamente, por meio de modelos multivariados, a hipótese de redução das desigualdades de acesso. Mais especificamente, estaremos interessados em avaliar a possível redução dos efeitos de classe de origem sobre as chances de acesso ao Ensino Superior, assim como sobre a qualidade desse acesso, se através da rede pública ou privada, ao longo das últimas duas décadas.

Palavras-chave:
Ensino superior; Acesso; Desigualdades; Expansão; Brasil

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br